Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29026
Title: Escrita de si, escrita da alma: narrativa de vida entre memórias e experiências (2003-2019).
Other Titles: Self-writing, soul writing: life narrative between memories and experiences (2003-2019).
Autoescritura, escritura del alma: narrativa de vida entre recuerdos y experiencias (2003-2019).
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Diaciz Alves de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAVALCANTI, Silede Leila Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARRUDA, Mikaely Silva de.
Keywords: Escrita de si;Memórias;Relato de experiência;Narrativa de vida;PIBID - História UFCG CH;Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência;Memória coletiva;Currículo tradicional;Self writing;Memoirs;Experience report;Life narrative;Institutional Teaching Initiation Scholarship Program - Brazil;Collective memory;Traditional curriculum;Escritura propia;Informe de experiencia;Narrativa de vida;Programa de Becas de Iniciación a la Docencia Institucional - Brasil;Memoria colectiva;Plan de estudios tradicional
Issue Date: 9-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Diaciz Alves de. Escrita de si, escrita da alma: narrativa de vida entre memórias e experiências (2003-2019). 2023. 98f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relato de Experiência), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29026
???metadata.dc.description.resumo???: Nesta pesquisa temos como objetivo narrar e refletir acerca de fragmentos de minha história de vida, sobretudo, problematizar sobre minhas experiências no meio educacional oficial, iniciando no grupo escolar Ceciliano Gomes, passando pelo Colégio Municipal Padre Simão Fileto e a Escola Estadual Iolanda Tereza Chaves de Lima na cidade de Cubati, no período compreendido entre os anos de 2003 a 2015. Seguindo, das experiências vivenciadas no Curso de História da Universidade Federal de Campina Grande-UFCG entre 2017 e 2019. Nosso interesse em realizar este trabalho parte do desejo de relatar e problematizar as experiências que vivenciei estudando no modelo tradicional de ensino. Também, desejamos refletir sobre as experiências que vivenciei no ensino superior a importância da educação crítica e autônoma, onde o aluno é sujeito ativo e construtor no processo de ensino aprendizagem. Finalmente, pretendemos mostrar a importância do Pibid na formação docente. Em nossas análises percebemos que, esse trabalho tem sua importância em demostrar as grandes dificuldades que pessoas financeiramente vulneráveis têm em acessar a educação oficial no Brasil, como também evidenciar as omissões e falhas do estado brasileiro no tocante a possibilitar igualdade social, bem como a importância do Pibid na formação docente. Do ponto de vista teórico metodológico para concretização desta pesquisa dialogamos com alguns autores, a exemplo de Jorge Larrossa (2018), com suas reflexões sobre o conceito de experiência; também nos aproximamos dos estudos de Maurice Halbwachs (1990) acerca da Memória Coletiva; conversamos com Paulo Freire através de suas Pedagogias Do Oprimido (2005) e da Autonomia (1996) e para discutirmos acerca do currículo tradicional fazemos uso dos escritos de Maria das Graças Nicoletti Mizukami (1986) tratantes a esse respeito.
Abstract: In this research, we aim to narrate and reflect on fragments of my life story, above all, to discuss my experiences in the official educational environment, starting with the Ceciliano Gomes school group, passing through the Padre Simão Fileto Municipal College and the Iolanda Tereza Chaves de Lima in the city of Cubati, from 2003 to 2015. Following, from the experiences lived in the History Course at the Federal University of Campina Grande-UFCG between 2017 and 2019. Our interest in carrying out this work stems from the desire to report and problematize the experiences I lived studying in the traditional teaching model. Also, we want to reflect on the experiences I had in higher education, the importance of critical and autonomous education, where the student is an active subject and builder in the teaching-learning process. Finally, we intend to show the importance of Pibid in teacher training. In our analyzes we realized that this work is important in demonstrating the great difficulties that financially vulnerable people have in accessing official education in Brazil, as well as highlighting the omissions and failures of the Brazilian state in terms of enabling social equality, as well as the importance of Pibid in teacher training. From a theoretical and methodological point of view, to carry out this research, we dialogued with some authors, such as Jorge Larrossa (2018), with his reflections on the concept of experience; we also approach the studies of Maurice Halbwachs (1990) about Collective Memory; we talk with Paulo Freire through his Pedagogias Do Oprimido (2005) and Autonomia (1996) and to discuss about the traditional curriculum we make use of the writings of Maria das Graças Nicoletti Mizukami (1986) dealing with this regard.
???metadata.dc.description.resumen???: En esta investigación, pretendemos narrar y reflexionar sobre fragmentos de mi historia de vida, sobre todo, discutir mis experiencias en el ambiente educativo oficial, comenzando con el grupo escolar Ceciliano Gomes, pasando por el Colegio Municipal Padre Simão Fileto y el Iolanda Tereza Chaves de Lima en la ciudad de Cubati, de 2003 a 2015. A continuación, de las experiencias vividas en el Curso de Historia de la Universidad Federal de Campina Grande-UFCG entre 2017 y 2019. Nuestro interés en realizar este trabajo nace del deseo de relatar y problematizar las experiencias que viví estudiando en el modelo tradicional de enseñanza. Asimismo, queremos reflexionar sobre las experiencias que tuve en la educación superior, la importancia de una educación crítica y autónoma, donde el estudiante sea sujeto activo y constructor en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Finalmente, pretendemos mostrar la importancia de Pibid en la formación del profesorado. En nuestros análisis nos dimos cuenta de que este trabajo es importante para demostrar las grandes dificultades que las personas financieramente vulnerables tienen para acceder a la educación oficial en Brasil, además de resaltar las omisiones y fallas del estado brasileño en términos de permitir la igualdad social, así como la importancia de Pibid en la formación del profesorado. Desde un punto de vista teórico y metodológico, para realizar esta investigación dialogamos con algunos autores, como Jorge Larrossa (2018), con sus reflexiones sobre el concepto de experiencia; también abordamos los estudios de Maurice Halbwachs (1990) sobre la Memoria Colectiva; hablamos con Paulo Freire a través de sus Pedagogias Do Oprimido (2005) y Autonomia (1996) y para discutir sobre el currículum tradicional nos valemos de los escritos de Maria das Graças Nicoletti Mizukami (1986) que tratan al respecto.
Keywords: Escrita de si
Memórias
Relato de experiência
Narrativa de vida
PIBID - História UFCG CH
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
Memória coletiva
Currículo tradicional
Self writing
Memoirs
Experience report
Life narrative
Institutional Teaching Initiation Scholarship Program - Brazil
Collective memory
Traditional curriculum
Escritura propia
Informe de experiencia
Narrativa de vida
Programa de Becas de Iniciación a la Docencia Institucional - Brasil
Memoria colectiva
Plan de estudios tradicional
???metadata.dc.subject.cnpq???: História
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29026
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Relatos de Experiência

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIACIZ ALVES DE OLIVEIRA - TCC RELATO DE EXPERIÊNCIA LIC. HISTÓRIA CH 2023.pdfDiaciz Alves de Oliveira - TCC Relato de Experiência Lic. História CH 20232.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.