Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28995
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARAUJO, G. B. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4801021324325777pt_BR
dc.contributor.advisor1CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.-
dc.contributor.advisor1IDCARVALHO, L. E. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6289433533777830pt_BR
dc.contributor.referee1NÓBREGA, Ivanalda Dantas.-
dc.contributor.referee2SILVA, Alecio Soares.-
dc.description.resumoO presente artigo é resultado de um estudo sobre a importância do PIBID no desenvolvimento de saberes docentes, observados a partir do subprojeto de Geografia. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições da iniciação à docência no desenvolvimento dos saberes docentes. Nesse viés, este trabalho expõe as experiências dos bolsistas do PIBID Geografia do Centro de Humanidades (CH), da Universidade Federal de Campina Grande(UFCG), do Edital de Nº 12/2020 vigente entre os anos de 2020 a 2022, campus sede, onde foi realizado o levantamento bibliográfico, buscando através de aportes te􀄂ricos como, artigos científicos, livros e leis, sobretudo, os que tratam desse assunto. Como metodologia, utilizou se a abordagem qualitativa, a qual implicou na aplicação de questionários com quatro participantes egressos do Programa, a análise dos dados foi realizada com base na revisão das respostas obtidas, a partir dos resultados deste estudo, constatou-se a importância do respectivo Programa na formação inicial do docente, sobretudo, no desenvolvimento dos saberes docentes. Assim, concluiu-se que o PIBID proporciona de forma integradora o desenvolvimento de saberes teóricos e práticos para todos os participantes, contribuindo para a formação docente e para o desenvolvimento da Educação Básica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleA importância do PIBID no desenvolvimento dos saberes docentes: observados a partir do subprojeto de Geografia.pt_BR
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28995-
dc.date.accessioned2023-03-08T01:29:47Z-
dc.date.available2023-03-07-
dc.date.available2023-03-08T01:29:47Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolça de Iniciação à Docênciapt_BR
dc.subjectPIBID - Geografiapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectSaberes docentespt_BR
dc.subjectIniciação à docênciapt_BR
dc.subjectMaurice Tardifpt_BR
dc.subjectInstitutional Teaching Initiation Scholarship Program - Brazilpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectTeaching knowledgept_BR
dc.subjectIntroduction to teachingpt_BR
dc.subjectFormación de profesorespt_BR
dc.subjectEnseñanza del conocimientopt_BR
dc.subjectIntroducción a la enseñanzapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAUJO, Gustavo Barbosa Soares.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of PIBID in the development of teaching knowledge: observed from the Geography subproject.pt_BR
dc.identifier.citationARAUJO, Gustavo Barbosa Soares. A importância do PIBID no desenvolvimento dos saberes docentes: observados a partir do subprojeto de Geografia. 2023. 25f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28995pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GUSTAVO BARBOSA SOARES ARAUJO - ARTIGO LIC. GEOGRAFIA CH 2023.pdfGustavo Barbosa Soares Araujo - Artigo Lic. Geografia CH 2023263.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.