Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28981
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDPIRES, V. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9820570010228545pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Elizabeth Christina de Andrade.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, E. C. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9483143620752293pt_BR
dc.contributor.referee1CORTELETTI, Roseli de Fátima.-
dc.contributor.referee2ARAGÃO, Patrícia Cristina de.-
dc.description.resumoO estudo propõe que as personagens das telenovelas indicadas, Vale Tudo (1988), Explode Coração (1995), A Favorita (2008) e Amor de Mãe (2019), propõe empoderamento feminino em suas trajetórias. A partir da análise das construções das personagens das telenovelas propostas, em seus aspectos sociais, culturais e identitários, compreendemos historicamente como elas propõem empoderamento feminino. Porém evidenciamos a ausência de personagens negras nas telenovelas Vale Tudo e Explode Coração, destacando o quanto elas foram omitidas na história da teledramaturgia no Brasil. As tramas evidenciam a falta de representatividade nas telenovelas, se opondo a população negra no Brasil, que no censo do IBGE atingem a marca de 54% da população total. Do ponto de vista metodológico, uma Análise de Narrativas (MOTTA, 2013) fundamenta os fragmentos dos capítulos observados e o Tipo Ideal (WEBER, 1999) realiza uma análise comparativa triangular, do modelo do tipo ideal da mulher negra empoderada, da mulher negra exibida nas telenovelas e da mulher negra que está inserida em nossa sociedade a partir dos Institutos de Pesquisa. Os resultados sugerem que as teleficções promovem saberes culturais ao discutirem trajetórias femininas que acionam um empoderamento feminino coletivo, mas que evidenciam a ausência de representatividade de personagens negras empoderadas em sua história de quase 70 anos no Brasil. Nesse sentido, indicamos caminhos para se pensar o empoderamento feminino a partir das telenovelas analisadas e novas narrativas que promovam uma representação assertiva de mulheres negras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais.pt_BR
dc.titleEmpoderamento feminino e relações raciais nas “telenovelas das nove” da Rede Globo à luz das análises de narrativas e do tipo ideal weberiano.pt_BR
dc.date.issued2022-08-31-
dc.description.abstractThe study proposes that the characters of the nominated soap operas, Vale Tudo (1988), Explode Coração (1995), A Favorita (2008) e Amor de Mãe (2019), suggests women’s empowerment in their path. Based on the analysis of the constructions of the characters in the proposed soap operas, in their social, cultural and identity aspects, we understand historically how they propose female empowerment. Although we evidence the absence of black characters on the soap operas Vale Tudo e Explode Coração, highlighting how much they were omitted on the dramaturgy history in Brazil. The plots show us the lack of representativeness on soap operas, opposing to the black population in Brazil, that in the IBGE census, reach the mark of 54% of the total population. From a methodological point of view, one Análise de Narrativas (MOTTA, 2013) grounds the fragments of the observed chapters and the Ideal Type (WEBER, 1999) perform a triangular comparative analysis of the model of the ideal type of the empowered black woman, the black woman shown in soap operas and the black woman who is inserted in our society from the Research Institutes. The results suggests that the telefictions promote cultural knowledge when discussing female trajectories that trigger a collective female empowerment, but that show the lack of representation of empowered black characters in almost 70-year history in Brazil. Therefore, we indicate different ways to think about women’s empowerment from the analyzed soap operas and new narratives that promote an assertive representation of black women.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28981-
dc.date.accessioned2023-03-06T19:12:19Z-
dc.date.available2023-03-06-
dc.date.available2023-03-06T19:12:19Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEmpoderamento femininopt_BR
dc.subjectRepresentação negrapt_BR
dc.subjectTelenovelaspt_BR
dc.subjectTipo idealpt_BR
dc.subjectAnálise de narrativaspt_BR
dc.subjectWomen’s empowermentpt_BR
dc.subjectBlack representationpt_BR
dc.subjectSoap operaspt_BR
dc.subjectIdeal typept_BR
dc.subjectAnálise de narrativaspt_BR
dc.subjectempoderamiento femeninopt_BR
dc.subjectRepresentación negrapt_BR
dc.subjectAnálisis narrativopt_BR
dc.subjectAutonomisation des femmespt_BR
dc.subjectReprésentation noirept_BR
dc.subjectFeuilletonspt_BR
dc.subjectTaper idéalpt_BR
dc.subjectAnalyse narrativept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPIRES, Valtyennya Campos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFemale empowerment and racial relations in Globo Network's "soap operas" in the light of narrative analysis and the weberian ideal type.pt_BR
dc.identifier.citationPIRES, V. Empoderamento feminino e relações raciais nas “telenovelas das nove” da Rede Globo à luz das análises de narrativas e do tipo ideal weberiano. 2022. 133 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VALTYENNYA CAMPOS PIRES - DISSERTAÇÃO (PPGCS) 2022.pdf4.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.