Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29037
Title: Efetividade e aprendizagem: a relação professor-aluno em debate.
Other Titles: Effectiveness and learning: the teacher-student relationship in debate.
???metadata.dc.creator???: RODRIGUES, Juliana Pereira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAMPOS , Maria de Lourdes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.
Keywords: Relações escolares;Afetividade;Ensino;Aprendizagem;Relação professor-aluno;Sala de aula;School relations;Affectivity;Teaching;Learning;Teacher-student relationship;Classroom
Issue Date: 10-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: RODRIGUES, Juliana Pereira. Afetividade e aprendizagem: a relação professo-aluno em debate. 2023. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem por objeto de estudo a afetividade na sala de aula. O objetivo geral deste estudo consiste em analisar como a afetividade na relação entre professor e aluno pode influenciar ou não os processos de ensinar e aprender. Os objetivos específicos, são: discutir a interlocução entre afetividade e aprendizagem; investigar as concepções docentes acerca da afetividade na relação professor-aluno e seus impactos no processo de ensino; identificar as concepções discentes sobre a afetividade na relação entre professor-aluno e suas implicações no processo de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de campo com caráter exploratório e abordagem qualitativa. Os procedimentos metodológicos adotados para produção de dados foram: primeiramente realizou-se um levantamento bibliográfico com aporte teórico em Wallon (2011), Vygotsky (1995), Freire (2016), Cosenza e Guerra (2011), Goleman (2011); num segundo momento realizo-use uma entrevista semiestruturada, direcionada a docentes e discentes do curso de Pedagogia, do Centro de Formação de Professores, da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras, e em seguida a transcrição dos dados. As entrevistas ocorreram no período de 08 a 11 de novembro de 2022. Quanto aos resultados, a realização desta pesquisa possibilitou uma maior compreensão de que a afetividade não diz respeito somente ao afeto, mas se reflete também, no que diz respeito às emoções e sentimentos, e se constitui num fator importante nas relações estabelecidas entre professor e aluno, podendo contribuir ou potencializar os processos de ensinar e aprender. Ademais, a pesquisa, também, revelou que inegavelmente ainda dispomos de um conhecimento limitado e possivelmente errôneo sobre a importância da afetividade para o ensino e para a aprendizagem, em que a relação existente entre professor e aluno, quando é ruim pode dificultar o processo educativo e, quando esta relação é positiva, harmoniosa pode funcionar como um fator propulsor para que ambos os processos possam acontecer de forma significativa e promova o desenvolvimento do educando.
Abstract: The object of this work is to study affectivity in the classroom. The general objective of this study is to analyze how affectivity in the relationship between teacher and student can influence or not the teaching and learning processes. The specific objectives are: to discuss the interlocution between affectivity and learning; investigate teachers' conceptions about affectivity in the teacher-student relationship and its impacts on the teaching process; to identify the students' conceptions about affectivity in the teacher-student relationship and its implications in the learning process. This is an exploratory field research with a qualitative approach. The methodological procedures adopted for data production were: firstly, a bibliographical survey was carried out with theoretical support in Wallon (2011), Vygotsky (1995), Freire (2016), Cosenza and Guerra (2011), Goleman (2011); in a second moment, a semistructured interview was carried out, directed to teachers and students of the Pedagogy Course, of the Teacher Training Center, of the Federal University of Campina Grande, Cajazeiras Campus, and then the transcription of the data. The interviews took place from November 8 to 11, 2022. As for the results, carrying out this research enabled a greater understanding that affectivity is not only about affection, but is also reflected in terms of emotions and feelings. , and constitutes an important factor in the relationships established between teacher and student, being able to contribute or enhance the processes of teaching and learning. Furthermore, the research also revealed that undeniably we still have limited and possibly erroneous knowledge about the importance of affectivity for teaching and learning, in which the relationship between teacher and student, when it is bad, can make the educational process difficult. and, when this relationship is positive, harmonious, it can work as a driving factor so that both processes can happen in a meaningful way and promote the development of the student.
Keywords: Relações escolares
Afetividade
Ensino
Aprendizagem
Relação professor-aluno
Sala de aula
School relations
Affectivity
Teaching
Learning
Teacher-student relationship
Classroom
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29037
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JULIANA PEREIRA RODRIGUES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdfJuliana Pereira Rodrigues. Monografia Pedagogia. CFP 2023.286.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.