Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29022
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | LIMA, A. R. M. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2489204395106133 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | CANTALICE, Anajás da Silva Cardoso. | - |
dc.contributor.advisor1ID | CARDOSO, A. S. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID | CANTALICE, ASC. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID | CARDOSO, ANAJÁS DA SILVA. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3251079218354154 | pt_BR |
dc.description.resumo | Trata-se de um estudo exploratório, descritivo com abordagem qualitativa, realizado no período de agosto a setembro de 2022 cujo objetivo foi analisar o conhecimento dos professores quanto as principais práticas em suporte básico de vida – SBV. Para coleta de dados foi utilizado um questionário semiestruturado e para análise a técnica de Análise de Conteúdo. Participaram da pesquisa 50 professores, sendo a maioria do sexo feminino (n=41), com idades que variaram entre 25 e 64 anos. Ao avaliar o conhecimento sobre SBV emergiram as seguintes categorias: I – Desconhecimento e insegurança diante de emergências escolares; II – Apontando soluções diante da falta de conhecimento de professores sobre RCP no ambiente escolar; e III – A importância de um projeto em SBV no o âmbito escolar. Conclui-se que o SBV é um conhecimento necessário para a vivência educacional de professores, trazendo para eles segurança e destreza em uma situação que necessite de tais práticas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Educação e Saúde - CES | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Enfermagem | pt_BR |
dc.title | Suporte básico de vida: conhecimento de professores da rede pública de ensino de um município do interior do Nordeste. | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.description.abstract | This is an exploratory, descriptive study with a qualitative approach, carried out from August to September 2022, whose objective was to analyze the teachers' knowledge regarding the main practices in basic life support - BLS. For data collection a semi- structured questionnaire was used and for analysis the technique of Content Analysis. Fifty teachers participated in the research, most of them female (n=41), aged between 25 and 64 years. When assessing knowledge about BLS, the following categories emerged: I – Ignorance and insecurity in the face of school emergencies; II – Pointing out solutions to teachers' lack of knowledge about CPR in the school environment; and III – The importance of a BLS project in the school context. It is concluded that the SBV is a necessary knowledge for the educational experience of teachers, bringing them security and dexterity in a situation that requires such practices. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29022 | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-09T17:32:55Z | - |
dc.date.available | 2023-03-09 | - |
dc.date.available | 2023-03-09T17:32:55Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Suporte básico de vida | pt_BR |
dc.subject | SBV - professores - conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Emergência escolar | pt_BR |
dc.subject | Escola - ambiente - emergências | pt_BR |
dc.subject | Professores - insegurança - emergência escolar. | pt_BR |
dc.subject | Basic suport of life | pt_BR |
dc.subject | SBV - teachers - knowledge | pt_BR |
dc.subject | School emergency | pt_BR |
dc.subject | School - environment - emergencies | pt_BR |
dc.subject | Teachers - insecurity - school emergency | pt_BR |
dc.subject | Soporte básico de la vida | pt_BR |
dc.subject | SBV - maestros - conocimiento | pt_BR |
dc.subject | Escuela - medio ambiente - emergencias | pt_BR |
dc.subject | Docentes - inseguridad - emergencia escolar | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | LIMA, Anthony Rafael Medeiros de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Basic Life Support: knowledge of teachers in the public education network of a municipality in the interior of the northeast | pt_BR |
dc.title.alternative | Soporte Vital Básico: conocimientos de docentes de la red educativa pública de un municipio del interior del nordeste | pt_BR |
dc.identifier.citation | LIMA, Anthony Rafael Medeiros de. Suporte básico de vida: conhecimento de professores da rede pública de ensino de um município do interior do Nordeste. 2023. 23 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. | pt_BR |
dc.description.resumen | Se trata de un estudio exploratorio, descriptivo, con abordaje cualitativo, realizado de agosto a septiembre de 2022, cuyo objetivo fue analizar el conocimiento de los docentes sobre las principales prácticas en soporte vital básico - SVB. Para la recolección de datos se utilizó un cuestionario semiestructurado y para el análisis la técnica de Análisis de Contenido. Cincuenta profesores participaron de la investigación, la mayoría del sexo femenino (n=41), con edades entre 25 y 64 años. Al evaluar el conocimiento sobre SVB, surgieron las siguientes categorías: I – Ignorancia e inseguridad frente a emergencias escolares; II – Señalar soluciones al desconocimiento de los docentes sobre la RCP en el ambiente escolar; y III - La importancia de un proyecto de SVB en el contexto escolar. Se concluye que el SBV es un conocimiento necesario para la experiencia educativa de los docentes, brindándoles seguridad y destreza en una situación que requiere tales prácticas. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Bacharelado em Enfermagem - CES - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ANTHONY RAFAEL MEDEIROS DE LIMA - TCC BACHARELADO EM ENFERMAGEM CES 2023.pdf | Anthony Rafael Medeiros de Lima - TCC Bacharelado em Enfermagem CES 2023 | 287.92 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.