Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28938
Title: Cultura escolar, memória e sensibilidades no Colégio Alfredo Dantas (1945-1975).
Other Titles: School culture, memory and sensibilities at Alfredo Dantas College (1945-1975).
???metadata.dc.creator???: VIEIRA, Maria Letícia Costa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ANDRADE, Vivian Galdino de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ARAGÃO, Patrícia Cristina de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BURITI, Iranilson.
Keywords: Instituição escolar;Colégio Alfredo Dantas - Campina Grande - PB;Ditadura militar;Práticas educativas;School institution;Military Dictatorship;Educational practices;Institución escolar;Dictadura militar;Prácticas educativas;Institución escolar;Établissement scolaire;Dictature militaire;Pratiques pédagogiques;Memória escolar - Colégio Alfredo Dantas
Issue Date: 6-Dec-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: VIEIRA, M. Cultura escolar, memória e sensibilidades no Colégio Alfredo Dantas (1945-1975). 2022. 148 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: Essa pesquisa envereda pelos caminhos da História da Educação Paraibana, mais especificamente de uma instituição escolar; o Colégio Alfredo Dantas (CAD), localizado em Campina Grande/PB. Nosso recorte temporal situa-se entre os anos de 1945 a 1975, período que demarca a gestão de Severino Loureiro e as mudanças normativas e pedagógicas que passam a identificar a instituição. Neste texto, dialogamos com a conjuntura política que reverberou na Ditadura Militar, assim como buscamos refletir a história do educandário a partir da sua relação com a cidade. Para tanto, dialogamos com as discussões de Luciano Faria Filho (e suas contribuições sobre Cultura Escolar), Sandra Pesavento (a respeito da educação das sensibilidades) e Jacques Le Goff (com o conceito de memória), bem como com as reflexões de Alessandro Portelli (sobre as narrativas orais). Metodologicamente adentramos no caminho oferecido pela análise do discurso, a partir das leituras de Michel Foucault, com vistas a analisar o conjunto de documentos catalogados em nossa pesquisa. Ainda nessa direção contamos com a vertente metodológica da História Oral Temática, para a coleta dos dados orais. No universo das fontes consultadas, acessamos o arquivo escolar (físico e virtual), jornais de época e correspondências. Até o presente momento, constatamos que a cultura escolar própria do CAD possui intensa conexão com o período histórico estudado, ecoando nas memórias dos sujeitos que fazem parte da história da cidade de Campina Grande. A trajetória de Severino Loureiro reverbera na missão de educar uma cidade para o crescimento, imbricada nas marcas e vestígios da Ditadura Militar e nos seus mecanismos de repressão e silenciamento. Assim, abrimos as portas para o texto que se segue.
Abstract: This research is based on the paths of the History of Paraiba Education, more specifically a school institution; the Alfredo Dantas College (CAD), located in Campina Grande/PB. Our time frame is between 1945 and 1975, a period that demarcated the management of Severino Loureiro and the normative and pedagogical changes that began to identify the institution. In this text, we dialogue with the political conjuncture that reverted in the Military Dictatorship, as well as we seek to reflect the history of the schoolearian from its relationship with the city. To this end, we dialogue with the discussions of Luciano Faria Filho (and his contributions on School Culture), Sandra Pesavento (about the education of sensitivities) and Jacques Le Goff (with the concept of memory), as well as with the reflections of Alessandro Portelli (on oral narratives). Methodologically we enter the path offered by discourse analysis, from the readings of Michel Foucault, to analyze the set of documents cataloged in our research. Still in this direction we have the methodological aspect of Thematic Oral History, for the collection of oral data. In the universe of sources consulted, we access the school archive (physical and virtual), period newspapers and correspondence. To date, we have observed that the school culture proper to CAD has an intense connection with the historical period studied, echoing in the memories of the subjects who are part of the history of the city of Campina Grande. Severino Loureiro's trajectory reverberates in the mission of educating a city for growth, imbriated in the marks and vestiges of the Military Dictatorship and its mechanisms of repression and silencing. So we open the doors to the following text.
Keywords: Instituição escolar
Colégio Alfredo Dantas - Campina Grande - PB
Ditadura militar
Práticas educativas
School institution
Military Dictatorship
Educational practices
Institución escolar
Dictadura militar
Prácticas educativas
Institución escolar
Établissement scolaire
Dictature militaire
Pratiques pédagogiques
Memória escolar - Colégio Alfredo Dantas
???metadata.dc.subject.cnpq???: História
Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28938
Appears in Collections:Mestrado em História - PPGH UFCG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA LETÍCIA COSTA VIEIRA - DISSERTAÇÃO (PPGH) 2022-otimizado_1.pdf3.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.