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Title: influência da maternidade na atuação acadêmica da mulher: estudo sobre as docentes do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande-UFCG.
Other Titles: Influence of motherhood on women's academic performance: a study about the teachers of the Teacher Training Center of the University Federal de Campina Grande - UFCG.
???metadata.dc.creator???: RÊZ, Tereza Karine dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Kassia Mota de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: COÊLHO , Raimunda de Fatima Neves.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTANA , Rosemere Olimpio de.
Keywords: Atuação acadêmica da mulher;Mães professoras da UFCG;Representações de gênero;Professoras mães;Maternidade;Políticas públicas;Constituição;Women's academic performance;UFCG teacher mothers;Gender representations;mother teachers;Maternity;Public policy;Constitution
Issue Date: 7-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: RÊZ, Tereza Karine dos. A influência da maternidade na atuação acadêmica da mulher: estudo sobre as docentes do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande-UFCG. 2023. 64f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo intitulado “A Influência da Maternidade na Atuação Acadêmica da Mulher: estudo sobre as docentes do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG” buscou analisar o impacto da maternidade na vida acadêmica das Professoras. Nosso estudo, partiu da compreensão que, em uma sociedade marcada pelo machismo estrutural, os cuidados parentais atrelados culturalmente a mulher, quando somados as responsabilidades profissionais atribuídas à docência no magistério superior, sugerem uma realidade profissional e pessoal com especificidades importantes para as mulheres, a compreensão deste contexto se faz importante, considerando a necessidade de construção de uma sociedade mais equânime na perspectiva do gênero. Assim, discutimos as representações de gênero na atualidade e suas implicações no contexto acadêmico, traçamos o perfil das mães professoras da UFCG e levantamos as políticas públicas de apoio à mulher mãe de bebês e crianças pequenas professoras dessa Universidade. Considerando que o trabalho foi projetado e teve seu campo iniciado nos anos de 2020 e 2021, durante a pandemia pelo COVID-19, quando havia a necessidade de isolamento social, os dados da pesquisa foram gerados a partir de um questionário on-line, a partir do formulário, realizamos um levantamento de dados acerca das professoras mães que estão prestando seus serviços a UFCG, discutindo também sobre suas dificuldades, redes de apoio, experiências e contribuições, e combinando uma abordagem quanti-qualitativa, abordamos a experiências das professoras mães. O trabalho se insere no âmbito das pesquisas de gênero, com foco nas questões feministas, por compreendemos que a pesquisa científica deve se debruçar sobre questões que combatam o machismo estrutural, na perspectiva de construção de uma sociedade mais justa, onde as mulheres possam assumir os postos de trabalho que desejar, e que as instituições possam constituir-se como espaços de equidade social.
Abstract: The present study entitled "The Influence of Motherhood on Women's Academic Performance: a study on the teachers of the Teacher Training Center of the Federal University of Campina Grande - UFCG" sought to understand the impact of motherhood on the academic life of the Teachers. Our study started from the understanding that, in a society marked by structural machismo, parental care culturally linked to women, when added to the professional responsibilities attributed to teaching in higher education, suggest a professional and personal reality with important specificities for women, the Understanding this context is important, considering the need to build a more equitable society from a gender perspective. Thus, we discuss current gender representations and their emotions in the academic context, profile the UFCG professor mothers and raise public policies to support women with babies and young children who are professors at the University. Considering that the work was designed and had its field started in the years 2020 and 2021, during the COVID-19 pandemic, when there was a need for social isolation, the research data were generated from an online procedure, the A From the form, we carried out a survey of data on the teacher mothers who are providing their services to UFCG, also discussing their difficulties, support networks, experiences and contributions, and combining a quantitative and qualitative approach, approaching our experiences of the mother teachers. The work falls within the scope of gender research, focusing on feminist issues, as we understand that scientific research must address issues that combat structural machismo, from the perspective of building a fairer society, where women can assume the jobs they want, and that institutions can constitute themselves as spaces of social equity.
Keywords: Atuação acadêmica da mulher
Mães professoras da UFCG
Representações de gênero
Professoras mães
Maternidade
Políticas públicas
Constituição
Women's academic performance
UFCG teacher mothers
Gender representations
mother teachers
Maternity
Public policy
Constitution
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29046
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

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