Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28972
Title: O uso da prática da compostagem orgânica como ferramenta facilitadora no ensino de química.
Other Titles: The use of organic composting as a tool facilitator in teaching chemistry.
El uso del compostaje orgánico como herramienta facilitador en la enseñanza de la química.
???metadata.dc.creator???: BERTO, Francisca Rodrigues.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, José Carlos Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LUCENA NETO, Marciano Henrique de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BARROS, Joana Maria de Farias.
Keywords: Ensino de química;Química - ensino;Educação ambiental;Compostagem orgânica;Chemistry teaching;Environmental education;Organic compost;Enseñanza de la química;Química - enseñanza;Educación ambiental;Abono organico
Issue Date: 2-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BERTO, Francisca Rodrigues. O uso da prática da compostagem orgânica como ferramenta facilitadora no ensino de química. 2023. 67 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: O ensino de química vem enfrentando diversos desafios no ambiente escolar, esse fato tem sido evidenciado pela desmotivação e dificuldade apresentada pelos estudantes na compreensão de tal ciência. A falta de contextualização atrelada a complexidade dos conteúdos da química são fatores que culminam para esta dificuldade, além disso, na maioria das vezes os estudantes não entendem o porquê de estudar essa ciência, tornando-os desmotivados para aprendê-la. A química tem fundamental importância para compreender o mundo ao nosso redor, sendo, portanto, necessária que seja abordada e compreendida no ambiente escolar. Nesse viés, está pesquisa destina-se a avaliar o uso da prática da compostagem orgânica como ferramenta facilitadora do ensino de química e promoção da educação ambiental em uma turma da segunda série do ensino médio, na Escola Estadual Cidadã Integral Técnica de Cuité José Itamar da Rocha Cândido, ECIT Cuité. A pesquisa foi desenvolvida ao longo de sete etapas, das quais constam aplicação de questionário inicial e final, aulas expositivas dialogadas e aulas práticas. A aplicação do projeto compreende o período de seis semanas entre os meses de outubro e novembro de 2022. Diante das intervenções realizadas constatou-se que é relevante trabalhar o ensino de química através da compostagem com uma abordagem contextualizada. Visto que esse tema faz parte da vivência dos estudantes tornando a aprendizagem desse ensino mais significativa. Fato este observado com a aplicação do questionário final, após as intervenções.
Abstract: The teaching of chemistry has been facing several challenges in the school environment, this fact has been evidenced by the lack of motivation and difficulty presented by students in understanding such science. The lack of contextualization linked to the complexity of the contents of chemistry are factors that culminate in this difficulty, in addition, most of the time, students do not understand why they study this science, making them unmotivated to learn it. Chemistry is of fundamental importance to understand the world around us, therefore, it needs to be addressed and understood in the school environment. In this bias, this research is intended to evaluate the use of the practice of organic composting as a tool to facilitate the teaching of chemistry and the promotion of environmental education in a class of the second year of high school, at the Escola Estadual Cidadã Integral Técnica de Cuité José Itamar da Rocha Cândido, ECIT Cuité. The research was carried out over seven stages, which include the application of an initial and final questionnaire, dialogued lectures and practical classes. The application of the project covers the period of six weeks between the months of October and November 2022. In view of the interventions carried out, it was found that it is relevant to work on teaching chemistry through composting with a contextualized approach. Since this theme is part of the students' experience, making the learning of this teaching more meaningful. This fact was observed with the application of the final questionnaire, after the interventions.
???metadata.dc.description.resumen???: La enseñanza de la química viene enfrentando varios desafíos en el ámbito escolar, este hecho ha evidenciado por la falta de motivación y dificultad que presentan los estudiantes para comprensión de tal ciencia. La falta de contextualización ligada a la complejidad de contenidos de la química son factores que culminan en esta dificultad, además, en la mayoría a veces los estudiantes no entienden por qué estudiar esta ciencia, haciéndolos desmotivado para aprenderlo. La química es de fundamental importancia para entender la mundo que nos rodea, y por lo tanto necesita ser abordado y entendido en Ambiente escolar. En este sesgo, esta investigación tiene como objetivo evaluar el uso de la práctica de compostaje orgánico como una herramienta facilitadora para la enseñanza de la química y la promoción educación ambiental en una clase de segundo grado de secundaria de la Escola Estadual Pleno Técnico Ciudadano de Cuité José Itamar da Rocha Cândido, ECIT Cuité. la busqueda fue desarrollado en siete etapas, que incluyen la aplicación de un cuestionario inicial y conferencias finales, dialogadas y clases prácticas. La aplicación del proyecto comprende la período de seis semanas entre octubre y noviembre de 2022. intervenciones realizadas se constató que es relevante trabajar la enseñanza de la química a través de compostaje con un enfoque contextualizado. Ya que este tema es parte de la experiencia de los estudiantes haciendo más significativo el aprendizaje de esta enseñanza. Este hecho se observa con la aplicación del cuestionario final, después de las intervenciones.
Keywords: Ensino de química
Química - ensino
Educação ambiental
Compostagem orgânica
Chemistry teaching
Environmental education
Organic compost
Enseñanza de la química
Química - enseñanza
Educación ambiental
Abono organico
???metadata.dc.subject.cnpq???: Química
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28972
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCA RODRIGUES BERTO - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA CES 2023.pdfFrancisca Rodrigues Berto - TCC Licenciatura em Química CES 20231.76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.