Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29045
Title: Contribuições do trabalho do pedagogo no ambiente hospitalar para o desenvolvimento das crianças hospitalizadas.
Other Titles: Contributions of the pedagogue's work in the hospital environment for the development of hospitalized children.
???metadata.dc.creator???: SOUZA, Samara Bezerra.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, José Amiraldo Alves.
???metadata.dc.contributor.referee1???: AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAMPOS, Maria de Lourdes.
Keywords: Pedagogia hospitalar;Aprendizagem;Crianças Hospitalizadas;Atuação do pedagogo;Hospital pedagogy;Learning;Hospitalized Children;Pedagogue performance
Issue Date: 8-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUZA, Samara Bezerra. Contribuições do trabalho do pedagogo no ambiente hospitalar para o desenvolvimento das crianças hospitalizadas. 2023. 56f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Abordar o trabalho do pedagogo em ambientes não escolares, principalmente em hospitais, tem despertado cada vez mais interesse dos estudiosos na contemporaneidade, tendo em vista a necessidade de se oferecer as crianças e adolescentes em situação de internação prolongada, uma possibilidade manter os estudos ou uma reintegração mais adequada na escola. O atendimento pedagógico educacional hospitalar promove também, por meio de atendimento humanizado, atividades divertidas e momentos de descontração, que permitem ao paciente/aluno esquecer por um tempo, o momento difícil pelo qual está passando. Neste sentido, este estudo buscou compreender os principais desafios enfrentados e as contribuições do trabalho do pedagogo em ambientes hospitalares para o desenvolvimento, aprendizagem e recuperação de crianças hospitalizadas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo, numa abordagem qualitativa, por meio de uma entrevista semiestruturada com 4 (quatro) sujeitos, sendo 1 (uma) pedagoga e 3 (três) mães que, no momento da investigação, acompanhavam seus filhos no Hospital Universitário Júlio Bandeira, na cidade de Cajazeiras – PB. Para aprofundar os estudos teóricos sobre a Pedagogia Hospitalar, a pesquisa teve como aporte as contribuições de autores, tais como: Costa, Pio e Bessa (2018); Lima, Amaral e Batista (2017); Matos e Mugiatti (2012); Esteves (2008); Brasil (2006; 2005; 2002; 2001;1996), entre outros autores que ajudaram na compreensão do fenômeno estudado. Os resultados da pesquisa demonstraram que mesmo enfrentando dificuldades, a pedagoga desenvolve atividades que colaboram para o desenvolvimento das crianças e adolescentes hospitalizados, amenizando seu sofrimento e fazendo com que estas não se distanciem do processo de ensino e aprendizagem, além de contribuir para uma recuperação mais rápida. Os resultados apontaram ainda que algumas mães não tinham conhecimento da atuação do pedagogo na área hospitalar, mas reconhecem a importância e as inúmeras contribuições que a pedagoga proporciona ás crianças hospitalizadas e a seus familiares.
Abstract: Approaching the work of the pedagogue in non-school environments, mainly in hospitals, has aroused more and more interest from scholars in contemporary times, in view of the need to offer children and adolescents in a situation of prolonged hospitalization, a possibility to continue their studies or a more appropriate reintegration into school. Hospital educational pedagogical care also promotes, through humanized care, fun activities and moments of relaxation, which allow the patient/student to forget for a while the difficult moment he is going through. In this sense, this study sought to understand the main challenges faced and the contributions of the pedagogue's work in hospital environments for the development, learning and recovery of hospitalized children. For that, a field research was carried out, in a qualitative approach, through a semi-structured interview with 4 (four) subjects, 1 (one) pedagogue and 3 (three) mothers who, at the time of the investigation, accompanied their children in the Júlio Bandeira University Hospital, in the city of Cajazeiras – PB. To deepen the theoretical studies on Hospital Pedagogy, the research was supported by the contributions of authors such as: Costa, Pio and Bessa (2018); Lima, Amaral and Batista (2017); Matos and Mugiatti (2012); Esteves (2008); Brasil (2006; 2005; 2002; 2001;1996), among other authors who helped to understand the studied phenomenon. The research results showed that even facing difficulties, the pedagogue develops activities that contribute to the development of hospitalized children and adolescents, easing their suffering and ensuring that they do not distance themselves from the teaching and learning process, in addition to contributing to a more successful recovery. fast. The results also showed that some mothers were not aware of the pedagogue's performance in the hospital area, but they recognize the importance and the countless contributions that the pedagogue provides to hospitalized children and their families.
Keywords: Pedagogia hospitalar
Aprendizagem
Crianças Hospitalizadas
Atuação do pedagogo
Hospital pedagogy
Learning
Hospitalized Children
Pedagogue performance
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29045
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SAMARA BEZERRA SOUZA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdfSamara Bezerra Souza. Monografia Pedagogia. CFP 2023. 402.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.