Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29018
Title: Do Quilombo ao Ensino Superior: as experiências de universitários/as pertencentes à Comunidade Remanescente Quilombola “Os Rufinos” de Pombal - PB.
Other Titles: From Quilombo to Higher Education: the experiences of university students belonging to the Quilombola Remnant Community “Os Rufinos” in Pombal - PB.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Edilene Barbosa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MACHADO, Viviane Guidotti.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA , José Amiraldo Alves da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, Rozilene Lopes de.
Keywords: Ensino superior;Universidade;Quilombo;Identidade Quilombola;Discentes Quilombolas;University education;University;Quilombola Identity;Quilombola Students
Issue Date: 14-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Edilene Barbosa. Do Quilombo ao Ensino Superior: as experiências de universitários/as pertencentes à Comunidade Remanescente Quilombola “Os Rufinos” de Pombal - PB. 2023. 70f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa aborda a temática dos Quilombolas no Ensino Superior, na perspectiva de perceber o quanto se faz necessário algumas interrogações para romper com o silenciamento e apagamento da população negra/quilombola na universidade. Dessa forma, objetivou compreender a trajetória acadêmica dos universitários/as pertencentes à Comunidade Remanescente Quilombola “Os Rufinos” de PombalPB. Diante disso, possibilita analisar a realidade existente sobre os corpos negros/as quilombolas na Universidade, e concomitantemente, o aquilombamento enquanto sujeitos/as de direitos. Nessa pesquisa buscamos responder a seguinte questão problematizadora: Qual foi o percurso acadêmico na graduação de universitários/as da Comunidade Remanescente Quilombola “Os Rufinos” de Pombal- PB para inserção na universidade? Reafirmamos a hipótese de que o Quilombo é um lugar de resistência, e, portanto, as narrativas quilombolas no Ensino Superior possibilita compreender e romper com o silenciamento desse coletivo marginalizado nesse espaço de produção do conhecimento. O percurso metodológico da pesquisa dispõe de um estudo de campo exploratório na Comunidade Quilombola Remanescente “Os Rufinos”, com base em uma pesquisa qualitativa na História Oral. Como aportes teóricos foram estudados os seguintes autores: Moura (2020); Gomes (2005; 2017); Cunha Junior (2012) Meihy e Holanda (2017); entre outros. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado a entrevista semiestruturada com ênfase nas narrativas quilombolas. Assim, constitui-se a assunção identitária quilombola e o diálogo sobre as políticas afirmativas para o corpo negro/quilombola na Universidade. A análise de conteúdo, foi realizada a partir dos fundamentos de categorização de Meihy e Holanda (2017). Nessa investigação, como resultado das análises, conclui-se que a universidade precisa dialogar com os discentes negros/quilombolas, a fim de compreender mais sobre o processo de resistência deste povo, e assim repensar suas práticas administrativas e pedagógicas para a promoção da equidade. Portanto, percebe-se a relevância desse estudo para refletir o lugar dos corpos negros/quilombolas no Ensino Superior.
Abstract: This research addresses the theme of Quilombolas in Higher Education, with a view to realizing how much some questions are needed to break with the silencing and erasure of the black/quilombola population at the university. In this way, it aimed to understand the academic trajectory of university students belonging to the Quilombola Remnant Community “Os Rufinos” in Pombal - PB. Given this, it makes it possible to analyze the existing reality about black bodies/quilombolas at the University, and concomitantly, the quilombamento as subjects of rights. In this research, we seek to answer the following problematizing question: What was the academic path in the graduation of university students from the Quilombola Remnant Community “Os Rufinos” of Pombal-PB for insertion in the university? We reaffirm the hypothesis that the Quilombo is a place of resistance, and therefore, the quilombola narratives in Higher Education make it possible to understand and break with the silencing of this marginalized collective in this space of knowledge production. The methodological route of the research has an exploratory field study in the Quilombola Remnant Community “Os Rufinos”, based on a qualitative research in Oral History. As theoretical contributions, the following authors were studied: Moura (2020); Gomes (2005; 2017); Cunha Junior (2012) Meihy and Holanda (2017); between others. As a data collection instrument, a semistructured interview was applied with an emphasis on quilombola narratives. Thus, the quilombola identity assumption and the dialogue about affirmative policies for the black/quilombola body at the University are constituted. Content analysis was carried out based on the categorization fundamentals of Meihy and Holanda (2017). In this investigation, as a result of the analyses, it is concluded that the university needs to dialogue with black/quilombola students, in order to understand more about the resistance process of this people, and thus rethink their administrative and pedagogical practices for the promotion of equity. Therefore, one can see the relevance of this study to reflect the place of black/quilombola bodies in Higher Education.
Keywords: Ensino superior
Universidade
Quilombo
Identidade Quilombola
Discentes Quilombolas
University education
University
Quilombola Identity
Quilombola Students
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29018
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDILENE BARBOSA SANTOS. MOMOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdfEdilene Barbosa Santos. Monografia Pedagogia. CFP 2023.504.3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.