Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28989
Title: Arte na Educação Infantil no município de Aurora-CE: um olhar sobre as práticas pedagógicas
Other Titles: Art in Early Childhood Education in the municipality of Aurora-CE: a look at pedagogical practices.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Cícera Rayane da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Kássia Mota de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: JOCA , Alexandre Martins.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FONTENELE , Inambê Sales.
Keywords: Educação infantil;Arte;Prática Pedagogica;Ensino;Child education;Art;Pedagogical Practice;Teaching
Issue Date: 7-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Cícera Rayane da. Arte na Educação Infantil no município de Aurora-CE: um olhar sobre as práticas pedagógicas. 2023. 75f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho objetiva compreender como a arte está sendo trabalhada no município de Aurora-CE, a partir das práticas das professoras da Educação Infantil. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória do tipo estudo de caso com uma abordagem qualitativa, em uma creche, localizada na zona rural do município. Por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com quatro professoras da instituição, e a análise sobre os planos de aulas e sobre o projeto político pedagógico (PPP), verificou-se o desenvolvimento das práticas educativas em arte, as concepções de arte imbuídas nesse processo e possíveis desafios quanto ao planejamento das aulas. Para a fundamentação do estudo, foram utilizados autores como, FERREIRA (2012); OSTETTO (2011); FUSARI e FERRAZ (2009), documentos oficiais: BNCC (2018), RCNEI (1998), dentre outros. O estudo foi dividido em três capítulos. No primeiro capítulo é realizada uma discussão sobre a importância da arte para o contexto educativo e infantil. Depois disso, é realizado um contraponto sobre como se deve trabalhar a arte na Educação Infantil e como ela se apresenta na realidade escolar. Por conseguinte, é refletido as concepções de arte presentes nos moldes das práticas pedagógicas. Como resultado da pesquisa, constatou-se que o trabalho com a arte na primeira infância na zona rural do município de Aurora-CE acontece por meio de práticas descontextualizadas e pragmáticas, em que está vinculada a concepção de arte como recurso pedagógico e componente complementar. Nesse contexto, o ensino de arte desenvolvido, acaba por limitar uma aprendizagem significativa e um desenvolvimento pleno das crianças.
Abstract: This work aims to understand how art is being worked in the municipality of Aurora-CE, from the practices of Early Childhood Education teachers. For this, an exploratory research of the case study type was carried out with a qualitative approach, in a nursery, located in the rural area of the municipality. Through semi structured interviews carried out with four teachers from the institution, and the analysis of the lesson plans and the political pedagogical project (PPP), the development of educational practices in art, the conceptions of art imbued in this process and possible challenges in lesson planning. For the foundation of the study, authors such as FERREIRA (2012); OSTETTO (2011); FUSARI and FERRAZ (2009), official documents: BNCC (2018), RCNEI (1998), among others. The study was divided into three chapters. In the first chapter, a discussion is carried out on the importance of art for the educational and child context. After that, a counterpoint is made on how art should be worked on in Early Childhood Education and how it presents itself in school reality. Therefore, the conceptions of art present in the molds of pedagogical practices are reflected. As a result of the research, it was found that the work with art in early childhood in the rural area of the municipality of Aurora-CE happens through decontextualized and pragmatic practices, in which the conception of art is linked as a pedagogical resource and complementary component. In this context, the teaching of art developed ends up making meaningful learning and full development of children unfeasible.
Keywords: Educação infantil
Arte
Prática Pedagogica
Ensino
Child education
Art
Pedagogical Practice
Teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28989
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CÍCERA RAYANE DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdfCícera Rayane da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2023.552.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.