Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29032
Title: A educação integral da pessoa: competências socioemocionais em evidência.
Other Titles: The integral education of the person: socio-emotional skills in evidence.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Joana Virgulino da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAMPOS, Maria Lourdes.
Keywords: Educação integral;Competências socioemocionais;Aprendizagem;Desenvolvimento;Educação infantil;Integral Education;Socioemotional Competencies;Learning;Development;Child education
Issue Date: 10-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Joana Virgulino da. A educação Integral da pessoa: competências socioemocionais em evidência. 2023. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: O estudo em questão, que tem por título: A educação integral da pessoa: competências socioemocionais em evidência, busca aprofundar conhecimento sobre as emoções enquanto parte da inteireza do ser humano. O objetivo geral é analisar a relevância das competências socioemocionais enquanto contributo para o desenvolvimento da educação integral. Busca-se ainda, investigar como os educadores, de modo especifico os professores da Educação Infantil, têm realizado o trabalho pedagógico com as competências socioemocionais com vistas ao desenvolvimento integral da criança. A metodologia utilizada é de natureza básica, ou seja, que objetiva produzir novos conhecimentos acerca de determinado tema e sua abordagem é qualitativa. No que se refere ao tipo de pesquisa, foi realizada uma pesquisa de campo, com caráter exploratório. Para a produção de dados foi utilizada a técnica de observação. Quanto aos resultados, pode-se relatar que há uma significativa lacuna na formação docente, uma vez que foi possível identificar o desconhecimento da relevância das emoções na vida pessoal e, também, acadêmica dos estudantes e, ainda, não houve através das práticas pedagógicas o trabalho intencional em relação às competências socioemocionais.
Abstract: The study in question, which is entitled: The integral education of the subject: socioemotional competences in evidence, seeks to deepen knowledge about emotions as part of the wholeness of the human being. The general objective is to analyze the relevance of social and emotional competences as a contribution to the development of integral education. We also sought to investigate how educators, specifically Kindergarten teachers, have carried out their pedagogical work with social and emotional competences with a view to the integral development of the child. The methodology used is basic in nature and its approach is qualitative. Regarding the type of research, a field research was carried out, with an exploratory character. For the production of data, the observation technique was used. As for the results, it can be reported that there is a significant gap in teacher training, since it was possible to identify the lack of knowledge about the relevance of emotions in the personal and academic lives of students and, furthermore, there was no intentional work on socioemotional competencies through pedagogical practices.
Keywords: Educação integral
Competências socioemocionais
Aprendizagem
Desenvolvimento
Educação infantil
Integral Education
Socioemotional Competencies
Learning
Development
Child education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29032
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOANA VIRGULINO DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdfJoana Virgulino da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2023.565.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.