Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28978
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOARES, G. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2425202507613984pt_BR
dc.contributor.advisor1LIRA, Sonia Maria de.
dc.contributor.advisor1IDLIRA, S. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1745920526512067pt_BR
dc.contributor.referee1SOUZA, Crisólogo Vieira de.
dc.contributor.referee2ARAUJO, Elania Daniele Silva.
dc.description.resumoO ensino vem sofrendo várias transformações nos últimos anos, sobretudo devido às exigências do mercado e à luta dos profissionais em educação que buscam se mobilizar por uma educação pública de qualidade, utilizando diversas práticas para este fim. O trabalho aqui apresentado tem o objetivo de verificar se o uso de histórias em quadrinhos (HQs), da literatura brasileira, pode favorecer à construção conceitual geográfica, a partir de práticas pedagógicas que valorizem o estudante como sujeito ativo da aprendizagem, tendo como base pensadores como Lev Vygotsky e Lana de Souza Cavalcanti. Enquanto procedimento metodológico utilizamos análise de conteúdo, onde fizemos uma seleção prévia das obras, “O Cortiço”, “Os Sertões”, “O Guarani” e “Vidas Secas”. A leitura e o reconhecimento dos principais conceitos da Geografia presentes nos quadrinhos, fazendo as referidas inferências e interpretaçõeso dos dados coletados. Em resultado, o uso das HQs pode contribuir como instrumento facilitador da construção do conhecimento. Contudo, o uso por si só desse tipo de material não garante o processo de aprendizagem do estudante. As HQs são um formato literário mais atrativo pela linguagem simplificada e atrativa, cabendo ao professor utilizar-se desse recurso usando obras que aproximem o aluno do debate da Geografia e de temas próximos ao seu cotidiano.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleO uso de histórias em quadrinhos nacionais para o ensino dos conceitos geográficos.pt_BR
dc.date.issued2023-02
dc.description.abstractTeaching has been undergoing several transformations in recent years, mainly due to market demands and the struggle of education professionals to build a quality public education, using several practices for this purpose. The goal of the work presented in here is to verify if the use of comics from Brazilian literature can favor the conceptual construction of geography, based on pedagogical practices that value the student as an active subject of learning, based on thinkers such as Lev Vygotsky and Lana de Souza Cavalcanti. As a methodological procedure we used content analysis, where we made a previous selection of the literary works "O Cortiço", "Os Sertões", "O Guarani" and "Vidas Secas". The reading and recognition of the main concepts of Geography present in the comics, making the referred inferences and interpretation of the collected data. As a result, the use of comics can contribute as a facilitating tool in the construction of knowledge. However, the use of this type of material alone does not guarantee the student's learning process. Comics are a literary format that is more attractive due to its simplified and appealing language, and it is up to the teacher to make use of this resource by using literary works that bring the student closer to the Geography debate and to issues that are close to their daily lives.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28978
dc.date.accessioned2023-03-06T18:11:13Z
dc.date.available2023-03-06
dc.date.available2023-03-06T18:11:13Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhos e Geografiapt_BR
dc.subjectConceitos geográficospt_BR
dc.subjectPropostas Vygotskianas - ensino de Geografiapt_BR
dc.subjectVygotskipt_BR
dc.subjectLiteratura e ensino de Geografiapt_BR
dc.subjectHQs e ensino de Geografiapt_BR
dc.subjectSaberes espaciaispt_BR
dc.subjectO Cortiço - ensino de Geografiapt_BR
dc.subjectOs Sertões - ensino de Geografiapt_BR
dc.subjectO Guarani - ensino de Geografiapt_BR
dc.subjectVidas Secas - ensino de Geografiapt_BR
dc.subjectLiteratura Brasileira e Geografiapt_BR
dc.subjectGeography Teachingpt_BR
dc.subjectComics and Geographypt_BR
dc.subjectGeographic conceptspt_BR
dc.subjectVygotskian proposals - Geography teachingpt_BR
dc.subjectLiterature and teaching of Geographypt_BR
dc.subjectComics and Geography teachingpt_BR
dc.subjectSpatial knowledgept_BR
dc.subjectBrazilian Literature and Geographypt_BR
dc.subjectEnseñanza de la Geografíapt_BR
dc.subjectCómics y Geografíapt_BR
dc.subjectConceptos geográficospt_BR
dc.subjectPropuestas vygotskianas - Enseñanza de la geografíapt_BR
dc.subjectLiteratura y enseñanza de la Geografíapt_BR
dc.subjectEnseñanza del cómic y la geografíapt_BR
dc.subjectLiteratura y Geografía Brasileñaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOARES, Gleysson de Araújo.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe use of national comics for teaching geographic concepts.pt_BR
dc.identifier.citationSOARES, Gleysson de Araújo. O uso de histórias em quadrinhos nacionais para o ensino dos conceitos geográficos. 2023. 60f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28978pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GLEYSSON DE ARAÚJO SOARES - MONOGRAFIA LIC. GEOGRAFIA CH 2023.pdfGleysson de Araújo Soares - Monografia Lic. Geografia CH 20231.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.