Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28937
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSALES, Z. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, Rozenval de Almeida e.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, R. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattesttp://lattes.cnpq.br/2836968575468803pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.-
dc.contributor.referee2MONTEIRO, José Marciano.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2023.tccmon.sales-
dc.description.resumoEste trabalho teve como principal objetivo demonstrar a possibilidade do uso de material audiovisual de curta-metragem nas aulas de Sociologia a partir da elaboração de lições. Para tal, foi desenvolvido um estudo documental de duas das principais normas que regem o ensino médio brasileiro, sendo elas a BNCC e as OCN’s acerca dos conhecimentos sociológicos aplicados a esta categoria do ensino, além da utilização de outros estudos que são referência na área.. Também foram retirados do Youtube materiais de audiovisual (curtas-metragens) que foram associados a teorias, temas e conceitos da Sociologia que possam ser aplicados em sala de aula. A principal contribuição deste trabalho constituiu-se na elaboração de 05 (cinco) lições que orientam os professores no uso do audiovisual em sala de aula, tais instrumentos possuem como materiais e teorias os seguintes: Lição 1 – Vida Maria, associada a teoria de Pierre Bourdieu tratando da violência simbólica; Lição II - Você está perdido no mundo, assim como eu?, ligada a teoria de Zygmunt Bauman a respeito da modernidade líquida; Lição III - O sonho impossível, relacionada a teoria de Simone de Beauvoir acerca do segundo sexo; Lição IV – Escolhas, correlacionada com a teoria de Émile Durkheim que diz respeito ao fato social e a Lição V – O emprego, ligada a teoria de alienação do trabalho de Karl Marx. Tais materiais possuem como intuito principal colaborar para uma melhor transposição didática dos conhecimentos sociológicos visando facilitar o trabalho do professor e aumentar o interesse dos alunos pela Sociologia. As principais referências utilizadas neste trabalho foram as legislações BNCC e OCN’s, e ainda, os estudos realizados por: Rocha (2020); Oliveira (2019) e Napolitano (2003).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqSociologiapt_BR
dc.titleSociologia e cinema: um guia pedagógico para o ensino médio.pt_BR
dc.date.issued2023-02-14-
dc.description.abstractThe main objective of this work was to demonstrate the possibility of using short film audiovisual material in Sociology classes based on the preparation of lessons. To this end, a documentary study of two of the main norms that govern Brazilian secondary education was developed, namely the BNCC and the OCN's about sociological knowledge applied to this category of education, in addition to the use of other studies that are references in the area. Audio-visual materials (short films) were also taken from Youtube, which were associated with theories, themes and concepts of Sociology that can be applied in the classroom. The main contribution of this work was the elaboration of 05 (five) lessons that guide teachers in the use of audiovisual in the classroom, such instruments have the following materials and theories as follows: Lesson 1 – Vida Maria, associated with Pierre's theory Bourdieu dealing with symbolic violence; Lesson II - Are you lost in the world, like me?, linked to Zygmunt Bauman's theory about liquid modernity; Lesson III - The impossible dream, related to Simone de Beauvoir's theory about the second sex; Lesson IV – Choices, correlated with Émile Durkheim's theory regarding the social fact and Lesson V – Employment, linked to Karl Marx's theory of alienation of work. Such materials have the main purpose of collaborating for a better didactic transposition of sociological knowledge in order to facilitate the teacher's work and increase students' interest in Sociology. The main references used in this work were the BNCC and OCN's legislation, and also the studies carried out by: Rocha (2020); Oliveira (2019) and Napolitano (2003).pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28937-
dc.date.accessioned2023-02-28T19:12:37Z-
dc.date.available2023-02-28-
dc.date.available2023-02-28T19:12:37Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectSociologia e cinemapt_BR
dc.subjectCinema e Sociologiapt_BR
dc.subjectSociologia no ensino médiopt_BR
dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
dc.subjectGuia pedagógico - cinemapt_BR
dc.subjectMaterial audiovisualpt_BR
dc.subjectAudiovisual e ensino de Sociologiapt_BR
dc.subjectCurta-metragempt_BR
dc.subjectSociología y cinept_BR
dc.subjectCine y Sociologíapt_BR
dc.subjectSociología en la escuela secundariapt_BR
dc.subjectEnseñanza de Sociologíapt_BR
dc.subjectGuía pedagógica - cinept_BR
dc.subjectMaterial audiovisualpt_BR
dc.subjectDocencia Audiovisual y Sociologíapt_BR
dc.subjectCortometrajept_BR
dc.subjectSociology and cinemapt_BR
dc.subjectCinema and Sociologypt_BR
dc.subjectSociology in high schoolpt_BR
dc.subjectSociology Teachingpt_BR
dc.subjectPedagogical guide - cinemapt_BR
dc.subjectAudiovisual materialpt_BR
dc.subjectAudiovisual and Sociology teachingpt_BR
dc.subjectShort filmpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSALES, Zenalda Florêncio.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSociology and Cinema: a pedagogical guide for high school education.pt_BR
dc.title.alternativeSociología y cine: una guía pedagógica para la escuela secundaria.pt_BR
dc.identifier.citationSALES, Zenalda Florêncio. Sociologia e cinema: um guia pedagógico para o ensino médio. 2023. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28937pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ZENALDA FLORÊNCIO SALES - TCC LIC. CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2023.pdfZenalda Florêncio Sales - TCC Lic. Ciências Sociais CDSA 20231.22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.