Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28969
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SOUSA, Israel Soares de.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, I. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0363652061692234pt_BR
dc.contributor.referee1SANTANA, Rosemere Olímpio de.-
dc.contributor.referee2CAMILO, Janaína Valéria Pinto.-
dc.description.resumoA pandemia de Covid19 impactou o Brasil e o mundo todo. Com isso, várias medidas de contenção da doença foram adotadas, dentre elas o distanciamento social, que culminou na suspensão das aulas presenciais. Na tentativa de conter o prejuízo causado pelo fechamento das escolas, é adotado pelas autoridades educacionais a possibilidade de ensino remoto, cujas aulas seriam virtuais. Entretanto, esse modelo não se mostrou eficiente no país devido às desigualdades sociais existentes, impossibilitando muitos estudantes de renda baixa a terem acesso às aulas remotas por não disporem de condições financeiras suficientes para terem um aparelho com internet de qualidade. Além disso, outro impacto do ensino remoto se deu na cultura escolar, modificando processos e formas de viver o cotidiano da escola. Dessa forma, o intuito dessa pesquisa é analisar os impactos do ensino remoto no país, levando em consideração a questão da desigualdade socioeconômica que dificultou o acesso à educação para os mais pobres. Nesse quesito serão coletados dados sobre a pandemia e a desigualdade social. Em seguida, abordaremos as diferentes perspectivas teóricas sobre cultura escolar. E por último, analisaremos como o ensino remoto afetou a cultura escolar entre professores de História, valendo-se de ferramentas digitais, mais precisamente a ferramenta Google Forms para elaborar um questionário com perguntas e respostas de docentes sobre a experiência do ensino remoto durante a pandemia. Os principais autores utilizados na discussão sobre Cultura Escolar foram: Dominique Julia (2001), Vinão Frago (1995), André Chervel (1990) e Jean Claude Forquin (1992).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.titleEnsino remoto, pandemia e desigualdade socioeconômica: impactos do ensino remoto emergencial na cultura escolar na cidade de Cajazeiras - PB.pt_BR
dc.date.issued2023-02-08-
dc.description.abstractThe covid19 pandemic impacted Brazil and the whole world. As a result, several measures to contain the disease were adopted, including social distancing, which culminated in the suspension of facetoface classes. In an attempt to contain the damage caused by the closure of schools, the educational authorities adopted the remote teaching modality, whose classes would be virtual. However, this model did not prove to be efficient in the country due to the social inequalities existing in the country, making it impossible for many lowincome students to have access to remote classes because they do not have sufficient financial conditions to have a device with quality internet. In addition, another impact of remote teaching took place in the school culture, a culture that is very specific to the school because it occurs within it. Thus, the purpose of this research is to analyze the impacts of remote teaching in the country, taking into account the issue of socioeconomic inequality that made access to education difficult for the poorest. In this regard, data will be collected on the pandemic and social inequality. Next, we will address the different theoretical perspectives on school culture. And finally, we will analyze how remote teaching has affected school culture, using oral sources, that is, teachers' reports about the experience of remote teaching during the pandemic. The main authors used in teh discussion on School Culture were: Dominique Julia (2001), Vinão Frago (1995), André Chervel (1990) and Jean Claude Forquin (1992).pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28969-
dc.date.accessioned2023-03-06T13:07:24Z-
dc.date.available2023-03-06-
dc.date.available2023-03-06T13:07:24Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectCultura escolarpt_BR
dc.subjectDesigualdade socialpt_BR
dc.subjectPandemia COVID-19pt_BR
dc.subjectAulas remotaspt_BR
dc.subjectRemote teachingpt_BR
dc.subjectSchool culturept_BR
dc.subjectSocial inequalitypt_BR
dc.subjectCOVID-19 pandemicpt_BR
dc.subjectRemote classespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALBUQUERQUE, Davi Formiga Rolim de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRemote teaching, pandemic and socioeconomic inequality: impacts of emergency remote teaching on school culture in the city of Cajazeiras - PB.pt_BR
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Davi Formiga Rolim de. Ensino remoto, pandemia e desigualdade socioeconômica: impactos do ensino remoto emergencial na cultura escolar na cidade de Cajazeiras - PB. 2023. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DAVI FORMIGA ROLIM DE ALBUQUEUQUE. TCC. LICENCIATURA EM HISTÓRIA. 2023.pdfDavi Formiga Rolim de Albuquerque. TCC. Licenciatura em História. 2023.715.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.