Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28995
Title: A importância do PIBID no desenvolvimento dos saberes docentes: observados a partir do subprojeto de Geografia.
Other Titles: The importance of PIBID in the development of teaching knowledge: observed from the Geography subproject.
???metadata.dc.creator???: ARAUJO, Gustavo Barbosa Soares.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NÓBREGA, Ivanalda Dantas.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Alecio Soares.
Keywords: Programa Institucional de Bolça de Iniciação à Docência;PIBID - Geografia;Formação docente;Saberes docentes;Iniciação à docência;Maurice Tardif;Institutional Teaching Initiation Scholarship Program - Brazil;Teacher training;Teaching knowledge;Introduction to teaching;Formación de profesores;Enseñanza del conocimiento;Introducción a la enseñanza
Issue Date: 2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAUJO, Gustavo Barbosa Soares. A importância do PIBID no desenvolvimento dos saberes docentes: observados a partir do subprojeto de Geografia. 2023. 25f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28995
???metadata.dc.description.resumo???: O presente artigo é resultado de um estudo sobre a importância do PIBID no desenvolvimento de saberes docentes, observados a partir do subprojeto de Geografia. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições da iniciação à docência no desenvolvimento dos saberes docentes. Nesse viés, este trabalho expõe as experiências dos bolsistas do PIBID Geografia do Centro de Humanidades (CH), da Universidade Federal de Campina Grande(UFCG), do Edital de Nº 12/2020 vigente entre os anos de 2020 a 2022, campus sede, onde foi realizado o levantamento bibliográfico, buscando através de aportes te􀄂ricos como, artigos científicos, livros e leis, sobretudo, os que tratam desse assunto. Como metodologia, utilizou se a abordagem qualitativa, a qual implicou na aplicação de questionários com quatro participantes egressos do Programa, a análise dos dados foi realizada com base na revisão das respostas obtidas, a partir dos resultados deste estudo, constatou-se a importância do respectivo Programa na formação inicial do docente, sobretudo, no desenvolvimento dos saberes docentes. Assim, concluiu-se que o PIBID proporciona de forma integradora o desenvolvimento de saberes teóricos e práticos para todos os participantes, contribuindo para a formação docente e para o desenvolvimento da Educação Básica.
Keywords: Programa Institucional de Bolça de Iniciação à Docência
PIBID - Geografia
Formação docente
Saberes docentes
Iniciação à docência
Maurice Tardif
Institutional Teaching Initiation Scholarship Program - Brazil
Teacher training
Teaching knowledge
Introduction to teaching
Formación de profesores
Enseñanza del conocimiento
Introducción a la enseñanza
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28995
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GUSTAVO BARBOSA SOARES ARAUJO - ARTIGO LIC. GEOGRAFIA CH 2023.pdfGustavo Barbosa Soares Araujo - Artigo Lic. Geografia CH 2023263.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.