Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28978
Title: O uso de histórias em quadrinhos nacionais para o ensino dos conceitos geográficos.
Other Titles: The use of national comics for teaching geographic concepts.
???metadata.dc.creator???: SOARES, Gleysson de Araújo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIRA, Sonia Maria de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUZA, Crisólogo Vieira de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARAUJO, Elania Daniele Silva.
Keywords: Ensino de Geografia;Histórias em quadrinhos e Geografia;Conceitos geográficos;Propostas Vygotskianas - ensino de Geografia;Vygotski;Literatura e ensino de Geografia;HQs e ensino de Geografia;Saberes espaciais;O Cortiço - ensino de Geografia;Os Sertões - ensino de Geografia;O Guarani - ensino de Geografia;Vidas Secas - ensino de Geografia;Literatura Brasileira e Geografia;Geography Teaching;Comics and Geography;Geographic concepts;Vygotskian proposals - Geography teaching;Literature and teaching of Geography;Comics and Geography teaching;Spatial knowledge;Brazilian Literature and Geography;Enseñanza de la Geografía;Cómics y Geografía;Conceptos geográficos;Propuestas vygotskianas - Enseñanza de la geografía;Literatura y enseñanza de la Geografía;Enseñanza del cómic y la geografía;Literatura y Geografía Brasileñas
Issue Date: Feb-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOARES, Gleysson de Araújo. O uso de histórias em quadrinhos nacionais para o ensino dos conceitos geográficos. 2023. 60f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28978
???metadata.dc.description.resumo???: O ensino vem sofrendo várias transformações nos últimos anos, sobretudo devido às exigências do mercado e à luta dos profissionais em educação que buscam se mobilizar por uma educação pública de qualidade, utilizando diversas práticas para este fim. O trabalho aqui apresentado tem o objetivo de verificar se o uso de histórias em quadrinhos (HQs), da literatura brasileira, pode favorecer à construção conceitual geográfica, a partir de práticas pedagógicas que valorizem o estudante como sujeito ativo da aprendizagem, tendo como base pensadores como Lev Vygotsky e Lana de Souza Cavalcanti. Enquanto procedimento metodológico utilizamos análise de conteúdo, onde fizemos uma seleção prévia das obras, “O Cortiço”, “Os Sertões”, “O Guarani” e “Vidas Secas”. A leitura e o reconhecimento dos principais conceitos da Geografia presentes nos quadrinhos, fazendo as referidas inferências e interpretaçõeso dos dados coletados. Em resultado, o uso das HQs pode contribuir como instrumento facilitador da construção do conhecimento. Contudo, o uso por si só desse tipo de material não garante o processo de aprendizagem do estudante. As HQs são um formato literário mais atrativo pela linguagem simplificada e atrativa, cabendo ao professor utilizar-se desse recurso usando obras que aproximem o aluno do debate da Geografia e de temas próximos ao seu cotidiano.
Abstract: Teaching has been undergoing several transformations in recent years, mainly due to market demands and the struggle of education professionals to build a quality public education, using several practices for this purpose. The goal of the work presented in here is to verify if the use of comics from Brazilian literature can favor the conceptual construction of geography, based on pedagogical practices that value the student as an active subject of learning, based on thinkers such as Lev Vygotsky and Lana de Souza Cavalcanti. As a methodological procedure we used content analysis, where we made a previous selection of the literary works "O Cortiço", "Os Sertões", "O Guarani" and "Vidas Secas". The reading and recognition of the main concepts of Geography present in the comics, making the referred inferences and interpretation of the collected data. As a result, the use of comics can contribute as a facilitating tool in the construction of knowledge. However, the use of this type of material alone does not guarantee the student's learning process. Comics are a literary format that is more attractive due to its simplified and appealing language, and it is up to the teacher to make use of this resource by using literary works that bring the student closer to the Geography debate and to issues that are close to their daily lives.
Keywords: Ensino de Geografia
Histórias em quadrinhos e Geografia
Conceitos geográficos
Propostas Vygotskianas - ensino de Geografia
Vygotski
Literatura e ensino de Geografia
HQs e ensino de Geografia
Saberes espaciais
O Cortiço - ensino de Geografia
Os Sertões - ensino de Geografia
O Guarani - ensino de Geografia
Vidas Secas - ensino de Geografia
Literatura Brasileira e Geografia
Geography Teaching
Comics and Geography
Geographic concepts
Vygotskian proposals - Geography teaching
Literature and teaching of Geography
Comics and Geography teaching
Spatial knowledge
Brazilian Literature and Geography
Enseñanza de la Geografía
Cómics y Geografía
Conceptos geográficos
Propuestas vygotskianas - Enseñanza de la geografía
Literatura y enseñanza de la Geografía
Enseñanza del cómic y la geografía
Literatura y Geografía Brasileñas
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28978
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GLEYSSON DE ARAÚJO SOARES - MONOGRAFIA LIC. GEOGRAFIA CH 2023.pdfGleysson de Araújo Soares - Monografia Lic. Geografia CH 20231.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.