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Title: Propostas curriculares para o ensino fundamental: (des)continuidades na transposição didática do eixo oralidade.
Other Titles: Curricular proposals for elementary education: (dis)continuities in the didactic transposition of the orality axis.
???metadata.dc.creator???: NASCIMENTO, Antonio Naéliton do.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ARAÚJO, Denise Lino de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA , Williany Miranda da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MAGALHÃES, Tânia Guedes.
Keywords: Base nacional comum curricular;Proposta curricular do Estado da Paraíba;Oralidade;Transposição didática;Objeto de ensino;Oralidad;Transposición didáctica;Objeto de enseñanza;Common national curriculum base;Paraíba State curriculum proposal;Orality;Didactic transposition;Teaching object;Base commune du curriculum national;Proposition de programme d'études de l'État de Paraíba;Oralité;Transposition didactique;Objet pédagogique
Issue Date: 2-Jun-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NASCIMENTO, A. Propostas curriculares para o ensino fundamental: (des)continuidades na transposição didática do eixo oralidade. 2022. 137 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022
???metadata.dc.description.resumo???: Esta investigação focaliza dois documentos curriculares referentes ao componente Língua Portuguesa no Ensino Fundamental – EF (anos finais): a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2018), uma referência obrigatória à construção de currículos dos estados e municípios; e a Proposta Curricular do Estado da Paraíba - PCEP (PARAÍBA, 2018), um currículo local norteador para escolas públicas e privadas das redes municipal e estadual da Paraíba. Tendo-os como referência, parte-se da seguinte pergunta de pesquisa: Que (des)continuidades a (re)configuração teórica e a (re)organização didática de conteúdos conferem ao processo de transposição didática das práticas de linguagem do eixo oralidade na BNCC e na PCEP, relativas ao Ensino Fundamental - EF (anos finais), especificamente no 8º e 9º anos? Para respondê-la, esta pesquisa tem como objetivo geral: analisar as (des)continuidades decorrentes do processo de (re)configuração teórica e (re)organização didática das práticas de linguagem orais na BNCC e na PCEP, no ensino fundamental (anos finais), especificamente no 8º e 9º anos. E como objetivos específicos: a) descrever a (re)configuração terminológico-conceitual (dessincretização) do eixo oralidade na BNCC e na PCEP de EF para o 8º e 9º anos; b) comparar as práticas de linguagem orais tendo em vista as (des)continuidades conceituais entre os documentos; c) identificar as (des)continuidades manifestadas na (re)organização didática (programabilidade) das práticas de linguagem orais nos documentos supracitados para o 8º e 9º anos; e d) caracterizar os modos pelos quais a PCEP reposiciona as práticas de linguagem orais a partir da BNCC quanto ao EF para o 8º e 9º anos. Teoricamente, esta pesquisa se apoia em três eixos de estudos, a saber: os estudos sobre currículo enquanto campo e objeto (MACEDO; RANNIERY, 2018; MACEDO, 2012; SILVA, 2005, 2006); Estudos sobre transposição didática, entre conceituações e interfaces teóricas (CHEVALLARD, 1991, 2013; PETITJEAN, 2008; LEITE, 2004; PAIS, 2002); e estudos sobre oralidade enquanto objeto e estudo e de ensino (LEAL; GOIS, 2012; LINO DE ARAÚJO; RAFAEL; AMORIM, 2016; MAGALHÃES, 2007; MARCUSCHI, 2001, 2008). Metodologicamente, classifica-se como uma pesquisa qualitativo-interpretativista do tipo documental (MOREIRA; CALEFFE, 2008), situada no campo transdisciplinar da Linguística Aplicada (SIGNORINI, 2006), cuja apresentação é uma de suas contribuições. Os resultados apontam para o fato de que o processo de transposição didática operou transformações diversas ao compararmos os documentos quanto às práticas orais: movimentos didáticos de mixagem, sumarização, paráfrases e redistribuição. Assim, destaca-se uma heterogeneidade ou mixagem terminológico-conceitual aliada a uma programabilidade difusa entre as propostas curriculares. Esses fatores, ao mesmo tempo que são continuidades entre os currículos, também produzem as singularidades, ou seja, as descontinuidades na transposição didática do objeto oralidade.
???metadata.dc.description.resumen???: Esta investigación se centra en dos documentos curriculares referentes a la asignatura de Lengua Portuguesa en la Enseñanza Fundamental – EF (años finales): la Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2018), una referencia obligatoria para la construcción de currículos de las Unidades Federativas y municipios; y la Proposta Curricular do Estado da Paraíba - PCEP (PARAÍBA, 2018), un currículo local orientador para escuelas públicas y privadas de las redes municipales y estatal de Paraíba. Así, considerándolos como referencia, partimos de la siguiente pregunta de investigación:¿Qué (dis)continuidades la (re)configuración teórica y la (re)organización didáctica de contenidos confieren al proceso de transposición didáctica de las prácticas de lenguaje del eje oralidad en la BNCC y en la PCEP, relativas a la Enseñanza Fundamental – EF (años finales), de forma específica en el 8º y 9º grados? Para responderla, este estudio tiene como objetivo general: analizar las (dis)continuidades derivadas del proceso de (re)configuración teórica y (re)organización didáctica de las prácticas de lenguaje oral en la BNCC y en la PCEP, en la enseñanza fundamental (años finales), específicamente en el 8º y 9º grados. Y como objetivos específicos: a) describir la (re)configuración terminológica-conceptual del eje oralidad en la BNCC y en la PCEP de EF para el 8º y 9º grados; b) comparar las prácticas de lenguaje oral teniendo en cuenta las (dis)continuidades conceptuales entre los documentos; c) identificar las (dis)continuidades expresadas en la (re)organización didáctica de las prácticas de lenguaje oral en los documentos mencionados para el 8º y 9º grados; y d) caracterizar los modos por los que la PCEP reposiciona la prácticas de lenguaje oral a partir de la BNCC respecto a la EF para el 8º y 9º grados. Teóricamente, esta investigación se apoya en tres ejes de estudios, que son: los estudios de currículo como campo y objeto (MACEDO; RANNIERY, 2018; MACEDO, 2012; SILVA, 2005, 2006); Estudios de transposición didáctica entre conceptualizaciones e interfaces teóricas (CHEVALLARD, 1991, 2013; PETITJEAN, 2008; LEITE, 2004; PAIS, 2002); y estudios de oralidad como objeto y estudio y de enseñanza (LEAL; GOIS, 2012; LINO DE ARAÚJO; RAFAEL; AMORIM, 2016; MAGALHÃES, 2007; MARCUSCHI, 2001, 2008). Metodológicamente, se clasifica como una investigación cualitativa-interpretativa de tipo documental (MOREIRA; CALEFFE, 2008), situada en el campo transdisciplinar de la Lingüística Aplicada (SIGNORINI, 2006), cuya presentación es una de sus contribuciones. Los resultados señalan para el hecho de que el proceso de transposición didáctica operó transformaciones diversas al compararnos los documentos sobre las prácticas orales: movimientos didácticos de mezcla, resumen, paráfrasis y redistribución. Así, se destaca una heterogeneidad o mezcla terminológica-conceptual unida a una programabilidad difusa entre las propuestas curriculares. Esos factores, al mismo tiempo que son continuidades entre los currículos, también producen las singularidades, o sea, las discontinuidades en la transposición didáctica del objeto oralidad.
Keywords: Base nacional comum curricular
Proposta curricular do Estado da Paraíba
Oralidade
Transposição didática
Objeto de ensino
Oralidad
Transposición didáctica
Objeto de enseñanza
Common national curriculum base
Paraíba State curriculum proposal
Orality
Didactic transposition
Teaching object
Base commune du curriculum national
Proposition de programme d'études de l'État de Paraíba
Oralité
Transposition didactique
Objet pédagogique
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística, Letras e Artes.
Letras.
Educação.
Ensino-Aprendizagem.
Currículo.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28984
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