Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29025
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMAYER, H. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1045471783301347pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Allan Gustavo Freire da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, A. G. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0886300382020774pt_BR
dc.contributor.referee1NASCIMENTO, Alex Bruno Ferreira Marques do.-
dc.contributor.referee2LIMA FILHO, Gilvan Dias de.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2023.tccartigo.mayer-
dc.description.resumoA prestação de serviços públicos necessita de constante avaliação dos usuários, no tocante à qualidade e nível de satisfação dos serviços A presente pesquisa tem como escopo central a avaliação da satisfação dos usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria do Carmo Ramos do município de Sumé PB, no que tange ao atendimento médico, e profissional, e regularidade dos serviços ofertados. Como problema de pesquisa, tem-se: qual o nível de satisfação dos usuários do serviço de saúde básica com o atendimento e os serviços que têm sido ofertados pela Unidade Básica de Saúde Maria do Carmo Ramos? Trata-se de uma pesquisa empírica e bibliográfica, exploratória e descritiva com análise qualitativa. Como instrumento de coleta de dados utilizamos questionário semi-estruturado, os quais foram aplicados em uma amostragem de 10% dos usuários atendidos semanalmente pelo médico, cirurgião dentista e enfermeiro, no total participaram da pesquisa 52 usuários em UBS no município de Sumé - PB. Dentre os resultados da pesquisa, destacamos: A maioria dos usuários tiveram suas expectativas atendidas no tocante aos serviços e atendimentos da UBS, avaliando como satisfeito e muito satisfeito (98%); os pontos negativos da referida UBS, na opinião dos usuários, se refere no sentido que poderia ter uma maior agilidade na demora no atendimento e ter um quantitativo maior do número de fichas para a demanda; e às sugestões e possíveis melhorias a serem realizadas no sentido de ter uma climatização melhor, na organização (disponibilização de mais fichas diárias) e de pessoal (contratação de mais profissionais).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGestão Pública.pt_BR
dc.titleAnálise da satisfação com atendimento em Unidade Básica de Saúde: um estudo de caso na UBS Maria do Carmo Ramos em Sumé - PB.pt_BR
dc.date.issued2023-02-23-
dc.date.issued2015-03-
dc.description.abstractThe provision of public services requires constant evaluation by users, with regard to the quality and level of satisfaction of the services. Sumé PB, with regard to medical and professional care, and the regularity of the services offered. As a research problem, we have: what is the level of satisfaction of users of the basic health service with the care and services that have been offered by the Basic Health Unit Maria do Carmo Ramos? This is an empirical and bibliographical, exploratory and descriptive research with qualitative analysis. As a data collection instrument, we used a semi-structured questionnaire, which were applied to a sample of 10% of the users assisted weekly by the doctor, dentist and nurse. Among the results of the survey, we highlight: most users had their expectations met with regard to the UBS services and assistance, evaluating them as satisfied and very satisfied (98%); the negative points of the aforementioned UBS, in the opinion of the users, refer to the fact that it could have greater agility in the delay in service and have a greater number of tokens for the demand; and the suggestions and possible improvements to be made in order to have a better climate, in the organization (providing more daily sheets) and in personnel (hiring more professionals).pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29025-
dc.date.accessioned2023-03-09T19:09:52Z-
dc.date.available2023-03-09-
dc.date.available2023-03-09T19:09:52Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectSatisfação do usuário - saúdept_BR
dc.subjectUnidade Básica de Saúde Enfermeira Maria do Carmo Ramos - Sumé - PBpt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectAtenção básica em saúde - Sumé - PBpt_BR
dc.subjectAtendimento em unidades básicas de saúde - Sumé - PBpt_BR
dc.subjectSumé - PB - atenção básica em saúdept_BR
dc.subjectUser satisfaction - public health servicespt_BR
dc.subjectBasic Health Unit Nurse Maria do Carmo Ramos - Sumé - PBpt_BR
dc.subjectCase studypt_BR
dc.subjectBasic health care - Sumé - PBpt_BR
dc.subjectAssistance in basic health units - Sumé - PBpt_BR
dc.subjectSumé - PB - primary health carept_BR
dc.subjectSatisfacción del usuario - servicios de salud públicapt_BR
dc.subjectEstudio de casopt_BR
dc.subjectAtención básica de salud - Sumé - PBpt_BR
dc.subjectAsistencia en unidades básicas de salud - Sumé - PBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMAYER, Henrique de Lima.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSatisfaction analysis with at a primary health unit: A case study of UBS Maria do Carmo Ramos in Sumé-PB (Brazil).pt_BR
dc.identifier.citationMAYER, Henrique de Lima. Análise da satisfação com atendimento em Unidade Básica de Saúde: um estudo de caso na UBS Maria do Carmo Ramos em Sumé - PB. 2023. 32f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, – Sumé - Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29025pt_BR
Appears in Collections:Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública - CDSA - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HENRIQUE DE LIMA MAYER - ARTIGO GESTÃO PÚBLICA CDSA 2023.pdfHenrique de Lima Mayer - Artigo Gestão Pública CDSA 2023943.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.