Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29035
Title: Aplicação de um ciclo de lesson study no ensino médio: uma proposta de formação continuada de professores de matemática.
Other Titles: Application of a lesson study cycle in high school: a proposal of continuing education of mathematics teachers.
Aplicación de un ciclo de estudio de lecciones en la escuela secundaria: una propuesta de la formación continua de los profesores de matemáticas.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Maria das Vitorias Guimarães da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Aluska Dias Ramos De Macedo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUZA, Glageane da Silva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PINA NEVES, Regina da Silva.
Keywords: Matemática;Lesson study;Lesson study - ensino médio;Operações básicas;Planejamento de aula;Resolução de problemas;Matemática – formação de professores;Mathematics;Lesson study - high school;Basic operations;Lesson planning;Problem solving;Mathematics – teacher training;Matemáticas;Estudio de la lección;Estudio de lección - escuela secundaria;Operaciones básicas;Planificación de las clases;Solución de problemas;Matemáticas – formación de profesores
Issue Date: 23-Jan-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Maria das Vitórias Guimarães da. Aplicação de um ciclo de lesson study no ensino médio: uma proposta de formação continuada de professores de matemática. 2023. 21 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023
???metadata.dc.description.resumo???: Este artigo tem como objetivo principal analisar contribuições de um ciclo da Lesson Study para a formação de professores de Matemática da rede pública. Para atingir o objetivo proposto, utilizamos a metodologia japonesa, LS, a qual se constitui de três a quatro etapas: estudo e planejamento; execução da aula; reflexão da aula e em alguns casos, a reaplicação da mesma. Visto isso, usufruímos de uma abordagem qualitativa e interpretativa, e adentrando na primeira etapa do ciclo, resulta-se na ministração de duas aulas na turma do 1° e 2o do Ensino Médio de uma escola situada no município de Alagoinha na Paraíba. Decorrente do planejamento da aula, os professores separaram quatro tarefas para trabalharem com os alunos, as quais foram distribuídas em uma folha impressa. A primeira e a segunda tarefa remetem-se à multiplicação e conversão de unidades, a terceira e quarta tarefa servem para verificar o raciocínio dos alunos em relação a divisão de valores. Relata-se e discute-se como se deu a etapa da aplicação do plano de aula desenvolvido colaborativamente para a revisão do conteúdo das operações básicas, em específico, da multiplicação e divisão e quais contribuições essa metodologia trouxe para os professores participantes. Por meio disso, constata-se que o uso da metodologia Lesson Study foi de suma importância, principalmente na etapa do planejamento, pois os professores conseguiram compreender diferentes perspectivas em relação aos possíveis caminhos trilhados pelos alunos e se prepararam antecipadamente para guiá-los. Sendo assim, enaltece-se que por meio de novas metodologias em sala de aula, os alunos se sentem mais estimulados e os professores mais seguros de si mesmos.
Abstract: The main objective of this article is to analyze the contributions of a Lesson Study cycle for the training of Mathematics teachers in public schools. To achieve the proposed objective, we used the Japanese methodology, LS, which consists of three to four stages: study and planning; execution of the class; reflection of the class and in some cases, its reapplication. Given this, we take advantage of a qualitative approach, and entering the first stage of the cycle, it results in the teaching of two classes in the 1st and 2nd high school class of a school located in the municipality of Alagoinha in Paraíba. As a result of the lesson planning, the teachers separated four tasks to work with the students, which were distributed on a printed sheet. The first and second tasks refer to the multiplication and conversion of values, the third and fourth task are to verify the students' reasoning in relation to the division of values. It reports and discusses how the step of applying the collaboratively developed lesson plan for reviewing the content of basic operations, specifically multiplication and division, took place and what contributions this methodology brought to the participating teachers. Therefore, it appears that the use of the Lesson Study methodology was of paramount importance, especially in the planning stage, as the teachers were able to understand different perspectives in relation to the possible paths taken by the students and prepared in advance to guide them. Then, it is praised that through new methodologies in the classroom, students feel more stimulated and teachers feel more confident about themselves.
???metadata.dc.description.resumen???: El objetivo principal de este artículo es analizar las contribuciones de un ciclo de Lesson Study a la formación de profesores de Matemáticas en las escuelas públicas. Para lograr el objetivo propuesto, utilizamos la metodología japonesa, LS, que consta de tres a cuatro etapas: estudio y planificación; ejecución de la clase; reflejo de la clase y en algunos casos, su reaplicación. Ante esto, aprovechamos un enfoque cualitativo e interpretativo, y entrando en la primera etapa del ciclo, resulta en la impartición de dos clases en el 1° y 2° de bachillerato de una escuela ubicada en el municipio de Alagoinha en Paraíba. Como resultado de la planificación de la lección, los docentes separaron cuatro tareas para trabajar con los estudiantes, las cuales fueron distribuido en una hoja impresa. La primera y la segunda tarea se refieren a la multiplicación y conversión de unidades, la tercera y cuarta tarea son verificar el razonamiento de los estudiantes en cuanto a la división de valores. Informa y discute cómo la etapa de aplicación de la plan de lección desarrollado en colaboración para revisar el contenido de las operaciones conceptos básicos, en particular, de multiplicación y división y qué aportes trajo esta metodología para los profesores participantes. Por lo tanto, parece que el uso de la metodología Lesson El estudio fue de suma importancia, especialmente en la etapa de planificación, ya que los maestros fueron capaces de comprender diferentes perspectivas en relación a los posibles caminos recorridos por los estudiantes y preparado de antemano para guiarlos. Por lo tanto, se alaba que a través de nuevas metodologías en el aula, los estudiantes se sienten más estimulados y maestros seguros de sí mismos.
Keywords: Matemática
Lesson study
Lesson study - ensino médio
Operações básicas
Planejamento de aula
Resolução de problemas
Matemática – formação de professores
Mathematics
Lesson study - high school
Basic operations
Lesson planning
Problem solving
Mathematics – teacher training
Matemáticas
Estudio de la lección
Estudio de lección - escuela secundaria
Operaciones básicas
Planificación de las clases
Solución de problemas
Matemáticas – formación de profesores
???metadata.dc.subject.cnpq???: Fundamentos da Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29035
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DAS VITORIAS GUIMARÃES DA SILVA - TCC ARTIGO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2023pdfMaria das Vitorias Guimarães da Silva - TCC Artigo Licenciatura em Matemática CES 2023452.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.