Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28998
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALVES NETO, M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6782968513211681pt_BR
dc.contributor.advisor1LÔBO, Isamarc Gonçalves.
dc.contributor.advisor1IDLÔBO, Isamarc Gonçalves.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2597332807665485pt_BR
dc.contributor.referee1SALES NETO, Francisco Firmino.
dc.contributor.referee2GONÇALVES, Carlos Cleiton Evangelista.
dc.description.resumoAs narrativas em torno do cinema podem englobar diferentes áreas de ensino, e a história é uma delas. O cinema pode fomentar desde estudos sobre civilizações até apontamentos pouco averiguados no ramo historiográfico. Este trabalho busca compreender como os personagens do tipo vilão se comportam na sétima arte, usando como ponto base os filmes com a Malévola, personagem do conto de fadas de A Bela Adormecida. As principais fontes para a produção do trabalho são os filmes produzidos pelos estúdios Disney nos anos de 1959 e 2014, além de se utilizar de fontes bibliográficas da literatura para analisar o comportamento da personagem perante o objetivo da pesquisa, utilizando-se das ideias de Vladimir Propp (1984), Peter Burke (2010) e Janaina dos Santos Gamba (2014). Depois de todo o levantamento e pesquisa, pode-se notar que a personagem segue um padrão de arquétipo na qual é inserida, fazendo com que ela se transforme na vilã que a ela é destinada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.titleEntre fadas boas, uma má: o arquétipo de Malévola no cinema.pt_BR
dc.date.issued2022-10-26
dc.description.abstractNarratives around cinema can encompass different areas of teaching, and history is one of them. The cinema can promote from studies on civilizations to notes little investigated in the historiographical field. This work seeks to understand how villaintype characters behave in the seventh art, using as a base point the films with Maleficent, a character from the fairy tale of Sleeping Beauty. The main sources for the production of the work are the films produced by Disney studios in the years 1959 and 2014, in addition to using bibliographic sources of literature to analyze the behavior of the character towards the objective of the research, using the ideas of Vladimir Propp (1984), Peter Burke (2010) and Janaina dos Santos Gamba (2014). After all the survey and research, it can be seen that the character follows an archetype pattern in which she is inserted, causing her to become the villain she is destined for.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28998
dc.date.accessioned2023-03-08T11:30:48Z
dc.date.available2023-03-07
dc.date.available2023-03-08T11:30:48Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectContos de fadaspt_BR
dc.subjectMalévolapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectArquétipopt_BR
dc.subjectVilõespt_BR
dc.subjectA bela adormecidapt_BR
dc.subjectAnálisept_BR
dc.subjectFairy talept_BR
dc.subjectMaleficentpt_BR
dc.subjectMovie theaterpt_BR
dc.subjectArchetypept_BR
dc.subjectVillainspt_BR
dc.subjectSleeping Beautypt_BR
dc.subjectAnalysispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALVES NETO, Manoel.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAmong good fairies, one bad: the archetype of Maleficent in cinema.pt_BR
dc.identifier.citationALVES NETO, Manoel. Entre fadas boas, uma má: o arquétipo de Malévola no cinema. 2022. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MANOEL ALVES NETO. TCC. LICENCIATIRA EM HISTÓRIA. 2022.pdfManoel Alves Neto. TCC. Licenciatura em História. 2022.1.55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.