Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28987
Title: Visão dos estudantes de enfermagem acerca das SOFT SKILLS inerentes à formação do futuro enfermeiro.
Other Titles: Vision of nursing students about the SOFT SKILLS inherent in the education of the future murse.
Visión de estudiantes de enfermería sobre SOFT SKILLS inherentes a la formación del futuro enfermero.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Genilsa Kerolaine Santos de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ANDRADE, Luciana Dantas Farias de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ANDRADE, Lidiane Lima de.
Keywords: Enfermagem - formação profissional;SOFT SKILLS;Enfermeiro - formação;Relações interpessoais;Habilidades sociais;Educação em enfermagem;Mercado de trabalho;Nursing - professional training;Nurse - training;Interpersonal relationships;Social skills;Nursing education;Job market;Enfermería - formación profesional;HABILIDADES BLANDAS;Enfermera - formación;Relaciones interpersonales;Habilidades sociales;Educacion en enfermeria;Educacion en enfermeria
Issue Date: 30-Jan-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Genilsa Kerolaine Santos de. Visão dos estudantes de enfermagem acerca das SOFT SKILLS inerentes à formação do futuro enfermeiro. 2023. 40 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Objetivo: Investigar a visão dos estudantes de enfermagem acerca das Soft Skills inerentes à formação do futuro enfermeiro. Método: Trata-se de um estudo exploratório-descritivo de natureza qualitativa realizado com 12 estudantes. Foram realizadas entrevistas presenciais, gravadas, norteadas por um roteiro semiestruturado, as falas transcritas foram processadas no Software IRAMUTEQ. Resultados: evidenciou-se que os estudantes reconhecem a importância das habilidades que envolvem as soft skills, e o papel da universidade em desenvolvê-las, porém desconhecem a terminologia em inglês aplicada “Soft Skills”, os estudantes não se identificavam no papel de líder, além de expressarem não possuírem um bom nível de inteligência emocional. O professor, os estágios, trabalhos em grupo, entre outros meios, contribuíram no desenvolvimento das Soft skills durante a formação acadêmica. Considerações finais: Os estudantes possuem um bom potencial para desenvolver níveis mais satisfatórios dessas e outras habilidades, constata-se a importância do desenvolvimento das soft skills durante a formação de enfermeiros.
Abstract: Objective: To investigate the view of nursing students about the Soft Skills inherent in the training of future nurses. Method: This is an exploratory-descriptive qualitative study carried out with 12 students. Face-to-face, recorded interviews were conducted, guided by a semi-structured script, the transcribed speeches were processed in the IRAMUTEQ Software. Results: it was shown that students recognize the importance of skills involving soft skills, and the university's role in developing them, but they are unaware of the applied terminology "Soft Skills", students did not identify themselves in the role of leader, in addition to expressing that they do not have a good level of emotional intelligence. The teacher, internships, group work, among other means, contributed to the development of soft skills during academic training. Final considerations: Students have a good potential to develop more satisfactory levels of these and other skills, it is noted the importance of developing soft skills during the training of nurses.
???metadata.dc.description.resumen???: Objetivo: Investigar la visión de los estudiantes de enfermería sobre las Soft Skills inherentes a formación de la futura enfermera. Método: Se trata de un estudio exploratorio-descriptivo de de carácter cualitativo realizado con 12 alumnos. Se realizaron entrevistas cara a cara, grabados, guiados por un guión semiestructurado, los discursos transcritos fueron procesados ​​en el Software IRAMUTEQ. Resultados: se demostró que los estudiantes reconocen la importancia de las competencias que implican habilidades blandas, y el papel de la universidad en desarrollarlas, pero desconocen la terminología en inglés aplicado “Soft Skills”, la los estudiantes no se identificaron con el rol de líder, además de expresar que no tenían buen nivel de inteligencia emocional. El docente, pasantías, trabajo en grupo, entre otros. otros medios, contribuyeron al desarrollo de habilidades blandas durante la formación académica. Consideraciones finales: Los estudiantes tienen un buen potencial para desarrollar niveles superiores resultados satisfactorios de estas y otras habilidades, se comprueba la importancia del desarrollo de habilidades blandas durante la formación de enfermeras.
Keywords: Enfermagem - formação profissional
SOFT SKILLS
Enfermeiro - formação
Relações interpessoais
Habilidades sociais
Educação em enfermagem
Mercado de trabalho
Nursing - professional training
Nurse - training
Interpersonal relationships
Social skills
Nursing education
Job market
Enfermería - formación profesional
HABILIDADES BLANDAS
Enfermera - formación
Relaciones interpersonales
Habilidades sociales
Educacion en enfermeria
Educacion en enfermeria
???metadata.dc.subject.cnpq???: Enfermagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28987
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GENILSA KEROLAINE SANTOS DE OLIVEIRA - TCC BACHARELADO EM ENFERMAGEM CES 2023.pdfGenilsa Kerolaine Santos de Oliveira - TCC Bacharelado em Enfermagem CES 20231.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.