Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28971
Title: Atendimento Educacional Especializado (AEE): os desafios e decorrências durante o ensino remoto.
Other Titles: Specialized Educational Assistance (AEE): challenges and consequences during remote teaching.
???metadata.dc.creator???: LACERDA., Álen Beatriz de Sousa
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAMPOS , Maria de Lourdes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, José Amiraldo Alves da.
Keywords: Atendimento Educacional Especializado;Ensino remoto;Educação;Alunos com deficiência;Educação inclusiva;Pandemia;Specialized Educational Assistance;Remote teaching;Education;Disabled students;Inclusive education;Pandemic
Issue Date: 6-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LACERDA, Álen Beatriz de Sousa. Atendimento Educacional Especializado (AEE): os desafios e decorrências durante o ensino remoto. 2023. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: O Atendimento Educacional Especializado (AEE) que é realizado na Sala de Recursos Multifuncionais da escola é de fundamental importância para o desenvolvimento dos alunos com deficiência, pois promove atividades educacionais que favorecem o acompanhamento no âmbito escolar. Com o período pandêmico vivenciado, assim como os demais estudantes, aqueles com deficiência também passaram por diversas adversidades no processo educativo, devido a COVID-19 dificultar o Atendimento Especializado do docente da sala de AEE. Pensando em tais perspectivas, o vigente trabalho tem como problema de pesquisa: quais os principais desafios encontrados pelas pessoas envolvidas com as atividades da sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) durante o ensino remoto em uma escola localizada na zona rural de São João do Rio do Peixe - PB? O objetivo geral consiste em: analisar os principais desafios encontrados pelas pessoas envolvidas com as atividades da sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) durante o ensino remoto em uma escola localizada na zona rural de São João do Rio do Peixe - PB. Os objetivos específicos são: verificar as estratégias metodológicas e os recursos utilizados pela docente do Atendimento Especializado durante o ensino remoto; analisar os resultados alcançados pelos alunos atendidos pela sala do Atendimento Educacional Especializado a partir da perspectiva das pessoas envolvidas no processo educacional e entender quais dificuldades e maiores desafios as crianças obtiveram durante as aulas remotas. A pesquisa é de cunho qualitativo de caráter exploratório, onde foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os pais dos alunos, através do Google Meet e chamada de vídeo no WhatsApp e com a docente do AEE na referida escola. A partir das análises da pesquisa, é possível destacar que o ensino remoto fez com que houvessem obstáculos, transformações e adaptações na educação. Nesse sentido, entre as adversidades existentes na escola em estudo, estão: falta de contato presencial, rotina monótona, dificuldade para as famílias instruírem os alunos de casa e falta de local e materiais adequados. Por outro lado, o período pandêmico possibilitou maior aproximação com a família e melhoria na socialização através dos recursos tecnológicos. Nessa perspectiva, devido a comunicação existente entre os sujeitos envolvido na aprendizagem e a competência e conhecimentos da docente para realização das atividades de acordo com as particularidades de cada aluno, essas dificuldades puderam ser reduzidas.
Abstract: The Specialized Educational Service (SES) that is carried out in the Multifunctional Resource Classroom in school is of fundamental importance for the development of students with disabilities, as it promotes educational activities that favor the accompaniment in the school environment. With the pandemic period experienced, as well as the other students, that with disabilities also went through several adversities in the educational process due to COVID-19 hindering the Specialized Service of the teacher in the (SES) classroom. Thinking about such perspectives, the current work has as a research problem: what are the main challenges encountered by people involved with the activities of the Specialized Educational Service classroom (SES) during remote teaching in a school located in the rural area of São João do Rio do Peixe - PB? The general objective is to analyze the main challenges encountered by people involved with the activities of the Specialized Educational Service classroom (SES) during remote teaching in a school located in the rural area of São João do Rio do Peixe - PB. The specific objectives are: to verify the methodological strategies and resources used by the Specialized Educational Service teacher during remote teaching; to analyze the results achieved by the students served by the specialized educational service classroom from the perspective of the people involved in the educational process and to understand what difficulties and major challenges the children obtained during remote classes. The research is qualitative and exploratory in nature, where semi-structured interviews were conducted with the parents of the students, through Google Meet and video call on WhatsApp and with the (SES) teacher of a school in the rural area of São João do Rio do Peixe-PB. From the research analyzes, it is possible to highlight that remote teaching has caused obstacles, transformations and adaptations in education. In this sense, among the adversities existing in the school under study are: lack of face-to-face contact, monotonous routine, difficulty for families to instruct students from home and lack of adequate place and materials. On the other hand, the pandemic period made it possible to get closer to the family and improve socialization through technological resources. In this perspective, due to the existing communication between the subjects involved in learning and the competence and knowledge of the teacher to carry out the activities according to the particularities of each student, these difficulties could be reduced.
Keywords: Atendimento Educacional Especializado
Ensino remoto
Educação
Alunos com deficiência
Educação inclusiva
Pandemia
Specialized Educational Assistance
Remote teaching
Education
Disabled students
Inclusive education
Pandemic
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28971
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ÁLEN BEATRIZ DE SOUSA LACERDA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdfÁlen Beatriz de Sousa Lacerda. Monografia Pedagogia. CFP 2023458.75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.