Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29021
Title: A ludicidade como ferramenta facilitadora no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil.
Other Titles: Playfulness as a facilitating tool in the teaching-learning process in Early Childhood Education.
???metadata.dc.creator???: BASTO, Ellen Cristina Bezerra.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Rozilene Lopes de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PEREIRA, Zildene Francisca.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MONTIEL, Suzi Alves.
Keywords: Ludicidade;Educação Infantil;Ensino-aprendizagem;Lúdico;Jogos;Brincadeiras;Playfulness;Child education;Teaching-learning;Ludic;Games;Pranks
Issue Date: 8-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BASTO, Ellen Cristina Bezerra. A ludicidade como ferramenta facilitadora no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. 2023. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Nesse estudo, busca-se elucidar que a utilização do lúdico no processo ensino-aprendizagem de alunos da Educação Infantil facilita o aprendizado, além de propiciar o desenvolvimento as crianças. É necessário que uso dos jogos e das brincadeiras como ferramentas facilitadoras do ensino-aprendizagem dos conteúdos sejam trabalhados conforme o currículo da instituição e a proposta pedagógica do educador de maneira dinâmica e divertida. Para tanto, os escritos partiram da seguinte indagação inicial: qual a importância das atividades lúdicas para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças na Educação Infantil? Com vistas a atender a proposta indagadora, objetiva-se principalmente observar como a utilização do lúdico facilita no processo de aquisição de competências sociais, educativas e emocionais na Educação Infantil. Para isso, pretende-se explorar o sentido epistêmico de ludicidade, compreender o desenvolvimento infantil a partir de Vygotsky (1984) e discutir a utilização de jogos e brincadeiras através do lúdico e os seus benefícios para o desenvolvimento integral da criança. Com isso, essa pesquisa justifica-se pela vontade de se compreender mais afundo como os jogos e brincadeiras e outras atividades lúdicas ajudam no processo de desenvolvimento na educação infantil, investigando o papel da ludicidade nas atividades e se elas são capazes de auxiliar efetivamente e de que modo o professor deve sentir-se nesse processo. Dessa maneira, é possível concluir que as atividades lúdicas exercem um papel importante na aprendizagem das crianças, assim como os jogos e as brincadeiras que não são apenas atividades de passatempo e enrolação do tempo escolar, mas sim uma ferramenta de grande valia para o desenvolvimento pleno das crianças, inclusive de conteúdos, propondo problemas, criando situações, assumindo condições na interação, e sendo responsável pelo desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo da criança.
Abstract: In this study, we seek to elucidate that the use of play in the teaching-learning Process of students in Early Childhood Education facilitates learning, in addition to providing interaction between children. And that the use of games and games as facilitating tools for the teaching-learning of the contents are worked according to the institution's curriculum and the educator's pedagogical proposal in a dynamic and fun way. Therefore, the writings started from the following initial question: what is the importance of recreational activities for children's learning and development in Childhood Education? With a view to meeting the questioning proposal, the main objective is to observe how the use of play facilitates the process of acquiring social, educational and emotional skills in Early Childhood Education. For this, we intend to explore the epistemic sense of ludicity, understand child development from Vygotsky (1984) and discuss the use of games and activities through play and its benefits for the integral development of the child. With this, this research is justified by the desire to understand more deeply how games and other ludic activities help in the development process in early childhood education, investigating the role of ludicity in activities and whether they are capable of effectively helping and how the teacher should feel in this process. In this way, it is possible to conclude that recreational activities play an important role in children's learning, as well as games and games that are not just pastime activities and school time distraction, but a valuable tool for the full development of the children, including contents, proposing problems, creating situations, assuming conditions in the interaction, and being responsible for the cognitive, psychomotor and affective development of the child.
Keywords: Ludicidade
Educação Infantil
Ensino-aprendizagem
Lúdico
Jogos
Brincadeiras
Playfulness
Child education
Teaching-learning
Ludic
Games
Pranks
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29021
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELLEN CRISTINA BEZERRA BASTO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdfEllen Cristina Bezerra Basto. Monografia Pedagogia. CFP 2023.568.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.