Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29044
Title: Formação docente na efetivação das práticas educativas: uma abordagem reflexiva do cotidiano escolar.
Other Titles: Teacher training in the implementation of educational practices: a reflective approach to school routine.
???metadata.dc.creator???: COSTA, Samanta da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PEREIRA, Zildene Francisca.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, José Amiraldo Alves da.
Keywords: Formação de professor;Docência;Práticas educativas;Vivência escolar;Séries iniciais;Teacher training;Teaching;Educational practices;School experience;Initial series
Issue Date: 9-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COSTA, Samanta da Silva. Formação docente na efetivação das práticas educativas: uma abordagem reflexiva do cotidiano escolar. 2023. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: O trabalho tem como objetivo geral deste trabalho foi compreender a relevância da formação inicial para atender continuadamente o processo de ensino e aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Teve como justificativa propiciar discussões e estratégias que possam auxiliar no processo de formação de professores e na dialética ação-reflexão que faz parte da construção docente. Além de facilitar o entendimento acerca de muitas inquietações na área de licenciatura e buscar questões que abordem o processo de ensino na formação teórica e na prática. Objetivos específicos buscamos: apresentar as necessidades da construção da prática na formação para a vivência escolar; compreender a importância das práxis para lidar com a realidade em sala de aula; identificar a importância de refletir a própria formação. Quanto a pesquisa este foi um estudo exploratório, de campo e seguindo a abordagem qualitativa. Foi realizada no alto sertão Paraibano, zona urbana de Cajazeiras-PB e no Distrito de Gravatá, município de São João do Rio do Peixe/PB, feito em forma de questionário. Os instrumentos de coleta de dados foi um questionário, com 10 perguntas abertas, que foi aplicado com 3 professores de cada escola. A partir dos resultados obtidos percebe-se que a formação inicial é importante para a prática, porém não é exclusiva, visto que todos os professores questionados buscam formação continuada e veem a importância desse recurso. Foi possível verificar que o processo de ensino é algo complexo, que exige muito do professor e este profissional precisa estar preparado para oferecer e desenvolver práticas pedagógicas que atendam o processo educacional e ainda, relevantemente desafiante e que necessita ter uma reflexão, valorização e construída continuadamente. Esta pesquisa ainda pretendeu para trazer muitas abordagens de políticas educacionais, práticas pedagógicas, teorias de ensino aprendizagem, reflexões acerca das práxis, entre outros aspectos que serviram como embasamento para o desenvolvimento desta pesquisa. Apontando também a importância de pensarmos na abrangência de se falar em formação e no desenvolvimento das práticas educativas.
Abstract: The work has the general objective of this work to understand the relevance of initial training to continuously meet the teaching and learning process of students in the early years of elementary school. Its justification was to promote discussions and strategies that could help in the process of teacher training and in the action-reflection dialectic that is part of teaching construction. In addition to facilitating the understanding of many concerns in the area of teaching and seeking questions that address the teaching process in theoretical and practical training. Specific objectives we sought: to present the needs of the construction of the practice in the formation for the school experience; understand the importance of praxis to deal with reality in the classroom; identify the importance of reflecting on one's own training. As for the search, this was an exploratory field study, following a qualitative approach. It was carried out in the high hinterland of Paraiba, urban area of Cajazeiras-PB and in the District of Gravatá, municipality of São João do Rio do Peixe/PB, done in the form of a questionnaire. The data collection instruments were a questionnaire, with 10 open questions, which was applied with 3 teachers from each school. From the results obtained, it can be seen that initial training is important for practice, but it is not exclusive, since all teachers questioned seek continuing education and see the importance of this resource. it was possible to verify that the teaching process is complex, which demands a lot from the teacher and this professional needs to be prepared to offer and develop pedagogical practices that meet the educational process and, still, relevantly challenging and that needs to be reflected, valued and built continuously. This research also intended to bring many approaches to educational policies, pedagogical practices, theories of teaching and learning, reflections about praxis, among other aspects that served as a basement point for the development of this research. Also pointing out the importance of thinking about the scope of talking about training and the development of educational practices.
Keywords: Formação de professor
Docência
Práticas educativas
Vivência escolar
Séries iniciais
Teacher training
Teaching
Educational practices
School experience
Initial series
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29044
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SAMANTA DA SILVA COSTA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdfSamanta da Silva Costa. Monografia Pedagogia. CFP 2023. 521.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.