Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29043
Title: Literatura infantil: concepções e práticas educativas de professoras de uma pré-escola na cidade de AURORA-CE.
Other Titles: Children's literature: conceptions and educational practices of preschool teachers in the city of AURORA-CE.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Renata dos Santos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PIRES, Aparecida Carneiro.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PEREIRA, Zildene Francisca.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAMPOS, Maria de Lourdes.
Keywords: Literatura infantil;Educação infantil;Concepções e práticas educativas;Recursos didáticos;Pré-escola;Criança;Ensino-aprendizagem;Children's literature;Child education;Educational conceptions and practices;Didactic resources;Pre school;Child;Teaching-learning
Issue Date: 10-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Renata dos Santos. Literatura infantil: concepções e práticas educativas de professoras de uma pré-escola na cidade de AURORA-CE. 2023. 76f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho de conclusão de curso apresenta uma reflexão sobre a literatura infantil, levando em consideração concepções e práticas educativas de professoras de uma pré-escola localizada na cidade de Aurora-CE. O objetivo principal de investigar como os/as professores/as concebem e oferecem a literatura infantil, é o fato de que a partir disso, pode-se expandir ainda mais os horizontes no processo de ensino e aprendizagem. Dessa maneira, para melhor compreensão do conteúdo tem-se o estudo a princípio, do marco teórico, visando assim, apresentar sobre a abordagem relacionada a literatura na educação infantil, sendo este fundamentado em autores como Cademartori (1986), Abramovich (1989), Cagneti (1996), Silva (2009), Peruzzo (2011), Marafigo (2012), Paço (2012), Lima (2018). No marco metodológico, optou-se por adotar uma pesquisa com uma abordagem qualitativa, ancorada nas pesquisas bibliográficas e exploratórias, realizadas a partir de uma pesquisa de campo. Para a coleta de dados, optou-se pela utilização da entrevista semiestruturada, questionário e a observação participativa, aplicadas com professoras de uma pré-escola. A análise dos dados aconteceu a partir do processo de codificação e categorização dos documentos. Com base na pesquisa desenvolvida observou-se a relevância da literatura infantil como recurso pedagógico e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem das crianças tanto no aprimoramento de novos conhecimentos, bem como por aguçar a imaginação. Portanto, a pesquisa quanto às concepções e práticas educativas desses/as professores/as dessa pré-escola, possibilitou evidenciar o papel significativo da mediação docente nesta importante fase educacional da criança.
Abstract: This course completion work presents a reflection on children's literature, taking into account conceptions and educational practices of teachers at a preschool located in the city of Aurora-CE. The main objective of investigating how teachers conceive and offer children's literature is the fact that from this, one can further expand the horizons in the teaching and learning process. In this way, for a better understanding of the content, there is the study, at first, of the theoretical framework, in order to present the approach related to literature in early childhood education, which is based on authors such as Cademartori (1986), Abramovich (1989), Cagneti (1996), Silva (2009), Peruzzo (2011), Marafigo (2012), Paço (2012), Lima (2018). In the methodological framework, it was decided to adopt a research with a qualitative approach, anchored in bibliographic and exploratory research, carried out from a field research. For data collection, it was decided to use a semi-structured interview, a questionnaire and participatory observation, applied with preschool teachers. Data analysis took place from the process of coding and categorization of documents. Based on the research carried out, it was observed the relevance of children's literature as a pedagogical resource and its contributions to the teaching-learning process of children both in improving new knowledge, as well as by sharpening the imagination. Therefore, the research regarding the conceptions and educational practices of these preschool teachers made it possible to highlight the significant role of teacher mediation in this important educational phase of the child.
Keywords: Literatura infantil
Educação infantil
Concepções e práticas educativas
Recursos didáticos
Pré-escola
Criança
Ensino-aprendizagem
Children's literature
Child education
Educational conceptions and practices
Didactic resources
Pre school
Child
Teaching-learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29043
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RENATA DOS SANTOS SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdfRenata dos Santos Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2023. 674.24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.