Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28940
Title: Educador, líder político e agente eclesiástico: entre práticas, representações e trajetórias de padre Galvão em Pocinhos-PB (1940-1965).
Other Titles: Educator, political leader and ecclesiastical agent: between practices, representations and trajectories of Father Galvão in Pocinhos-PB (1940-1965).
???metadata.dc.creator???: BARROS, Rafaela da Silva Castro.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Ramsés Nunes e.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MACHADO, Charliton José dos Santos.
Keywords: Poder simbólico;Cultura política;Campo social;Cultura escolar;Symbolic power;Political culture;Social field;School culture;Pouvoir symbolique;Culture politique;Domaine social;Culture scolaire
Issue Date: 14-Oct-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BARROS, R. Educador, líder político e agente eclesiástico: entre práticas, representações e trajetórias de padre Galvão em Pocinhos-PB (1940-1965). 2022. 88 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: No presente trabalho buscaremos construir a trajetória de Padre Galvão, vindo do interior de Pernambuco em 1938 e chegou ao município de Pocinhos-PB, mudando os rumos de um povoado anteriormente pertencente à cidade de Campina Grande. Nosso recorte temporal perpassa entre os anos de 1940, momento em que o recém-ordenado padre chegou a Pocinhos, e se estende até o ano de 1965, marco temporal de inauguração da primeira instituição de curso ginasial no município, e que recebeu o nome de seu fundador. Utilizamos os conceitos de Poder Simbólico, Campo Social, Cultura Política e Cultura Escolar à luz de autores como Pierre Bourdieu, René Rémond e Dominique Julia, pensado a atuação de Padre Galvão não somente no meio educacional e religioso, mas principalmente por meio de suas alianças políticas, e ao exercer suas influências na comunidade e fora dela. Utilizou-se como método, a pesquisa qualitativa e reflexiva, percebendo nosso objeto de pesquisa por meio dos discursos e subjetividades e práticas exercidas em Pocinhos ao longo do nosso recorte. Entre nossas fontes, se destacou o Livro de Tombo da Paróquia Nossa Senhora da Conceição com os escritos de Padre Galvão, fotografias de diferentes momentos de sua longa passagem por Pocinhos, periódicos com entrevistas concedidas por esta personalidade aqui estudada e memórias dos moradores de Pocinhos que conviveram com o Padre e a ata de reuniões do Instituto Nossa Senhora da Conceição. É possível reconhecer que Padre Galvão durante sua trajetória em Pocinhos sofre alterações em sua personalidade, assim como Pocinhos tem sua infraestrutura modificada por meio das obras trazidas pelo padre. Os acontecimentos que vão se desenrolando fazem com que sua personalidade percorra outros caminhos e com ela a história do município.
Abstract: In the present work, we will seek to build the trajectory of Padre Galvão, coming from the interior of Pernambuco in 1938 and arriving in the municipality of Pocinhos-PB, changing the directions of a village previously belonging to the city of Campina Grande. Our time frame runs from the 1940s, when the newly ordained priest arrived in Pocinhos, and extends until 1965, the time frame for the inauguration of the first junior high school institution in the city, which was named of its founder. We will use the concepts of Symbolic Power, Social Field, Political Culture and School Culture in the light of authors such as Pierre Bourdieu, René Rémond and Dominique Julia, thinking about Father Galvão's performance not only in the educational and religious environment, but mainly through his alliances policies, and in exerting their influence in the community and beyond. We will use Qualitative and reflective research as a method, perceiving our research object through the discourses and subjectivities and practices carried out in Pocinhos throughout our clipping. Among our sources, the highlight is the Livro de Tombo da Paróquia Nossa Senhora da Conceição with the writings of Father Galvão, photographs of different moments of his long passage through Pocinhos, periodicals with interviews granted by this personality studied here and memories of the residents of Pocinhos who lived with the priest and the minutes of meetings of the Nossa Senhora da Conceição Institute. It is possible to see that Father Galvão during his trajectory in Pocinhos undergoes changes in his personality, just as Pocinhos has its infrastructure modified through the works brought by the priest. The events that unfold make his personality take other paths and with it the history of the municipality.
Keywords: Poder simbólico
Cultura política
Campo social
Cultura escolar
Symbolic power
Political culture
Social field
School culture
Pouvoir symbolique
Culture politique
Domaine social
Culture scolaire
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28940
Appears in Collections:Mestrado em História - PPGH UFCG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAFAELA DA SILVA CASTRO BARROS – DISSERTAÇÃO (PPGH )2022.pdf1.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.