Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29025
Title: Análise da satisfação com atendimento em Unidade Básica de Saúde: um estudo de caso na UBS Maria do Carmo Ramos em Sumé - PB.
Other Titles: Satisfaction analysis with at a primary health unit: A case study of UBS Maria do Carmo Ramos in Sumé-PB (Brazil).
???metadata.dc.creator???: MAYER, Henrique de Lima.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Allan Gustavo Freire da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NASCIMENTO, Alex Bruno Ferreira Marques do.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LIMA FILHO, Gilvan Dias de.
Keywords: Satisfação do usuário - saúde;Unidade Básica de Saúde Enfermeira Maria do Carmo Ramos - Sumé - PB;Estudo de caso;Atenção básica em saúde - Sumé - PB;Atendimento em unidades básicas de saúde - Sumé - PB;Sumé - PB - atenção básica em saúde;User satisfaction - public health services;Basic Health Unit Nurse Maria do Carmo Ramos - Sumé - PB;Case study;Basic health care - Sumé - PB;Assistance in basic health units - Sumé - PB;Sumé - PB - primary health care;Satisfacción del usuario - servicios de salud pública;Estudio de caso;Atención básica de salud - Sumé - PB;Asistencia en unidades básicas de salud - Sumé - PB
Issue Date: 23-Feb-2023
Mar-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MAYER, Henrique de Lima. Análise da satisfação com atendimento em Unidade Básica de Saúde: um estudo de caso na UBS Maria do Carmo Ramos em Sumé - PB. 2023. 32f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, – Sumé - Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29025
???metadata.dc.description.resumo???: A prestação de serviços públicos necessita de constante avaliação dos usuários, no tocante à qualidade e nível de satisfação dos serviços A presente pesquisa tem como escopo central a avaliação da satisfação dos usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria do Carmo Ramos do município de Sumé PB, no que tange ao atendimento médico, e profissional, e regularidade dos serviços ofertados. Como problema de pesquisa, tem-se: qual o nível de satisfação dos usuários do serviço de saúde básica com o atendimento e os serviços que têm sido ofertados pela Unidade Básica de Saúde Maria do Carmo Ramos? Trata-se de uma pesquisa empírica e bibliográfica, exploratória e descritiva com análise qualitativa. Como instrumento de coleta de dados utilizamos questionário semi-estruturado, os quais foram aplicados em uma amostragem de 10% dos usuários atendidos semanalmente pelo médico, cirurgião dentista e enfermeiro, no total participaram da pesquisa 52 usuários em UBS no município de Sumé - PB. Dentre os resultados da pesquisa, destacamos: A maioria dos usuários tiveram suas expectativas atendidas no tocante aos serviços e atendimentos da UBS, avaliando como satisfeito e muito satisfeito (98%); os pontos negativos da referida UBS, na opinião dos usuários, se refere no sentido que poderia ter uma maior agilidade na demora no atendimento e ter um quantitativo maior do número de fichas para a demanda; e às sugestões e possíveis melhorias a serem realizadas no sentido de ter uma climatização melhor, na organização (disponibilização de mais fichas diárias) e de pessoal (contratação de mais profissionais).
Abstract: The provision of public services requires constant evaluation by users, with regard to the quality and level of satisfaction of the services. Sumé PB, with regard to medical and professional care, and the regularity of the services offered. As a research problem, we have: what is the level of satisfaction of users of the basic health service with the care and services that have been offered by the Basic Health Unit Maria do Carmo Ramos? This is an empirical and bibliographical, exploratory and descriptive research with qualitative analysis. As a data collection instrument, we used a semi-structured questionnaire, which were applied to a sample of 10% of the users assisted weekly by the doctor, dentist and nurse. Among the results of the survey, we highlight: most users had their expectations met with regard to the UBS services and assistance, evaluating them as satisfied and very satisfied (98%); the negative points of the aforementioned UBS, in the opinion of the users, refer to the fact that it could have greater agility in the delay in service and have a greater number of tokens for the demand; and the suggestions and possible improvements to be made in order to have a better climate, in the organization (providing more daily sheets) and in personnel (hiring more professionals).
Keywords: Satisfação do usuário - saúde
Unidade Básica de Saúde Enfermeira Maria do Carmo Ramos - Sumé - PB
Estudo de caso
Atenção básica em saúde - Sumé - PB
Atendimento em unidades básicas de saúde - Sumé - PB
Sumé - PB - atenção básica em saúde
User satisfaction - public health services
Basic Health Unit Nurse Maria do Carmo Ramos - Sumé - PB
Case study
Basic health care - Sumé - PB
Assistance in basic health units - Sumé - PB
Sumé - PB - primary health care
Satisfacción del usuario - servicios de salud pública
Estudio de caso
Atención básica de salud - Sumé - PB
Asistencia en unidades básicas de salud - Sumé - PB
???metadata.dc.subject.cnpq???: Gestão Pública.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29025
Appears in Collections:Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública - CDSA - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HENRIQUE DE LIMA MAYER - ARTIGO GESTÃO PÚBLICA CDSA 2023.pdfHenrique de Lima Mayer - Artigo Gestão Pública CDSA 2023943.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.