Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28980
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTANA, J. N. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2573730378145977pt_BR
dc.contributor.advisor1CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.-
dc.contributor.advisor1IDCARVALHO, L. E. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6289433533777830pt_BR
dc.contributor.referee1PESSOA, Rodrigo Bezerra.-
dc.contributor.referee2AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta.-
dc.description.resumoA pandemia mundial ocasionou muitas mudanças na sociedade e com isso a educação inserida nesse contexto teve que modificar suas práticas e ações aderindo ao ensino remoto emergencial com as aulas que foram ministradas em plataformas remotas de acordo com os parâmetros estabelecidos. Nesse sentido, o trabalho trata sobre a experiência da vivência participante no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) com aulas de geografia acontecendo em plataformas remotas associadas ao uso de recursos didáticos. Então, o trabalho apresenta o objetivo central visando compreender como os recursos didáticos foram presentes nas aulas de geografia que aconteceram remotamente com a pandemia. Além disso, os objetivos específicos se propõem a analisar a relevância do uso de recursos didáticos no ensino remoto; assim como, identificar os recursos didáticos mais utilizados com as aulas de geografia que aconteceram remotamente na escola CAIC José Joffily e refletir sobre os desafios e possibilidades prováveis com o uso de recursos didáticos no ensino remoto. Para efetivação da pesquisa os procedimentos foram pautados com base em fundamentos teóricos e documental para embasamento concreto da temática assim como os fundamentos da experiência vivida e possível com a prática de ensino durante a participação no programa. Os resultados são descritos pela experiência vivenciada evidenciado a importância que o PIBID proporcionou assim como as implicações em viver um momento único, desafiador e dinâmico como a pandemia da COVID-19 que afetou a vida cotidiana de professores, alunos, gestores, familiares e todos inseridos no ciclo educacional. Contudo, uma fase desafiadora, porém gratificante que deixou muitos aprendizados e demostrou que o ensino se adequa a muitas dificuldades e contratempos mais sempre se reinventa as necessidades da aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleRecursos didáticos em aulas de Geografia e o ensino remoto emergencial durante a pandemia: experiência do PIBID na Escola CAIC José Joffily.pt_BR
dc.date.issued2023-
dc.description.abstractThe global pandemic caused many changes in society and thus education inserted in this context had to modify its practices and actions by adhering to the emergency remote education with classes that were taught in remote platforms according to the established parameters. In this sense, the work deals with the experience of the participant experience in the Institutional Program for Scholarship Initiation to Teaching (PIBID) with geography classes taking place in remote platforms associated with the use of didactic resources. Then, the work presents the central objective aiming to understand how didactic resources were present in geography classes that took place remotely with the pandemic. In addition, the specific objectives propose to analyze the relevance of the use of didactic resources in remote teaching; as well as, to identify the didactic resources most used with the geography classes that took place remotely in the CAIC José Joffily school and to reflect on the challenges and probable possibilities with the use of didactic resources in remote teaching. To carry out the research, the procedures were based on theoretical and documental foundations for the concrete grounding of the theme, as well as the foundations of the lived and possible experience with the teaching practice during the participation in the program. The results are described by the lived experience evidencing the importance that the PIBID provided as well as the implications of living through a unique, challenging and dynamic moment such as the COVID-19 pandemic that affected the daily lives of teachers, students, managers, family members, and everyone involved in the educational cycle. However, it was a challenging, but rewarding phase that left a lot of learning and showed that teaching adapts to many difficulties and setbacks but always reinvents itself to the needs of learning.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28980-
dc.date.accessioned2023-03-06T18:57:26Z-
dc.date.available2023-03-06-
dc.date.available2023-03-06T18:57:26Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectRecursos didáticos - Geografiapt_BR
dc.subjectAulas de Geografiapt_BR
dc.subjectPIBID - geografiapt_BR
dc.subjectEscola CAIC José Joffilypt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolça de Iniciação à Docênciapt_BR
dc.subjectEnsino remoto emergencialpt_BR
dc.subjectGeography teachingpt_BR
dc.subjectDidactic resources - Geographypt_BR
dc.subjectGeography classespt_BR
dc.subjectCAIC José Joffily Schoolpt_BR
dc.subjectInstitutional Scholarship Program for Teaching Initiationpt_BR
dc.subjectEmergency remote teachingpt_BR
dc.subjectEnseñanza de la Geografíapt_BR
dc.subjectRecursos didácticos - Geografíapt_BR
dc.subjectClases de geografíapt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Becas de Iniciación Docentept_BR
dc.subjectEnseñanza remota de emergenciapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTANA, Josefa Niniele da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDidactic resources in Geography classes and emergency remote teaching during the pandemic: PIBID experience at CAIC José Joffily School.pt_BR
dc.identifier.citationSANTANA, Josefa Niniele da Silva. Recursos didáticos em aulas de Geografia e o ensino remoto emergencial durante a pandemia: experiência do PIBID na Escola CAIC José Joffily. 2023. 49f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28980pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSEFA NINIELE DA SILVA SANTANA - MONOGRAFIA LIC. GEOGRAFIA CH 2023.pdfJosefa Niniele da Silva Santana - Monografia Lic. Geografia CH 20231.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.