Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28937
Title: Sociologia e cinema: um guia pedagógico para o ensino médio.
Other Titles: Sociology and Cinema: a pedagogical guide for high school education.
Sociología y cine: una guía pedagógica para la escuela secundaria.
???metadata.dc.creator???: SALES, Zenalda Florêncio.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Rozenval de Almeida e.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MONTEIRO, José Marciano.
Keywords: Sociologia e cinema;Cinema e Sociologia;Sociologia no ensino médio;Ensino de Sociologia;Guia pedagógico - cinema;Material audiovisual;Audiovisual e ensino de Sociologia;Curta-metragem;Sociología y cine;Cine y Sociología;Sociología en la escuela secundaria;Enseñanza de Sociología;Guía pedagógica - cine;Material audiovisual;Docencia Audiovisual y Sociología;Cortometraje;Sociology and cinema;Cinema and Sociology;Sociology in high school;Sociology Teaching;Pedagogical guide - cinema;Audiovisual material;Audiovisual and Sociology teaching;Short film
Issue Date: 14-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SALES, Zenalda Florêncio. Sociologia e cinema: um guia pedagógico para o ensino médio. 2023. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28937
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho teve como principal objetivo demonstrar a possibilidade do uso de material audiovisual de curta-metragem nas aulas de Sociologia a partir da elaboração de lições. Para tal, foi desenvolvido um estudo documental de duas das principais normas que regem o ensino médio brasileiro, sendo elas a BNCC e as OCN’s acerca dos conhecimentos sociológicos aplicados a esta categoria do ensino, além da utilização de outros estudos que são referência na área.. Também foram retirados do Youtube materiais de audiovisual (curtas-metragens) que foram associados a teorias, temas e conceitos da Sociologia que possam ser aplicados em sala de aula. A principal contribuição deste trabalho constituiu-se na elaboração de 05 (cinco) lições que orientam os professores no uso do audiovisual em sala de aula, tais instrumentos possuem como materiais e teorias os seguintes: Lição 1 – Vida Maria, associada a teoria de Pierre Bourdieu tratando da violência simbólica; Lição II - Você está perdido no mundo, assim como eu?, ligada a teoria de Zygmunt Bauman a respeito da modernidade líquida; Lição III - O sonho impossível, relacionada a teoria de Simone de Beauvoir acerca do segundo sexo; Lição IV – Escolhas, correlacionada com a teoria de Émile Durkheim que diz respeito ao fato social e a Lição V – O emprego, ligada a teoria de alienação do trabalho de Karl Marx. Tais materiais possuem como intuito principal colaborar para uma melhor transposição didática dos conhecimentos sociológicos visando facilitar o trabalho do professor e aumentar o interesse dos alunos pela Sociologia. As principais referências utilizadas neste trabalho foram as legislações BNCC e OCN’s, e ainda, os estudos realizados por: Rocha (2020); Oliveira (2019) e Napolitano (2003).
Abstract: The main objective of this work was to demonstrate the possibility of using short film audiovisual material in Sociology classes based on the preparation of lessons. To this end, a documentary study of two of the main norms that govern Brazilian secondary education was developed, namely the BNCC and the OCN's about sociological knowledge applied to this category of education, in addition to the use of other studies that are references in the area. Audio-visual materials (short films) were also taken from Youtube, which were associated with theories, themes and concepts of Sociology that can be applied in the classroom. The main contribution of this work was the elaboration of 05 (five) lessons that guide teachers in the use of audiovisual in the classroom, such instruments have the following materials and theories as follows: Lesson 1 – Vida Maria, associated with Pierre's theory Bourdieu dealing with symbolic violence; Lesson II - Are you lost in the world, like me?, linked to Zygmunt Bauman's theory about liquid modernity; Lesson III - The impossible dream, related to Simone de Beauvoir's theory about the second sex; Lesson IV – Choices, correlated with Émile Durkheim's theory regarding the social fact and Lesson V – Employment, linked to Karl Marx's theory of alienation of work. Such materials have the main purpose of collaborating for a better didactic transposition of sociological knowledge in order to facilitate the teacher's work and increase students' interest in Sociology. The main references used in this work were the BNCC and OCN's legislation, and also the studies carried out by: Rocha (2020); Oliveira (2019) and Napolitano (2003).
Keywords: Sociologia e cinema
Cinema e Sociologia
Sociologia no ensino médio
Ensino de Sociologia
Guia pedagógico - cinema
Material audiovisual
Audiovisual e ensino de Sociologia
Curta-metragem
Sociología y cine
Cine y Sociología
Sociología en la escuela secundaria
Enseñanza de Sociología
Guía pedagógica - cine
Material audiovisual
Docencia Audiovisual y Sociología
Cortometraje
Sociology and cinema
Cinema and Sociology
Sociology in high school
Sociology Teaching
Pedagogical guide - cinema
Audiovisual material
Audiovisual and Sociology teaching
Short film
???metadata.dc.subject.cnpq???: Sociologia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28937
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ZENALDA FLORÊNCIO SALES - TCC LIC. CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2023.pdfZenalda Florêncio Sales - TCC Lic. Ciências Sociais CDSA 20231.22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.