Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29012
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1MOURA, Adriana Sidralle Rolim de.-
dc.contributor.advisor1IDMOURA, Adriana Sidralle Rolim de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1626108523496818pt_BR
dc.contributor.referee1FEITOSA , Belijane Marques.-
dc.contributor.referee2SILVA , Abdoral Inácio da.-
dc.description.resumoO presente trabalho discute sobre o processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais, apresentando procedimentos didático-metodológicos a serem utilizados pelos educadores para desenvolver o processo de alfabetizar-letrando de maneira a diminuir as dificuldades mais recorrentes. Ao considerar os dados estatísticos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pessoas entre 15 anos ou mais não são capazes de ler e escrever nem ao menos um bilhete simples. Assim, a problemática deste estudo é: como contribuir para um melhor desenvolvimento do processo de alfabetização e letramento dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental? A partir desta questão, o objetivo geral da pesquisa é: investigar sobre alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa é de caráter bibliográfico, com abordagem qualitativa. Autores como: Vargas e Lopes (2006), Cagliari (2010) e Soares (1998), Brasil (2018), Kleiman (2003), Moura e Martins (2012), Nascimento e Santos (2018), Scliar-Cabral (2014), entre outros, foram utilizados como embasamento para a construção do referencial teórico. Espera-se que este estudo venha contribuir para a formação docente, e, por meio dos procedimentos aqui propostos, auxiliar na formação de sujeitos alfabetizados e letrados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleAlfabetização e letramento nos anos iniciais: proposta didático-metodológica.pt_BR
dc.date.issued2023-02-09-
dc.description.abstractThe present work discusses the literacy and literacy process in the early years, presenting didactic-methodological procedures to be used by educators to develop the literacyliteracy process in order to reduce the most recurrent difficulties. When considering the statistical data from the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE), people aged 15 or over are not able to read and write even a simple note. Thus, the problem of this study is: how to contribute to a better development of the process of literacy and literacy of students in the early years of elementary school? From this question, the general objective of the research is: to investigate literacy and literacy in the early years of elementary school. The research is bibliographic in nature, with a qualitative approach. Authors such as: Vargas and Lopes (2006), Cagliari (2010) and Soares (1998), Brazil (2018), Kleiman (2003), Moura and Martins (2012), Nascimento and Santos (2018), ScliarCabral (2014) , among others, were used as a basis for the construction of the theoretical framework. It is hoped that this study will contribute to teacher education and, through the procedures proposed here, help in the formation of literate and literate subjects.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29012-
dc.date.accessioned2023-03-08T19:43:01Z-
dc.date.available2023-03-08-
dc.date.available2023-03-08T19:43:01Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectAnos iniciaispt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectEarly yearspt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLOURENÇO, Cícera Romana Cardoso.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLiteracy and literacy in the early years: didactic-methodological proposal.pt_BR
dc.identifier.citationLOURENÇO, Cícera Romana Cardoso. Alfabetização e letramento nos anos iniciais: proposta didático-metodológica. 2022. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CÍCERA ROMANA CARDOSO LOURENÇO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2022.pdfCícera Romana Cardoso Lourenço. Monografia Pedagogia. CFP 2022.289.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.