Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29004
Title: As conseqüências da modernidade: um estudo da inserção/adaptação de alunos e professores do curso de história da UFCG/CFP ao mundo digital, ao computador e as redes de internet entre os anos de 2019 e 2022.
Other Titles: The consequences of modernity: a study of the insertion/adaptation of students and teachers of the UFCG/CFP history course to the digital world, to the computer and internet networks between the years 2019 and 2022.
???metadata.dc.creator???: MORAIS, Samuel Lima de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Silvana Vieira de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA, Israel Soares de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BANDEIRA, Francinaldo de Souza.
Keywords: Educação;Tecnologia;Computador;Mídias sociais;Pós- modernidade;Cultura acadêmica;Education;Technology;Computer;Social media;Post - modernity;Academic culture
Issue Date: 15-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MORAIS, Samuel Lima de. As conseqüências da modernidade: um estudo da inserção/adaptação de alunos e professores do curso de história da UFCG/CFP ao mundo digital, ao computador e as redes de internet entre os anos de 2019 e 2022. 2023. 95f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho visa entender e pensar a história da aproximação do mundo acadêmico (professores e alunos do curso de história da Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Formação de Professores, Campus Cajazeiras - PB, com o mundo das redes de computadores, e o acesso ao mundo digital.). Em segundo lugar visa entender como o computador pode e tem sido ser usado como ferramenta na universidade para facilitar o ensino e aprendizagem dos alunos, em terceiro lugar visa debater como professores e alunos estão se adaptando a uso dessa ferramenta e a influencias da relação homem e tecnologia, como afeta o cotidiano. Trata-se, pois de uma pesquisa qualitativa, cuja metodologia da história oral e coleta de entrevistas, como formas de produção da documentação. Do ponto de vista teórico trata-se de uma pesquisa do campo da história social, com ênfase na cultural moderna e na globalização.
Abstract: This work aims to understand and think about the history of the approach of the academic world, teachers and students of the history course at the Federal University of Campina Grande –Teacher Training Center (Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Formação de Professores), Campus Cajazeiras -PB, with the world of networks of computers, and the access to the digital world. Secondly, it aims to understand how the computer can and has been used as a tool in schools and universities to facilitate teaching and student learning, in third place aims to discuss how teachers and students are adapting to the use of this tool and the influences of the relationship between man and technology, such as affects everyday life. It is, therefore, a qualitative research, whose methodology of oral history and collection of interviews, as ways of producing documentation. From a theoretical point of view it is a research in the field of social history, with emphasis on modern culture and globalization.
Keywords: Educação
Tecnologia
Computador
Mídias sociais
Pós- modernidade
Cultura acadêmica
Education
Technology
Computer
Social media
Post - modernity
Academic culture
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29004
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SAMUEL LIMA DE MORAIS. TCC. LICENCIATURA EM HISTÓRIA. 2023.pdfSamuel Lima de Morais. TCC. Licenciatura em História. 2023.667.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.