Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29048
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUSA, T. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1550182352523653pt_BR
dc.contributor.advisor1CAVALCANTI., Thiago Medeiros.-
dc.contributor.advisor1IDCAVALCANTI, T. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7960514996640871pt_BR
dc.contributor.referee1DANTAS, Nozângela Maria Rolim.-
dc.contributor.referee2ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.-
dc.description.resumoO transtorno do Espectro Autista (TEA) ou popularmente conhecido como autismo, vem sendo pauta nas mídias sociais e consequentemente ganhando espaço nas discussões dos espaços escolares, por ser um assunto de extrema necessidade e conhecimento das escolas. Desse modo, o trabalho tem como objetivo analisar a percepção dos professores acerca do ensino e aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista. Sabe-se que a partir da Constituição Federal de 1988, as pessoas com autismo tiveram seus direitos reconhecidos por lei para o ingresso no âmbito educacional, garantindo o seu direito de ter um ensino voltado para o seu desenvolvimento social, quanto acadêmico. Para a análise do trabalho foi feito uma pesquisa de campo de caráter qualitativo, que teve como instrumento de coleta de dados, uma entrevista semiestruturada, que foi realizada com 10 professores da rede pública e privada de ensino. Essas entrevistas tiveram como principal objetivo comparar, verificar e identificar quais as principais dificuldades que os professores encontram quando se deparam com crianças com autismo em sala de aula. Com o intuito de se aprofundar sobre o autismo e suas principais dificuldades, a pesquisa foi baseada em três principais autores: Kanner (1943), Vygotsky (1978, 1994, 2014); Silva, Gaiato e Reveles (2012) e entre outros que serão citados ao longo do trabalho. Por fim, ao analisar as entrevistas percebe-se o quanto as escolas precisam melhorar no quesito inclusão, não basta apenas ter um documento que ateste este aluno incluso na rede de ensino, é preciso paciência, conhecimento e busca por uma educação mais justa e igualitária, assegurando o desenvolvimento e a aprendizagem desse aluno.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA percepção dos professores acerca do ensino e aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista.pt_BR
dc.date.issued2023-02-08-
dc.description.abstractThe Autistic Spectrum Disorder (ASD) or popularly known as autism, has been on the agenda in social media and consequently gaining space in discussions in school spaces, as it is a subject of extreme need and knowledge of schools. Thus, the work aims to analyze the perception of teachers about the teaching and learning of students with Autistic Spectrum Disorder. It is known that from the Federal Constitution of 1988, people with autism had their rights recognized by law to enter the educational field, guaranteeing their right to have an education aimed at their social and academic development. For the analysis of the work, a qualitative field research was carried out, which had as a data collection instrument, a semi-structured interview, which was carried out with 10 teachers from public and private schools. These interviews had the main objective of comparing, verifying and identifying the main difficulties that teachers encounter when they are faced with children with autism in the classroom. In order to delve deeper into autism and its main difficulties, the research was based on three main authors: Kanner (1943), Vygotsky (1978, 1994, 2014); Silva, Gaiato and Reveles (2012) and among others that will be cited throughout the work. Therefore, when analyzing the interviews, it is clear how much schools need to improve in terms of inclusion, it is not enough to just have a document that certifies that this student is included in the education network, it takes patience, knowledge and the search for a fairer and more egalitarian education, ensuring the development and learning of that student.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29048-
dc.date.accessioned2023-03-13T13:46:25Z-
dc.date.available2023-03-13-
dc.date.available2023-03-13T13:46:25Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPercepção dos professorespt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectTeachers perceptionpt_BR
dc.subjectAutismpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Thalia Maria de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeachers' perception about the teaching and learning of students with autism spectrum disorder.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Thalia Maria de. A percepção dos professores acerca do ensino e aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista. 2022. 45f. Monografia Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THALIA MARIA DE SOUSA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2022.pdfThalia Maria de Sousa. Monografia Pedagogia. CFP 2022. 413.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.