Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28962
Title: A Licenciatura em Ciências Biológicas e suas vicissitudes por meio de vinhetas do cotidianos de uma escola.
Other Titles: The Degree in Biological Sciences and its vicissitudes through vignettes of everyday life in a school.
La Licenciatura en Ciencias Biológicas y sus vicisitudes a través de viñetas de la vida cotidiana en una escuela.
???metadata.dc.creator???: BASTOS, Emanuele Mayara de Souza.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, Gracielle Malheiro dos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Michelle Gomes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: RAMOS, Deborah Dornellas.
Keywords: Formação docente;Formação de professores - Ciências Biológicas;Licenciatura em Ciências Biológicas;Ciências Biológicas - CES - Cuité - PB;Ciências Biológicas - cotidiano escolar;Teacher training;Teacher training - Biological Sciences;Degree in Biological Sciences;Biological Sciences - CES - Cuite - PB;Biological Sciences - school routine;Formación de profesores;Formación del profesorado - Ciencias Biológicas;Licenciatura en Ciencias Biológicas;Ciencias Biológicas - CES - Lindo - PB;Ciencias Biológicas - rutina escolar
Issue Date: 7-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BASTOS, Emanuele Mayara de Souza. A Licenciatura em Ciências Biológicas e suas vicissitudes por meio de vinhetas do cotidianos de uma escola. 2023. 37 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Objetivou-se compreender as experiências e as relações ligadas ao trabalho docente, em formação, durante o Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas I, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande. Trata-se, portanto, de um estudo qualitativo, com dados coletados por meio da observação participante, em uma escola pública localizada no município de Cuité no Estado da Paraíba, Brasil. A coleta ocorreu durante a vigência do Estágio Supervisionado I durante o período acadêmico de 2021.2 com total de 90h. Como instrumentos de coleta, foram utilizadas anotações e reflexões do pesquisador em diário de campo. Para recompor e possibilitar a análise de dados foram elaboradas as vinhetas desse cotidiano escolar a fim de exemplificar e destacar os temas importantes. As vinhetas do cotidiano são consideradas como uma descrição de eventos ou situações, que podem ser reais ou fictícias, mas que neste trabalho serviram para estruturar e descrever informações sobre as percepções, opiniões ou conhecimentos do que é estudado, no caso observado. As vinhetas foram discutidas com referencial teórico concernente aos temas identificados e agrupadas em três macro temas: I-A prática docente: a escola, a sala de aula e os estudantes; II- O papel docente e a distribuição de poder; e III- O docente: reflexões das experiências do estágio. A fim de discutir as questões de cunho institucional e político, analisar as relações didático-pedagógicas e suas influências em educadores e educandos, bem como analisar os aspectos ligados à formação e a prática docente sob o olhar de um educador também em formação. Muitos são os desafios e as inseguranças vivenciadas no ambiente escolar por todos os envolvidos, a sala de aula constitui-se um lugar para as trocas e construções de comportamentos que podem auxiliar docentes e alunos em uma via dupla e acolher experiências de estágio em espaços de reflexão ou de pesquisa, consolidam aspectos positivos a esse lugar. A metodologia das vinhetas do cotidiano podem ser instrumentos de reflexão-ação, de análise, bem como demonstraram ser um elemento que auxiliou nas reflexões de cunho institucional, político, ético e relacional de um educador em formação.
Abstract: This study aimed to understand the experiences and relationships linked to the teaching work, in training, during the Supervised Internship in Biological Sciences I, of the Undergraduate Degree in Biological Sciences, of the Education and Health Center of the Federal University of Campina Grande. This is, therefore, a qualitative study, with data collected through participant observation in a public school located in the municipality of Cuité in the State of Paraíba, Brazil. The collection occurred during the Supervised Internship I during the academic period of 2021.2 with a total of 90h. As instruments of collection, the researcher's notes and reflections in a field diary were used. To recompose and enable data analysis, vignettes of this school daily life were prepared in order to exemplify and highlight the important themes. Everyday vignettes are considered a description of events or situations, which can be real or fictitious, but in this work they served to structure and describe information about the perceptions, opinions, or knowledge of what is studied, in the case being observed. The vignettes were discussed with the theoretical referential concerning the themes identified and grouped into three macro themes: I-Teaching practice: the school, the classroom, and the students; II-The teaching role and the distribution of power; and III-The teacher: reflections on the internship experiences. The issues of institutional and political nature, to analyze didactic-pedagogical relations and their influence on educators and students, as well as to analyze the aspects connected to the formation and practice of teaching from the point of view of an educator who is also in training. There are many challenges and insecurities experienced in the school environment by all those involved. The classroom is a place for exchanges and construction of behaviors that can help teachers and students in a two-way street, and welcoming internship experiences in spaces for reflection or research consolidate positive aspects of this place. The methodology of daily life vignettes can be tools for reflection-action, analysis, as well as proved to be an element that helped in the reflections of institutional, political, ethical and relational nature of an educator in training.
???metadata.dc.description.resumen???: El objetivo fue comprender las experiencias y relaciones vinculadas al trabajo docente, en formación, durante las Prácticas Supervisadas en Ciencias Biológicas I, de la carrera de Grado en Ciencias Biológicas, del Centro de Educación y Salud de la Universidad Federal de Campina Grande. Se trata, por tanto, de un estudio cualitativo, con datos recogidos a través de la observación participante, en una escuela pública ubicada en el municipio de Cuité en el Estado de Paraíba, Brasil. La colecta se realizó durante el término de Práctica Supervisada I durante el Periodo académico 2021.2 con un total de 90h. Como instrumentos de recolección, utilizamos apuntes y reflexiones del investigador en un diario de campo. Para recomponer y permitir el análisis de datos, se elaboraron las viñetas de esta rutina escolar con el fin de ejemplificar y resaltar los temas importantes. Las viñetas cotidianas se consideran como una descripción de hechos o situaciones, que pueden ser reales o ficticias, pero que en este trabajo sirvieron para estructurar y describir información sobre percepciones, opiniones o conocimientos de lo que se estudiado, en el caso observado. Las viñetas fueron discutidas con un marco teórico sobre a los temas identificados y agrupados en tres macrotemas: I-Práctica docente: la escuela, el aula aula y alumnos; II- La función docente y la distribución del poder; y III- El docente: reflexiones de experiencias de prácticas. Para discutir cuestiones institucionales y políticas, analizar las relaciones didáctico-pedagógicas y sus influencias en educadores y estudiantes, así como cómo analizar aspectos relacionados con la formación y la práctica docente desde la perspectiva de un educador también en formación. Son muchos los retos e inseguridades que se viven en el entorno escuela por todos los involucrados, el aula es un lugar de intercambios y construcciones de comportamientos que pueden ayudar a profesores y estudiantes en un doble camino y dar la bienvenida Experiencias de pasantías en espacios de reflexión o investigación, consolidan aspectos positivos a ese lugar La metodología de las viñetas cotidianas pueden ser instrumentos de reflexión-acción, de análisis, así como resultó ser un elemento que coadyuvó en reflexiones de carácter institucional, política, ética y relacional de un educador en formación.
Keywords: Formação docente
Formação de professores - Ciências Biológicas
Licenciatura em Ciências Biológicas
Ciências Biológicas - CES - Cuité - PB
Ciências Biológicas - cotidiano escolar
Teacher training
Teacher training - Biological Sciences
Degree in Biological Sciences
Biological Sciences - CES - Cuite - PB
Biological Sciences - school routine
Formación de profesores
Formación del profesorado - Ciencias Biológicas
Licenciatura en Ciencias Biológicas
Ciencias Biológicas - CES - Lindo - PB
Ciencias Biológicas - rutina escolar
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Biológicas
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28962
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EMANUELE MAYARA DE SOUZA BASTOS - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLOGICAS CES 2023.pdfEmanuele Mayara de Souza Bastos - TCC Licenciatura em Ciências Biologicas CES 2023300.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.