Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28972
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBERTO, F. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7281691207740091pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, José Carlos Oliveira.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, José Carlos Oliveira.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, J. C. O.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, J.C.O.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1930225459216232pt_BR
dc.contributor.referee1LUCENA NETO, Marciano Henrique de.-
dc.contributor.referee1IDLUCENA NETO, M. H.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4809804711785369pt_BR
dc.contributor.referee2BARROS, Joana Maria de Farias.-
dc.contributor.referee2IDBarros, J. M. F.pt_BR
dc.contributor.referee2IDBARROS, JOANA M. F.pt_BR
dc.contributor.referee2IDBARROS, J. M. F.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1016070459137884pt_BR
dc.description.resumoO ensino de química vem enfrentando diversos desafios no ambiente escolar, esse fato tem sido evidenciado pela desmotivação e dificuldade apresentada pelos estudantes na compreensão de tal ciência. A falta de contextualização atrelada a complexidade dos conteúdos da química são fatores que culminam para esta dificuldade, além disso, na maioria das vezes os estudantes não entendem o porquê de estudar essa ciência, tornando-os desmotivados para aprendê-la. A química tem fundamental importância para compreender o mundo ao nosso redor, sendo, portanto, necessária que seja abordada e compreendida no ambiente escolar. Nesse viés, está pesquisa destina-se a avaliar o uso da prática da compostagem orgânica como ferramenta facilitadora do ensino de química e promoção da educação ambiental em uma turma da segunda série do ensino médio, na Escola Estadual Cidadã Integral Técnica de Cuité José Itamar da Rocha Cândido, ECIT Cuité. A pesquisa foi desenvolvida ao longo de sete etapas, das quais constam aplicação de questionário inicial e final, aulas expositivas dialogadas e aulas práticas. A aplicação do projeto compreende o período de seis semanas entre os meses de outubro e novembro de 2022. Diante das intervenções realizadas constatou-se que é relevante trabalhar o ensino de química através da compostagem com uma abordagem contextualizada. Visto que esse tema faz parte da vivência dos estudantes tornando a aprendizagem desse ensino mais significativa. Fato este observado com a aplicação do questionário final, após as intervenções.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqQuímicapt_BR
dc.titleO uso da prática da compostagem orgânica como ferramenta facilitadora no ensino de química.pt_BR
dc.date.issued2023-02-02-
dc.description.abstractThe teaching of chemistry has been facing several challenges in the school environment, this fact has been evidenced by the lack of motivation and difficulty presented by students in understanding such science. The lack of contextualization linked to the complexity of the contents of chemistry are factors that culminate in this difficulty, in addition, most of the time, students do not understand why they study this science, making them unmotivated to learn it. Chemistry is of fundamental importance to understand the world around us, therefore, it needs to be addressed and understood in the school environment. In this bias, this research is intended to evaluate the use of the practice of organic composting as a tool to facilitate the teaching of chemistry and the promotion of environmental education in a class of the second year of high school, at the Escola Estadual Cidadã Integral Técnica de Cuité José Itamar da Rocha Cândido, ECIT Cuité. The research was carried out over seven stages, which include the application of an initial and final questionnaire, dialogued lectures and practical classes. The application of the project covers the period of six weeks between the months of October and November 2022. In view of the interventions carried out, it was found that it is relevant to work on teaching chemistry through composting with a contextualized approach. Since this theme is part of the students' experience, making the learning of this teaching more meaningful. This fact was observed with the application of the final questionnaire, after the interventions.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28972-
dc.date.accessioned2023-03-06T13:45:27Z-
dc.date.available2023-03-06-
dc.date.available2023-03-06T13:45:27Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectQuímica - ensinopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectCompostagem orgânicapt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectOrganic compostpt_BR
dc.subjectEnseñanza de la químicapt_BR
dc.subjectQuímica - enseñanzapt_BR
dc.subjectEducación ambientalpt_BR
dc.subjectAbono organicopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBERTO, Francisca Rodrigues.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe use of organic composting as a tool facilitator in teaching chemistry.pt_BR
dc.title.alternativeEl uso del compostaje orgánico como herramienta facilitador en la enseñanza de la química.pt_BR
dc.identifier.citationBERTO, Francisca Rodrigues. O uso da prática da compostagem orgânica como ferramenta facilitadora no ensino de química. 2023. 67 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.pt_BR
dc.description.resumenLa enseñanza de la química viene enfrentando varios desafíos en el ámbito escolar, este hecho ha evidenciado por la falta de motivación y dificultad que presentan los estudiantes para comprensión de tal ciencia. La falta de contextualización ligada a la complejidad de contenidos de la química son factores que culminan en esta dificultad, además, en la mayoría a veces los estudiantes no entienden por qué estudiar esta ciencia, haciéndolos desmotivado para aprenderlo. La química es de fundamental importancia para entender la mundo que nos rodea, y por lo tanto necesita ser abordado y entendido en Ambiente escolar. En este sesgo, esta investigación tiene como objetivo evaluar el uso de la práctica de compostaje orgánico como una herramienta facilitadora para la enseñanza de la química y la promoción educación ambiental en una clase de segundo grado de secundaria de la Escola Estadual Pleno Técnico Ciudadano de Cuité José Itamar da Rocha Cândido, ECIT Cuité. la busqueda fue desarrollado en siete etapas, que incluyen la aplicación de un cuestionario inicial y conferencias finales, dialogadas y clases prácticas. La aplicación del proyecto comprende la período de seis semanas entre octubre y noviembre de 2022. intervenciones realizadas se constató que es relevante trabajar la enseñanza de la química a través de compostaje con un enfoque contextualizado. Ya que este tema es parte de la experiencia de los estudiantes haciendo más significativo el aprendizaje de esta enseñanza. Este hecho se observa con la aplicación del cuestionario final, después de las intervenciones.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCA RODRIGUES BERTO - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA CES 2023.pdfFrancisca Rodrigues Berto - TCC Licenciatura em Química CES 20231.76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.