Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28932
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCOSTA, E. O.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5584451973024326pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Patrício José Felix da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, P. J. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9421886341832591pt_BR
dc.contributor.referee1CAVALCAMTE, Nahum Isaque dos Santos.-
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursoalecampoCDSA.2023.tccmon.costa-
dc.description.resumoEsta pesquisa de estudo abordou o presente tema: A Poesia no Ensino de Física: uma análise dessa relação a partir da percepção de licenciandos em Educação do Campo. A escolha do tema surgiu durante a realização do projeto de intervenção, no componente curricular de Estágio Supervisionado IV do curso de Educação do Campo, onde na função de estagiário e observador foi possível analisar o ensino, a didática e as estratégias utilizadas pelos professores de Física, durante sua atuação em sala aula. Refletimos neste trabalho de conclusão, que as escolhas dos materiais didáticos e a organização dos conteúdos didáticos que foi ministrado pelos professores da área de Ciências na sala de aula, não são eficientes e eficazes para promover o saber/aprender no âmbito escolar e que precisamos resgatar as culturas dentro contexto real do aluno para despertar o seu interesse em manter-se ativo e participativo nas aulas de Física. O objetivo foi o de demonstrar que as escolhas dos materiais didáticos e a organização dos conteúdos didáticos que são ministrados pelos professores da área de Ciências na sala de aula, podem ser ressignificados e reorganizados e que se faz preciso resgatar as culturas dentro dos contextos dos estudantes para despertar o interesse e participação ativa nas aulas de Física. O tipo de abordagem utilizada nesta pesquisa foi uma pesquisa qualitativa, trata-se do termo que significa qualquer tipo de pesquisa que produza resultados, sem ser proveniente de procedimentos estatísticos ou outros meios de quantificação, dessa forma a pesquisa qualitativa buscou responder as questões sobre as perspectivas dos licenciandos do curso de Licenciatura em Educação do Campo, sobre a relação da Poesia no ensino da Física. Conclui-se que esta pesquisa foi pensada em contribuir para as possíveis soluções da problemática enfrentada pelo Ensino de Física na Educação Básica, sugerindo aos licenciandos do curso em Educação do Campo e aos professores que já atuam em sala de aula a poesia como estratégia metodológica. A análise dos dados mostra que um resultado satisfatório para essa pesquisa, que consegue constatar a partir das percepções de licenciandos a viabilidade e a importância de se trabalhar Ciências com Poesia nas salas de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação do Campopt_BR
dc.titleA poesia no ensino de física: uma análise dessa relação a partir da percepção de licenciados em Educação do Campo.pt_BR
dc.date.issued2023-02-17-
dc.description.abstractThis study research addressed the present theme: Poetry in Physics Teaching: an analysis of this relationship from the perception of graduates in Field Education. The choice of the theme arose during the intervention project, in the curricular component of Supervised Internship IV of the Field Education course, where in the role of trainee and observer it was possible to analyze the teaching, didactics and strategies used by physics teachers during their performance in the classroom. We reflect on this conclusion work, that the choices of teaching materials and the organization of didactic contents that was taught by science teachers in the classroom are not efficient and effective to promote knowledge/learning in the school environment and that we need to rescue cultures within the student's real context to arouse their interest in staying active and participatory in physics classes. The objective was to demonstrate that the choices of teaching materials and the organization of didactic contents that are taught by science teachers in the classroom can be re-meant and reorganized and that it is necessary to rescue cultures within the contexts of students to arouse interest and active participation in physics classes. The type of approach used in this research was a qualitative research, it is the term that means any type of research that produces results, without coming from statistical procedures or other means of quantification, thus qualitative research sought to answer the questions about the perspectives of undergraduate students of the Course of Degree in Field Education, about the relationship of Poetry in the teaching of Physics. It is concluded that this research was thought to contribute to the possible solutions of the problem faced by the Teaching of Physics in Basic Education, suggesting to the graduates of the course in Field Education and to teachers who already work in the classroom poetry as a methodological strategy. Data analysis shows that a satisfactory result for this research, that can be seen from the perceptions of undergraduates the feasibility and importance of working on Poetry sciences in the classrooms.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28932-
dc.date.accessioned2023-02-28T02:01:05Z-
dc.date.available2023-02-27-
dc.date.available2023-02-28T02:01:05Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPoesia no ensino de físicapt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectConexão de saberes - física e poesiapt_BR
dc.subjectFísica e poesiapt_BR
dc.subjectLicenciados em Educação do Campopt_BR
dc.subjectEstudo de percepçãopt_BR
dc.subjectPoesia de cordelpt_BR
dc.subjectLa poesía en la enseñanza de la físicapt_BR
dc.subjectEnseñanza de la físicapt_BR
dc.subjectConexión del conocimiento - física y poesíapt_BR
dc.subjectFísica y poesíapt_BR
dc.subjectLicenciados en Educación Ruralpt_BR
dc.subjectEstudio de percepciónpt_BR
dc.subjectPoesía de cuerdaspt_BR
dc.subjectLicenciados en Educación Campesinapt_BR
dc.subjectPoetry in physics teachingpt_BR
dc.subjectPhysics teachingpt_BR
dc.subjectConnection of knowledge - physics and poetrypt_BR
dc.subjectPhysics and poetrypt_BR
dc.subjectGraduates in Peasant Educationpt_BR
dc.subjectPerception studypt_BR
dc.subjectString poetrypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOSTA, Edson Oliveira da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePoetry in physics teaching: an analysis of this relationship from the perception of graduates in Field Education.pt_BR
dc.title.alternativeLa poesía en la enseñanza de la física: un análisis de esta relación desde la percepción de los egresados ​​de Educación Rural.pt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, Edson Oliveira da. A poesia no ensino de física: uma análise dessa relação a partir da percepção de licenciados em Educação do Campo. 2023. 58f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28932pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDSON OLIVEIRA DA COSTA - TCC LECAMPO CDSA 2023.pdfEdson Oliveira da Costa - TCC LeCampo CDSA 20231.75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.