Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29005
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, T. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6974413778795012pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo.-
dc.contributor.advisor1IDMACEDO SILVA, A. D. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3897860267687210pt_BR
dc.contributor.referee1BRITO, Leonardo Lira de.-
dc.contributor.referee1IDBRITO, L. L.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3696932840476955pt_BR
dc.contributor.referee2PINA NEVES, Regina da Silva.-
dc.contributor.referee2IDPINA NEVES, R. S.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5874654544324539pt_BR
dc.description.resumoO Estágio Curricular Supervisionado (ECS) é um componente curricular importante para formação inicial docente, pois é nessa etapa da graduação que os licenciandos terão uma aproximação com a realidade profissional. Sabemos ainda, que as metodologias de ensino e/ou ferramentas didáticas é a forma que o docente escolhe para ministrar suas aulas, dito isso, é de suma importância a escolha destas para as regências nos estágios. Em consideração a isso, nosso trabalho tem como objetivo analisar experiências vivenciadas nos Estágios Curriculares Supervisionados em Matemática (ECSM) II a partir das diferentes metodologias de ensino e/ou ferramentas didáticas (Lesson Study e outras). Os dados da pesquisa foram obtidos através de um questionário e de relatos de experiências de duas turmas distintas do ECSM II. Nos nossos resultados trazemos discussões acerca das metodologias de ensino e/ou ferramentas didáticas que foram mais utilizadas pelos estagiários, onde destacam: Ensino Tradicional, Jogos, Lesson Study e Resolução de Problemas. Por fim, pudemos concluir que algumas metodologias de ensino e/ou ferramentas didáticas, utilizadas pelos licenciandos, foram significativas para a sua formação inicial no contexto de Estágio, tendo em vista, a importância que as mesmas têm perante o ensino-aprendizagem de Matemática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleUma análise do estágio curricular supervisionado em dois contextos: com e sem Lesson Study.pt_BR
dc.date.issued2023-02-07-
dc.description.abstractThe Supervised Curricular Internship (ECS) is an important curricular component for initial teacher training, as it is at this stage of graduation that undergraduates will have an approximation with the professional reality. We also know that teaching methodologies and/or didactic tools are the way teachers choose to teach their classes, that said, choosing these for conducting internships is of paramount importance. In consideration of this, our work aims to analyze experiences lived in the Supervised Curricular Internships in Mathematics (ECSM) II from the different teaching methodologies and/or teaching tools (Lesson Study and others). Research data were obtained through a questionnaire and experience reports from two different ECSM II classes. In our results we bring discussions about the teaching methodologies and/or teaching tools that were most used by the interns, which highlight: Traditional Teaching, Games, Lesson Study and Problem Solving. Finally, we were able to conclude that some teaching methodologies and/or didactic tools, used by the undergraduates, were significant for their initial training in the context of Internship, in view of the importance they have in relation to the teaching and learning of Mathematics.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29005-
dc.date.accessioned2023-03-08T17:57:34Z-
dc.date.available2023-03-08-
dc.date.available2023-03-08T17:57:34Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectLesson studypt_BR
dc.subjectEstágio curricular supervisionadopt_BR
dc.subjectMatemática - Estágio curricular supervisionadopt_BR
dc.subjectEstágiopt_BR
dc.subjectMetodologiaspt_BR
dc.subjectFerramentaspt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectSupervised internshippt_BR
dc.subjectMathematics - Supervised curricular internshippt_BR
dc.subjectInternshippt_BR
dc.subjectMethodologiespt_BR
dc.subjectToolspt_BR
dc.subjectEstudio de la lecciónpt_BR
dc.subjectPasantía supervisadapt_BR
dc.subjectMatemáticas - Prácticas curriculares supervisadaspt_BR
dc.subjectPrácticaspt_BR
dc.subjectHerramientaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Thaís Araújo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAn analysis of the supervised curricular internship in two contexts: with and without Lesson Study.pt_BR
dc.title.alternativeUn análisis de la práctica curricular supervisada en dos contextos: con y sin estudio de lección.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Thaís Araújo. Uma análise do estágio curricular supervisionado em dois contextos: com e sem Lesson Study. 2023. 25 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.pt_BR
dc.description.resumenLa Práctica Curricular Supervisada (ECS) es un componente curricular importante para la formación experiencia docente inicial, ya que es en esta etapa de egreso que los estudiantes de pregrado tendrán una aproximación con el realidad profesional. También sabemos que las metodologías didácticas y/o las herramientas didácticas son forma que el docente elige para impartir sus clases, dicho esto, es de suma importancia elegir estas para las regencias en las pasantías. En este sentido, nuestro trabajo pretende analizar experiencias vividas en las Prácticas Curriculares Supervisadas en Matemática (ECSM) II de de las diferentes metodologías didácticas y/o herramientas didácticas (Lesson Study y otros). Los datos de investigación se obtuvieron a través de un cuestionario y los informes de experiencias de dos clases diferentes del ECSM II. En nuestros resultados traemos discusiones sobre las metodologías de enseñanza y/o herramientas didácticas que más utilizaron los pasantes, entre las que se destacan: Enseñanza Tradicional, Juegos, estudio de lecciones y resolución de problemas. Finalmente, pudimos concluir que algunos metodologías de enseñanza y/o herramientas didácticas, utilizadas por los estudiantes de pregrado, fueron significativas para su formación inicial en el contexto del Internado, dada la importancia que tienen ante la enseñanza-aprendizaje de las Matemáticas.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THAIS ARAÚJO SILVA - TCC LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2023.pdfThais Araújo Silva - TCC Licenciatura em Matemática CES 2023301.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.