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Title: A pedagogia de projetos no ensino de história nos anos finais do Ensino Fundamental.
Other Titles: The pedagogy of projects in the teaching of history in the final years of Elementary School.
???metadata.dc.creator???: SARAIVA, Isabelly Serise Almeida.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Maria Janete de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CUNHA , Ane Cristine Herminio.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, Silva Vieira de.
Keywords: História - ensino;Pedagogia de projetos;Ensino Fundamental;Projetos de ensino;History - teaching;Project Pedagogy;Elementary School;Teaching projects
Issue Date: 10-Feb-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SARAIVA, Isabelly Serise Almeida. A pedagogia de projetos no ensino de história nos anos finais do Ensino Fundamental. 2023. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo visa analisar a aplicação da pedagogia de projetos no ensino de história nos anos finais do Ensino Fundamental, que foram realizados no Colégio Pequeno Príncipe, escola da rede privada de ensino do município de Lavras da Mangabeira - CE. O objetivo geral deste trabalho é analisar a execução da pedagogia de projetos no ensino de história nos anos finais do ensino fundamental, no Colégio Pequeno Príncipe, uma escola da rede privada de ensino da cidade de Lavras da Mangabeira - CE. Como objetivos específicos, apontamos os seguintes itens: Identificar projetos de história desenvolvidos nas series finais do ensino fundamental; Acompanhar o desenvolvimento dos projetos propostos; Avaliar a contribuição dos projetos no ensino de história e relacioná-los com o aprendizado dos educandos. Como fundamentação teórica temos Bittencourt (2009), que analisa o estudo de história, Silva e Tavares (2010), que falam sobre a pedagogia de projetos e Cordeiro (2007), que trata dos pensadores da pedagogia de projetos. Além de uma breve analise sobre as leis que regem o ensino de história atualmente, a LDB (1996) e a BNCC (2017). A partir da elaboração de quatro projetos, minha cidade tem história, que visa tratar da história da cidade de Lavras da Mangabeira - CE, vidas negras importam, que trabalha a importância do negro e do índio para a construção da sociedade brasileira, uma aula de campo a cidade de Juazeiro do Norte - CE, onde fizemos uma visita ao Horto e ao museu vivo do Padre Cicero, e a apresentação do filme o menino que descobriu o vento. A pesquisa se faz por meio da pesquisa intervenção por ser realizada pela pesquisadora e docente da escola, a pedagogia de projeto é utilizada como elementos pedagógico que contribui para a construção da aprendizagem dos discentes, inserindo os mesmos diretamente no processo ensino-aprendizagem. Concluímos, pois, que o uso da pedagogia de projetos é extremamente vantajoso para os discentes e para os professores e que com os avanços da educação e da informação que chega cada vez mais rápido até nos, o uso de metodologias ativas é essencial para chamar a atenção dos alunos de volta a sala de aula, sem que o mesmo perca o interesse pelo que está proposto na grade curricular escolar.
Abstract: This study aims to analyze the application of project pedagogy in history teaching in the final years of Elementary School, which were held at Colégio Pequeno Príncipe, a private school in the municipality of Lavras da Mangabeira - CE. The general objective of this work is to analyze the execution of the pedagogy of projects in the teaching of history in the final years of elementary school, at Colégio Pequeno Príncipe, a private school in the city of Lavras da Mangabeira CE. As specific objectives, we point out the following items: Identify history projects developed in the final grades of elementary school; Monitor the development of proposed projects; Evaluate the contribution of projects in teaching history and relate them to student learning. As a theoretical foundation, we have Bittencourt (2009), who analyzes the study of history, Silva and Tavares (2010), who talk about project pedagogy, and Cordeiro (2007), who deals with project pedagogy thinkers. In addition to a brief analysis of the laws that currently govern the teaching of history, the LDB (1996) and the BNCC (2017). From the elaboration of four projects, my city has history, which aims to deal with the history of the city of Lavras da Mangabeira - CE, black lives matter, which works on the importance of blacks and indigenous people for the construction of Brazilian society, a class of field the city of Juazeiro do Norte - CE, where we visited the Horto and the living museum of Padre Cicero, and the presentation of the film the boy who harnessed the wind. The research is carried out through intervention research, as it is carried out by the researcher and the school's teacher, the project pedagogy is used as pedagogical elements that contribute to the construction of students' learning, inserting them directly into the teaching-learning process. We conclude, therefore, that the use of project pedagogy is extremely advantageous for students and teachers and that with advances in education and information that reaches us faster and faster, the use of active methodologies is essential to draw students' attention back to the classroom, without losing interest in what is proposed in the school curriculum.
Keywords: História - ensino
Pedagogia de projetos
Ensino Fundamental
Projetos de ensino
History - teaching
Project Pedagogy
Elementary School
Teaching projects
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28974
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

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