Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29022
Title: | Suporte básico de vida: conhecimento de professores da rede pública de ensino de um município do interior do Nordeste. |
Other Titles: | Basic Life Support: knowledge of teachers in the public education network of a municipality in the interior of the northeast Soporte Vital Básico: conocimientos de docentes de la red educativa pública de un municipio del interior del nordeste |
???metadata.dc.creator???: | LIMA, Anthony Rafael Medeiros de. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | CANTALICE, Anajás da Silva Cardoso. |
Keywords: | Suporte básico de vida;SBV - professores - conhecimento;Emergência escolar;Escola - ambiente - emergências;Professores - insegurança - emergência escolar.;Basic suport of life;SBV - teachers - knowledge;School emergency;School - environment - emergencies;Teachers - insecurity - school emergency;Soporte básico de la vida;SBV - maestros - conocimiento;Escuela - medio ambiente - emergencias;Docentes - inseguridad - emergencia escolar |
Issue Date: | 2023 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | LIMA, Anthony Rafael Medeiros de. Suporte básico de vida: conhecimento de professores da rede pública de ensino de um município do interior do Nordeste. 2023. 23 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. |
???metadata.dc.description.resumo???: | Trata-se de um estudo exploratório, descritivo com abordagem qualitativa, realizado no período de agosto a setembro de 2022 cujo objetivo foi analisar o conhecimento dos professores quanto as principais práticas em suporte básico de vida – SBV. Para coleta de dados foi utilizado um questionário semiestruturado e para análise a técnica de Análise de Conteúdo. Participaram da pesquisa 50 professores, sendo a maioria do sexo feminino (n=41), com idades que variaram entre 25 e 64 anos. Ao avaliar o conhecimento sobre SBV emergiram as seguintes categorias: I – Desconhecimento e insegurança diante de emergências escolares; II – Apontando soluções diante da falta de conhecimento de professores sobre RCP no ambiente escolar; e III – A importância de um projeto em SBV no o âmbito escolar. Conclui-se que o SBV é um conhecimento necessário para a vivência educacional de professores, trazendo para eles segurança e destreza em uma situação que necessite de tais práticas. |
Abstract: | This is an exploratory, descriptive study with a qualitative approach, carried out from August to September 2022, whose objective was to analyze the teachers' knowledge regarding the main practices in basic life support - BLS. For data collection a semi- structured questionnaire was used and for analysis the technique of Content Analysis. Fifty teachers participated in the research, most of them female (n=41), aged between 25 and 64 years. When assessing knowledge about BLS, the following categories emerged: I – Ignorance and insecurity in the face of school emergencies; II – Pointing out solutions to teachers' lack of knowledge about CPR in the school environment; and III – The importance of a BLS project in the school context. It is concluded that the SBV is a necessary knowledge for the educational experience of teachers, bringing them security and dexterity in a situation that requires such practices. |
???metadata.dc.description.resumen???: | Se trata de un estudio exploratorio, descriptivo, con abordaje cualitativo, realizado de agosto a septiembre de 2022, cuyo objetivo fue analizar el conocimiento de los docentes sobre las principales prácticas en soporte vital básico - SVB. Para la recolección de datos se utilizó un cuestionario semiestructurado y para el análisis la técnica de Análisis de Contenido. Cincuenta profesores participaron de la investigación, la mayoría del sexo femenino (n=41), con edades entre 25 y 64 años. Al evaluar el conocimiento sobre SVB, surgieron las siguientes categorías: I – Ignorancia e inseguridad frente a emergencias escolares; II – Señalar soluciones al desconocimiento de los docentes sobre la RCP en el ambiente escolar; y III - La importancia de un proyecto de SVB en el contexto escolar. Se concluye que el SBV es un conocimiento necesario para la experiencia educativa de los docentes, brindándoles seguridad y destreza en una situación que requiere tales prácticas. |
Keywords: | Suporte básico de vida SBV - professores - conhecimento Emergência escolar Escola - ambiente - emergências Professores - insegurança - emergência escolar. Basic suport of life SBV - teachers - knowledge School emergency School - environment - emergencies Teachers - insecurity - school emergency Soporte básico de la vida SBV - maestros - conocimiento Escuela - medio ambiente - emergencias Docentes - inseguridad - emergencia escolar |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Enfermagem |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29022 |
Appears in Collections: | Curso de Bacharelado em Enfermagem - CES - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ANTHONY RAFAEL MEDEIROS DE LIMA - TCC BACHARELADO EM ENFERMAGEM CES 2023.pdf | Anthony Rafael Medeiros de Lima - TCC Bacharelado em Enfermagem CES 2023 | 287.92 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.