Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29049
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDOLIVEIRA, L. G. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6993578241197818pt_BR
dc.contributor.advisor1SODRÉ NETO, Luiz.-
dc.contributor.advisor1IDSODRÉ NETO, L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8809866931227584pt_BR
dc.contributor.referee1FREITAS, Heron Neves de.-
dc.contributor.referee1IDFREITAS, H. N.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5999148176771819pt_BR
dc.contributor.referee2SANTOS, Michelle Gomes.-
dc.contributor.referee2IDSANTOS, M. G.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6750817153778645pt_BR
dc.description.resumoO ensino de base têm demonstrado uma busca incansável pela prática interdisciplinar, norteada pelos documentos oficiais e pelos resultados das pesquisas sobre a necessidade de metodologias ativas, dentro da prática docente. Na contemporaneidade, o conteudismo ainda é muito presente no ensino de Ciências, no sentido de ser passível de transmissão, do professor, ainda tido como detentor do conhecimento, para os estudantes, considerados como receptores que absorvem e reproduzem as informações. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo planejar, executar e analisar uma Unidade Didática presente em um livro didático de Ciências junto com estudantes do 8° ano do ensino fundamental, com o propósito de destacar a importância de uma abordagem interdisciplinar para uma boa prática docente e uso adequado do material didático. Foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo, durante o periodo de setembro de 2022 à janeiro de 2023, o desenvolvimento da pesquisa ocorreu a partir de uma perspectiva problematizadora fundamentada nos princípios dos três momentos pedagógicos: a problematização inicial; a organização do conhecimento e a aplicação do conhecimento. A presente abordagem foi responsável pelo desprendimento de aulas totalmente conteudistas e entediantes atraves de um bom planejamento e da organização precisa do material didático. Contudo, foi possível afirmar a relevância de uma boa prática docente, diante de metodologias ativas e um bom uso do material didático.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titlePlanejamento como estratégia para uma boa prática docente, com um bom uso do material didático.pt_BR
dc.date.issued2023-02-07-
dc.description.abstractBasic teaching has demonstrated a tireless pursuit of interdisciplinary practice, guided by official documents and research results on the need for active methodologies within teaching practice. In contemporary times, contentism is still very present in science teaching, in the sense of being capable of transmission, from the teacher, still seen as the holder of knowledge, to the students, considered as receivers who absorb and reproduce information. In view of this, the present work aimed to plan, execute and analyze a Didactic Unit present in a Science textbook together with students of the 8th year of elementary school, with the purpose of highlighting the importance of an interdisciplinary approach for good practice teacher and proper use of didactic material. A qualitative research was carried out, during the period from September 2022 to January 2023, the development of the research took place from a problematizing perspective based on the principles of the three pedagogical moments: the initial problematization; the organization of knowledge and the application of knowledge. The present approach was responsible for the detachment of totally content and boring classes through good planning and the precise organization of the didactic material. However, it was possible to affirm the relevance of a good teaching practice, in the face of active methodologies and a good use of didactic material.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29049-
dc.date.accessioned2023-03-13T14:13:19Z-
dc.date.available2023-03-13-
dc.date.available2023-03-13T14:13:19Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectLivro didático – ciênciaspt_BR
dc.subjectPrática docente - planejamentopt_BR
dc.subjectMaterial didático - usopt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectTextbook – sciencept_BR
dc.subjectTeaching practice - planningpt_BR
dc.subjectDidactic material - usept_BR
dc.subjectPlanningpt_BR
dc.subjectEnseñanza de las cienciaspt_BR
dc.subjectLibro de textopt_BR
dc.subjectLibro de texto - cienciapt_BR
dc.subjectPráctica docente - planificaciónpt_BR
dc.subjectMaterial didáctico - usopt_BR
dc.subjectPlanificaciónpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Lauanna Giselly dos Santos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePlanning as a strategy for a good teaching practice, with a good use of didactic material.pt_BR
dc.title.alternativeLa planificación como estrategia para una buena práctica docente, con un buen aprovechamiento del material didáctico.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Lauanna Giselly dos Santos. Planejamento como estratégia para uma boa prática docente, com um bom uso do material didático. 2023. 18 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.pt_BR
dc.description.resumenLa educación básica ha mostrado una búsqueda incansable de la práctica interdisciplinaria, guiado por documentos oficiales y por los resultados de la investigación sobre la necesidad de metodologías activas, dentro de la práctica docente. En la contemporaneidad, el contentismo sigue muy presente en la enseñanza de las Ciencias, en el sentido de ser capaz de transmitir, del profesor, aún visto como poseedor del saber, a los alumnos, considerados como receptores que absorben y reproducen información. Ante esto, el presente El objetivo de este trabajo fue planificar, ejecutar y analizar una Unidad Didáctica presente en un libro de texto de ciencias junto con estudiantes del 8° grado de primaria, con el propósito de resaltar la importancia de un abordaje interdisciplinario de una buena práctica docente y uso adecuado del material didáctico. Se realizó una encuesta sobre carácter cualitativo, durante el período de septiembre de 2022 a enero de 2023, la El desarrollo de la investigación se dio desde una perspectiva problematizadora. a partir de los principios de los tres momentos pedagógicos: el cuestionamiento inicial; la organización del conocimiento y la aplicación del conocimiento. El enfoque actual fue el responsable del desapego de clases totalmente contentas y aburridas mediante una buena planificación y la organización precisa del material didáctico. Sin embargo, se pudo afirmar la pertinencia de una buena práctica docente, frente a metodologías actividades y un buen uso del material didáctico.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LAUANNA GISELLY DOS SANTOS OLIVEIRA - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2023.pdfLauanna Giselly dos Santos Oliveira - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2023122.49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.