Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28960
Title: Os principais desafios da educação enfrentados no retorno das atividades presenciais: uma revisão bibliográfica.
Other Titles: The main education challenges faced in the return of face-to-face activities: a literature review.
Los principales desafíos educativos enfrentados en el retorno de actividades presenciales: una revisión de la literatura.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Lilia Maria Buriti da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LUCENA NETO, Marciano Henrique de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BARROS, Joana Maria de Farias.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, José Carlos Oliveira.
Keywords: Ensino de química;Educação - retorno presencial - ensino de química;Ensino de química - pós-pandemia;Chemistry teaching;Education - face-to-face return - teaching of chemical;Chemistry teaching - post-pandemic;Enseñanza de la química;Educación - retorno presencial - enseñanza de químico;Enseñanza de la química - pospandemia
Issue Date: 9-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Lilia Maria Buriti da. Os principais desafios da educação enfrentados no retorno das atividades presenciais: uma revisão bibliográfica. 2023. 45 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: O ano de 2020 entrou para a história mundial em virtude de uma: a pandemia de corona virus. Houve muitas mortes e contaminações em todo o mundo devido a infecções causadas pelo coronavírus. Perante esta situação, foi necessário (no todo e/ou em parte) interromper várias atividades que são referidas como “não essenciais” de forma a evitar que a situação se agravasse. A pandemia paralisou as atividades escolares, de modo que as discussões sobre educação a distância (EaD) e ensino emergencial a distância (ERE) têm ganhado destaque tanto no debate público quanto na arena educacional. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo apresentar através de uma revisão bibliográfica os principais desafios enfrentados na educação no retorno as atividades presenciais. Na oportunidade, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, baseada em documentos, artigos, em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas, ou seja, materiais acessíveis ao público. Apontando assim, que apesar da diversificação das técnicas de ensino de química, os cursos à distância tornaram-se mais rentáveis e significativos para os alunos. No entanto, a integração de recursos tecnológicos como forma de ensinar e aprender ainda enfrenta muitos desafios. O desafio para os educadores é integrar os recursos digitais para beneficiar o processo de ensino e aprendizagem. Espera-se que, por meio da exposição deste trabalho, todas as dificuldades dessa prática, durante e após a quarentena, recebam mais atenção das autoridades sociais e públicas. A evasão escolar, a falta de matérias escolares básicas, a falta de internet e de computadores, a fragilidade psicológica, as estruturas familiares abaladas: todos esses problemas afetam decisivamente o cotidiano de várias famílias no Brasil hoje, que ainda correm mais riscos com a eclosão do isolamento social.
Abstract: The year 2020 entered world history due to one: the corona virus pandemic. There have been many deaths and contaminations around the world due to infections caused by the coronavirus. Faced with this situation, it was necessary (in whole and/or in part) to interrupt several activities that are referred to as “non-essential” in order to prevent the situation from getting worse. The pandemic has paralyzed school activities, so that discussions on distance education (EaD) and emergency distance learning (ERE) have gained prominence both in the public debate and in the educational arena. In view of this, the present work aims to present, through a bibliographical review, the main challenges faced in education in the return to face-to-face activities. On that occasion, a bibliographic research was carried out, based on documents, articles, books, magazines, newspapers, electronic networks, that is, materials accessible to the public. Thus pointing out that despite the diversification of chemistry teaching techniques, distance courses have become more profitable and meaningful for students. However, the integration of technological resources as a way of teaching and learning still faces many challenges. The challenge for educators is to integrate digital resources to benefit the teaching and learning process. It is hoped that, through the exhibition of this work, all the difficulties of this practice, during and after the quarantine, will receive more attention from social and public authorities. Dropping out of school, lack of basic school subjects, lack of internet and computers, psychological fragility, shaken family structures: all these problems decisively affect the daily lives of several families in Brazil today, who are even more at risk from the outbreak of social isolation.
???metadata.dc.description.resumen???: El año 2020 entró en la historia mundial por uno: la pandemia del corona virus. Ha habido muchas muertes y contaminaciones en todo el mundo debido a infecciones. causado por el coronavirus. Ante esta situación, era necesario (total y/o parcialmente) detener varias actividades que se denominan "no esenciales" para evitar la situación a empeorar. La pandemia ha paralizado las actividades escolares, por lo que discusiones sobre educación a distancia (EaD) y educación a distancia de emergencia (ERE) han ganado protagonismo tanto en el debate público como en el ámbito educativo. Contra Además, el presente trabajo pretende presentar a través de una revisión bibliografía los principales desafíos que enfrenta la educación en el retorno a las actividades en persona. En la ocasión, se realizó una investigación bibliográfica, a partir de documentos, artículos, en libros, revistas, periódicos, redes electrónicas, es decir, materiales al alcance de todos. Señalando así que a pesar de la diversificación de técnicas para enseñando química, los cursos a distancia se han vuelto más rentables y significativos para los alumnos. Sin embargo, la integración de los recursos tecnológicos como forma de enseñanza y el aprendizaje todavía enfrenta muchos desafíos. El desafío para los educadores es integrar la recursos digitales en beneficio del proceso de enseñanza y aprendizaje. Se espera que a través de la exposición de este trabajo, todas las dificultades de esta práctica, durante y después cuarentena, recibir más atención de las autoridades sociales y públicas. la evasión la escuela, la falta de materias escolares básicas, la falta de internet y computadoras, la fragilidad psicológica, estructuras familiares sacudidas: todos estos problemas afectan decisivamente la vida cotidiana de varias familias en Brasil hoy, que son aún más riesgos con el estallido del aislamiento social.
Keywords: Ensino de química
Educação - retorno presencial - ensino de química
Ensino de química - pós-pandemia
Chemistry teaching
Education - face-to-face return - teaching of chemical
Chemistry teaching - post-pandemic
Enseñanza de la química
Educación - retorno presencial - enseñanza de químico
Enseñanza de la química - pospandemia
???metadata.dc.subject.cnpq???: Química
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28960
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LILIA MARIA BURITI DA SILVA - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA CES 2023.pdfLilia Maria Buriti da Silva - TCC Licenciatura em Química CES 2023443.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.