Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28965
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSIMÔES, E. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1SOARES, Kelly Cristina Costa.-
dc.contributor.advisor1IDSOARES, K. C. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4490702885382062pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Allan Gustavo Freire da.-
dc.contributor.referee2SILVA, José Irivaldo Alves de Oliveira.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2023.tccartigo.simoes-
dc.description.resumoCom o aumento da população usuária de automóveis, o trânsito torna-se cada vez mais complexo e perigoso, por este motivo, é imprescindível que se observe de que forma essa realidade passa a ser configurada nos municípios. O presente trabalho problematiza os desafios postos à gestão pública para tratar a mobilidade urbana como meio de garantir segurança à sociedade no que concerne aos direitos individuais e coletivos. Esta pesquisa traz uma análise quantitativa sobre a capacidade do Estado de promover a ordem pública ao regular a mobilidade urbana no município de Monteiro-PB. Para isso, foram utilizados banco de dados de órgãos responsáveis pela regulação e atendimento de problemas relacionados ao trânsito. Os dados disponibilizados pelo Departamento de trânsito (DETRAN) demonstram o número de apreensões de veículos; os dados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) demonstram índices de acidente; os dados da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Monteiro (MONTRAN) e do Batalhão da Polícia Militar demonstram a quantidade de multas aplicadas entre os anos 2016 a 2019, identificando qual a relação do aumento da fiscalização com as variáveis de trânsito durante esse período. A partir dessa investigação constatou-se a atuação dos órgãos de regulação do trânsito no que se refere à fiscalização, o que impactou diretamente no número de multas da cidade, aumento considerável nas apreensões de motocicletas irregulares, o que influenciou também nos seus índices, e por consequência, na segurança do trânsito no município. Sendo assim, observou-se eficácia nos resultados da gestão pública do Município.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGestão Públicapt_BR
dc.titlePolítica Nacional de Trânsito: análise da fiscalização de trânsito em Monteiro - PB.pt_BR
dc.date.issued2023-02-08-
dc.description.abstractWith the increase of the user population of automobiles, traffic becomes increasingly complex and dangerous, for this reason, it is essential to observe how this reality is configured in the municipalities. The present work problematizes the challenges posed to public management to address urban mobility as a means of ensuring security for society with regard to individual and collective rights. This research brings a quantitative analysis on the state's ability to promote public order by regulating urban mobility in the municipality of Monteiro-PB. For this, we used databases of agencies responsible for regulating and meeting traffic-related problems. Data provided by the Department of Traffic (DMV) show the number of vehicle seizures; the data from the Mobile Emergency Care Service (SAMU) show accident rates; the data of the Municipal Traffic and Transport Authority of Monteiro (MONTRAN) and the Battalion of the Military Police demonstrate the amount of fines applied between the years 2016 to 2019, identifying the relationship between increased inspection and traffic variables during this period. From this investigation, it was verified the performance of the traffic regulatory bodies with regard to the inspection, which directly impacted the number of fines in the city, a considerable increase in seizures of irregular motorcycles, which also influenced their rates, and consequently, traffic safety in the municipality. Thus, effectiveness was observed in the results of public management in the Municipality.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28965-
dc.date.accessioned2023-03-05T13:31:46Z-
dc.date.available2023-03-05-
dc.date.available2023-03-05T13:31:46Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPolítica Nacional de Trânsitopt_BR
dc.subjectFiscalização de trânsito - Monteiro - PBpt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectEficácia da política pública de trânsitopt_BR
dc.subjectAnálise de política públicapt_BR
dc.subjectMonteiro - PB - trânsitopt_BR
dc.subjectAutarquia Municipal de Trânsito e Transportes - Monteiro - PBpt_BR
dc.subjectNational Traffic Policy - Brazilpt_BR
dc.subjectTraffic inspection - Monteiro - PBpt_BR
dc.subjectUrban mobilitypt_BR
dc.subjectEffectiveness of public transit policypt_BR
dc.subjectPublic policy analysispt_BR
dc.subjectPolítica Nacional de Tránsito - Brasilpt_BR
dc.subjectInspección de tráfico - Monteiro - PBpt_BR
dc.subjectMobilidad urbanapt_BR
dc.subjectEficacia de la política de transporte públicopt_BR
dc.subjectAnálisis de políticas públicaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSIMÕES, Ewerton Alexandre.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeNational Traffic Policy: analysis of traffic inspection in Monteiro - PB.pt_BR
dc.identifier.citationSIMÕES, Ewerton Alexandre. Política Nacional de Trânsito: análise da fiscalização de trânsito em Monteiro - PB. 2023. 26f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, – Sumé - Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28965pt_BR
Appears in Collections:Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública - CDSA - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EWERTON ALEXANDRE SIMÕES - ARTIGO GESTÃO PÚBLICA CDSA 2023.pdfEwerton Alexandre Simões - Artigo Gestão Pública CDSA 2023805.02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.