Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29002
Title: A paleontologia no CES / UFCG: uma revisão integrativa a partir dos trabalhos de conclusão de curso.
Other Titles: Paleontology at CES / UFCG: an integrative review from the course completion work.
Paleontología en CES/UFG: una revisión integradora desde la trabajo de finalización del curso.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Wesley Lúcio da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LOPES, Marcus José Conceição.
???metadata.dc.contributor.referee1???: APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Michelle Gomes.
Keywords: Paleontologia;Paleontologia – CES - UFCG;Paleontologia – CES - TCC;Práticas pedagógicas;Metodologias de ensino;Fósseis;Paleontology;Paleontology – CES - UFCG;Paleontology – CES - TCC;Pedagogical practices;Methodologies of teaching;Fossils;Prácticas pedagógicas;Metodologías de enseñando;Fósiles
Issue Date: 8-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Wesley Lúcio da. A paleontologia no CES / UFCG: uma revisão integrativa a partir dos trabalhos de conclusão de curso. 2023. 67 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Ao passar dos anos a Paleontologia tem ganhado a atenção de pesquisadores e professores, que desenvolvem pesquisas, projetos, ações com múltiplas abordagens temáticas e metodológicas para públicos e situações diversas, construindo um cenário amplo quanto às formas de conceber essa ciência. A presente pesquisa tem como objetivo realizar uma Revisão Integrativa dos Trabalhos de Conclusão de Curso da área da Paleontologia, produzidos por alunos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Esse trabalho realizou abordagem quati-quantitativa de cunho exploratório e descritivo com 16 monografias disponíveis no acesso da biblioteca do CES/UFCG entre o ano 2011 e 2022. A análise das monografias foi feita a partir de quadros comparativos e fichas de análises, com destaque para o tipo de pesquisa, área de estudo, metodologia e publico alvo. Os resultados evidenciaram que, existe uma grande alternância no interesse em pesquisar sobre a temática Paleontologia, considerando à concentração de propostas de pesquisa de intervenção e exploratória. O maior número de trabalhos foram executados na área de ensino e desenvolvidos com estudantes do ensino básico, por meio de diferentes alternativas didáticas. Além disso, foi comprovado que a grande maioria das pesquisas adotou a combinação simultânea de dois métodos: quati-quantitativo.
Abstract: Over the years, Paleontology has gained the attention of researchers and professors, who develop research, projects, actions with multiple thematic and methodological approaches for different audiences and situations, building a broad scenario regarding the ways of conceiving this science. This research aims to carry out an Integrative Review of Course Completion Works in the area of Paleontology, produced by students of the degree course in Biological Sciences. This work carried out a qualitative and quantitative approach of an exploratory and descriptive nature with 16 monographs available in the access of the CES/UFCG library between the year 2011 and 2022. The analysis of the monographs was carried out from comparative tables, with emphasis on the type of research , study area, methodology and target audience. The results showed that there is a great alternation in the interest in researching on the Paleontology theme, considering the concentration of intervention and exploratory research proposals. The largest number of works were carried out in the teaching area and developed with primary school students, through different didactic alternatives. In addition, it was proven that the vast majority of research adopted the simultaneous combination of two methods: quali-quantitative.
???metadata.dc.description.resumen???: A lo largo de los años, la Paleontología ha ganado la atención de investigadores y docentes, que desarrollan investigaciones, proyectos, acciones con múltiples enfoques temas y metodologías para diferentes públicos y situaciones, construyendo un escenario amplio en cuanto a las formas de concebir esta ciencia. La presente investigación tiene como objetivo objetivo realizar una Revisión Integradora de los Trabajos de Finalización de Curso del área de Paleontología, elaborado por estudiantes de la carrera de Licenciatura en Ciencias Biológico. Este trabajo realizó un abordaje cuali-cuantitativo de exploratorio y descriptivo con 16 monografías disponibles en la biblioteca de la CES/UFCG entre el año 2011 y 2022. El análisis de las monografías se realizó a partir de cuadros comparativos y fichas de análisis, destacando el tipo de investigación, área de estudio, metodología y público objetivo. Los resultados mostraron que existe una gran alternancia en el interés por investigar sobre el tema Paleontología, considerando la concentración de propuestas de investigación de intervención y exploratorio. La mayor cantidad de obras se realizaron en el área de docencia y desarrollado con estudiantes de primaria, a través de diferentes alternativas didácticas. Además, se ha demostrado que la gran mayoría de la investigación adoptó la combinación simultánea de dos métodos: cuali-cuantitativo.
Keywords: Paleontologia
Paleontologia – CES - UFCG
Paleontologia – CES - TCC
Práticas pedagógicas
Metodologias de ensino
Fósseis
Paleontology
Paleontology – CES - UFCG
Paleontology – CES - TCC
Pedagogical practices
Methodologies of teaching
Fossils
Prácticas pedagógicas
Metodologías de enseñando
Fósiles
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Biológicas
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29002
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WESLEY LÚCIO DA SILVA - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2023.pdfWesley Lúcio da Silva - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 20231.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.