Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29012
Title: Alfabetização e letramento nos anos iniciais: proposta didático-metodológica.
Other Titles: Literacy and literacy in the early years: didactic-methodological proposal.
???metadata.dc.creator???: LOURENÇO, Cícera Romana Cardoso.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MOURA, Adriana Sidralle Rolim de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FEITOSA , Belijane Marques.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA , Abdoral Inácio da.
Keywords: Alfabetização;Letramento;Anos iniciais;Ensino Fundamental;Literacy;Literacy;Early years;Elementary School
Issue Date: 9-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LOURENÇO, Cícera Romana Cardoso. Alfabetização e letramento nos anos iniciais: proposta didático-metodológica. 2022. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho discute sobre o processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais, apresentando procedimentos didático-metodológicos a serem utilizados pelos educadores para desenvolver o processo de alfabetizar-letrando de maneira a diminuir as dificuldades mais recorrentes. Ao considerar os dados estatísticos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pessoas entre 15 anos ou mais não são capazes de ler e escrever nem ao menos um bilhete simples. Assim, a problemática deste estudo é: como contribuir para um melhor desenvolvimento do processo de alfabetização e letramento dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental? A partir desta questão, o objetivo geral da pesquisa é: investigar sobre alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa é de caráter bibliográfico, com abordagem qualitativa. Autores como: Vargas e Lopes (2006), Cagliari (2010) e Soares (1998), Brasil (2018), Kleiman (2003), Moura e Martins (2012), Nascimento e Santos (2018), Scliar-Cabral (2014), entre outros, foram utilizados como embasamento para a construção do referencial teórico. Espera-se que este estudo venha contribuir para a formação docente, e, por meio dos procedimentos aqui propostos, auxiliar na formação de sujeitos alfabetizados e letrados.
Abstract: The present work discusses the literacy and literacy process in the early years, presenting didactic-methodological procedures to be used by educators to develop the literacyliteracy process in order to reduce the most recurrent difficulties. When considering the statistical data from the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE), people aged 15 or over are not able to read and write even a simple note. Thus, the problem of this study is: how to contribute to a better development of the process of literacy and literacy of students in the early years of elementary school? From this question, the general objective of the research is: to investigate literacy and literacy in the early years of elementary school. The research is bibliographic in nature, with a qualitative approach. Authors such as: Vargas and Lopes (2006), Cagliari (2010) and Soares (1998), Brazil (2018), Kleiman (2003), Moura and Martins (2012), Nascimento and Santos (2018), ScliarCabral (2014) , among others, were used as a basis for the construction of the theoretical framework. It is hoped that this study will contribute to teacher education and, through the procedures proposed here, help in the formation of literate and literate subjects.
Keywords: Alfabetização
Letramento
Anos iniciais
Ensino Fundamental
Literacy
Literacy
Early years
Elementary School
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29012
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CÍCERA ROMANA CARDOSO LOURENÇO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2022.pdfCícera Romana Cardoso Lourenço. Monografia Pedagogia. CFP 2022.289.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.