Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28998
Title: Entre fadas boas, uma má: o arquétipo de Malévola no cinema.
Other Titles: Among good fairies, one bad: the archetype of Maleficent in cinema.
???metadata.dc.creator???: ALVES NETO, Manoel.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LÔBO, Isamarc Gonçalves.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SALES NETO, Francisco Firmino.
???metadata.dc.contributor.referee2???: GONÇALVES, Carlos Cleiton Evangelista.
Keywords: Contos de fadas;Malévola;Cinema;Arquétipo;Vilões;A bela adormecida;Análise;Fairy tale;Maleficent;Movie theater;Archetype;Villains;Sleeping Beauty;Analysis
Issue Date: 26-Oct-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALVES NETO, Manoel. Entre fadas boas, uma má: o arquétipo de Malévola no cinema. 2022. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: As narrativas em torno do cinema podem englobar diferentes áreas de ensino, e a história é uma delas. O cinema pode fomentar desde estudos sobre civilizações até apontamentos pouco averiguados no ramo historiográfico. Este trabalho busca compreender como os personagens do tipo vilão se comportam na sétima arte, usando como ponto base os filmes com a Malévola, personagem do conto de fadas de A Bela Adormecida. As principais fontes para a produção do trabalho são os filmes produzidos pelos estúdios Disney nos anos de 1959 e 2014, além de se utilizar de fontes bibliográficas da literatura para analisar o comportamento da personagem perante o objetivo da pesquisa, utilizando-se das ideias de Vladimir Propp (1984), Peter Burke (2010) e Janaina dos Santos Gamba (2014). Depois de todo o levantamento e pesquisa, pode-se notar que a personagem segue um padrão de arquétipo na qual é inserida, fazendo com que ela se transforme na vilã que a ela é destinada.
Abstract: Narratives around cinema can encompass different areas of teaching, and history is one of them. The cinema can promote from studies on civilizations to notes little investigated in the historiographical field. This work seeks to understand how villaintype characters behave in the seventh art, using as a base point the films with Maleficent, a character from the fairy tale of Sleeping Beauty. The main sources for the production of the work are the films produced by Disney studios in the years 1959 and 2014, in addition to using bibliographic sources of literature to analyze the behavior of the character towards the objective of the research, using the ideas of Vladimir Propp (1984), Peter Burke (2010) and Janaina dos Santos Gamba (2014). After all the survey and research, it can be seen that the character follows an archetype pattern in which she is inserted, causing her to become the villain she is destined for.
Keywords: Contos de fadas
Malévola
Cinema
Arquétipo
Vilões
A bela adormecida
Análise
Fairy tale
Maleficent
Movie theater
Archetype
Villains
Sleeping Beauty
Analysis
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28998
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MANOEL ALVES NETO. TCC. LICENCIATIRA EM HISTÓRIA. 2022.pdfManoel Alves Neto. TCC. Licenciatura em História. 2022.1.55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.