Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29034
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLIMA, J. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5976796652810614pt_BR
dc.contributor.advisor1DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nobrega.-
dc.contributor.advisor1IDDI LORENZO, I. D. N.pt_BR
dc.contributor.referee1MONTIEL, Suzi Alves.-
dc.contributor.referee2FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa.-
dc.description.resumoEste trabalho, tece reflexões acerca da Educação, desenvolvida a partir da Multissérie e Multietapa em escolas campesinas situadas territorialmente no município de Várzea, na mesorregião do Sertão Paraibano, com ênfase nas contribuições da Avaliação Educacional para o fortalecimento e/ou negação da identidade do sujeito do campo. Refletiu-se acerca da construção das práticas avaliativas docentes e as estratégias da gestão para a estruturação da avaliação da aprendizagem no contexto escolar camponês. Para tanto, se estabeleceu como objetivo geral: Averiguar quais práticas avaliativas, materializadas no cotidiano pedagógico em experiências de Multissérie e de Multietapa, em escolas do campo de Várzea - PB e se estas contribuem para o fortalecimento da identidade e a permanência do sujeito do campo. Nesta pesquisa buscaremos responder a seguinte questão problematizadora: Sob qual(is) perspectiva(s) a Avaliação Educacional é desenvolvida no contexto da Educação em situação de Multissérie e Multietapa, em escolas campesinas no município de Várzea - PB? O recorte temporal deste estudo monográfico delimita-se entre os períodos letivos, em Regime Acadêmico Extraordinário (RAE) de 2021.e e 2022 no Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande - CFP/ UFCG. Os sujeitos da pesquisa são quatro docentes e dois gestores responsáveis pelo desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem em quatro escolas do campo em Várzea - PB. Metodologicamente, organizou-se um caminho que se adequasse a realidade estudada, assim, elaborou-se um cronograma pautado na revisão de literatura, levantamento documental, pesquisa de campo e entrevistas semiestruturadas individuais. Tal percurso metodológico sofreu adaptações, tendo em vista o cumprimento das normas e procedimentos estabelecidos mediante o contexto pandêmico provocado pela propagação do vírus da COVID19. A análise e interpretação dos dados se estruturou teoricamente a partir da Análise de Conteúdo, a qual propõe um método rigoroso na formulação de etapas que subsidiam o/a pesquisador na compreensão dos fenômenos presentes nos contextos pesquisados. Os resultados obtidos, denotam que as práticas avaliativas desenvolvidas no seio das instituições apresentam contrassensos e contradições que impedem a reafirmação e ressignificação dos processos de construção identitária dos sujeitos do campo em sua totalidade, ao tempo em que provocam o desenraizamento camponês.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA educação nas escolas do campo no município de Várzea, Paraíba: um olhar sobre a avaliação educacional.pt_BR
dc.date.issued2023-02-07-
dc.description.abstractThis work reflects on Education, developed from the Multiseries and Multistage in peasant schools located territorially in the municipality of Várzea, in the mesoregion of Sertão Paraibano, with emphasis on the contributions of Educational Assessment for the strengthening and/or denial of the subject's identity from Camp. There was reflection on the construction of teaching evaluation practices and management strategies for structuring the evaluation of learning in the peasant school context. For that, it was established as a general objective: To find out which evaluative practices, materialized in the pedagogical routine in experiences of Multiseries and Multistage, in schools in the countryside of Várzea-PB and if these were created for the strengthening of the identity and the permanence of the subject of the field. In this research, we will seek to answer the following problematizing question: From which perspective(s) is Educational Assessment developed in the context of Education in a Multigrade and Multistage situation, in rural schools in the municipality of Várzea-PB? The time frame of this monographic study is delimited between the academic periods, in Extraordinary Academic Regime (RAE) of 2021.e and 2022 at the Teacher Training Center, Federal University of Campina Grande-CFP/ UFCG. The research subjects are four teachers and two managers responsible for the development of teaching and learning processes in four rural schools in Várzea-PB. Methodologically, a path was organized that suited the reality studied, thus, a schedule based on literature review, documental survey, field research and individual semistructured interviews was elaborated. This methodological path was tolerated, in view of compliance with rules and procedures due to the pandemic context caused by the manipulation of the COVID-19 virus. The analysis and interpretation of the data was structured theoretically from Content Analysis, which proposed a rigorous method in the formulation of steps that subsidize the researcher in understanding the phenomena present in the researched contexts. The results obtained denote that the evaluative practices evolved within the institutions present disagreements and contradictions that prevent the reaffirmation and resignification of the processes of identity construction of the rural subjects in their entirety, at the same time that they provoke the uprooting of the peasant.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29034-
dc.date.accessioned2023-03-10T13:01:56Z-
dc.date.available2023-03-10-
dc.date.available2023-03-10T13:01:56Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectVárzea - Município - Paraíbapt_BR
dc.subjectEscolas do campopt_BR
dc.subjectMultissériept_BR
dc.subjectMultietapapt_BR
dc.subjectSujeito do campopt_BR
dc.subjectRural Educationpt_BR
dc.subjectEducational evaluationpt_BR
dc.subjectVárzea - ​​Municipality - Paraíbapt_BR
dc.subjectCountry schoolspt_BR
dc.subjectMultiseriespt_BR
dc.subjectMultistagept_BR
dc.subjectField subjectpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Joselha Marculino de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEducation in rural schools in the municipality of Várzea, Paraíba: a look at educational evaluation.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Joselha Marculino de. A educação nas escolas do campo no município de Várzea, Paraíba: um olhar sobre a avaliação educacional. 2023. 209f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSELHA MARCULINO DE LIMA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdfJoselha Marculino de Lima. Monografia Pedagogia. CFP 2023.8.55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.