Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29051
Title: Estratégias de marketing e identidade visual na comercialização de pescado na cidade de Cuité - PB.
Other Titles: Marketing strategies and visual identity in the commercialization of fished in the city of Cuité - PB.
Estrategias de marketing e identidad visual en la comercialización de pescado en la ciudad de Cuité - PB.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Larissa Thais Fernandes da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BELMINO, José Franscidavid Barbosa.
???metadata.dc.contributor.referee2???: GIESTA, Letícia Caporlíngua.
Keywords: Peixes;Pescado;Pescado - comercialização;Comércio de peixe – marketing;Pescado – marketing – Cuité - PB;Tecnologia digital;Mercado de pescado;Fish;Fish - commercialization;Fish trade – marketing;Fish – marketing – Cuité - PB;Digital Technology;Fish market;Pez;Pescado - comercialización;Pescado – comercialización – Cuité - PB;Pescadería;Cuité - PB - comercialização de pescado
Issue Date: 14-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Larissa Thais Fernandes da. Estratégias de marketing e identidade visual na comercialização de pescado na cidade de Cuité - PB. 2023. 58 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: A comercialização de pescado se configura como atividade bastante significativa dentro da cadeia produtiva, e que, além disso, abrange vários aspectos que apresentam grandes influências até a decisão de compra do produto pelo cliente. Diante disso, este trabalho objetivou realizar a caracterização da comercialização de pescado em Cuité-PB, com foco na identidade visual e em estratégias de marketing dos principais estabelecimentos comerciais da cidade. A metodologia utilizada no estudo se deu a partir de análise descritiva e observacional dos ambientes, onde foram realizadas visitas quinzenais aos estabelecimentos de comercialização de pescado, na feira livre e mercado público da cidade de Cuité-PB. Além disso, foram realizadas ações de marketing através da confecção e entrega de folders e de realização de degustação de pescado em um supermercado da cidade no intuito de incentivar o consumo de pescado. Diante disso, foi possível compreender sobre a oferta de produtos, preferências dos consumidores em relação à aquisição do pescado, observar as condições higiênico-sanitárias encontradas com prevalência nos pontos comerciais, além de citar algumas estratégias de marketing já utilizadas por alguns empreendimentos. No entanto, levando em consideração estes muitos aspectos, foi possível concluir, principalmente, a falta de exploração do marketing aplicado à comercialização de pescado, o qual poderia atuar beneficiando os comerciantes através do aumento da procura e consequentemente do consumo destes produtos pela população local.
Abstract: The commercialization of fish is a very significant activity within the production chain, and which, in addition, covers several aspects that have great influences up to the decision to purchase the product by the customer. Therefore, this work aimed to characterize the commercialization of fish in Cuité- PB, focusing on visual identity and marketing strategies in force in the main commercial establishments in the city. The methodology used in the study was based on a descriptive and observational analysis of the environments, where biweekly visits were made to fish commercialization establishments, in the free fair and public market in the city of Cuité-PB. In addition, marketing actions were carried out through the preparation and delivery of folders and fish tasting in a supermarket in the city in order to encourage the consumption of fish. In view of this, it was possible to understand about the offer of products, consumer preferences in relation to the purchase of fish, observe the hygienic-sanitary conditions found with prevalence in commercial points, in addition to also mentioning some marketing strategies already used by some enterprises. However, taking into account these many aspects, it was possible to conclude, mainly, the lack of exploration of the marketing applied to the commercialization of fish, which could act benefiting the traders through the increase of the demand and, consequently, the consumption of these products by the local population.
???metadata.dc.description.resumen???: La comercialización de pescado se configura como un significativa dentro de la cadena productiva, y que, además, abarca varios aspectos que tienen gran influencia hasta la decisión de compra del producto por el cliente. Por lo tanto, este trabajo tuvo como objetivo caracterizar la comercialización de pescado en Cuité-PB, centrándose en la identidad visual y en estrategias de marketing de los principales establecimientos comerciales de la ciudad. A La metodología utilizada en el estudio se basó en el análisis descriptivo y ambiente observacional, donde se realizaban visitas quincenales a establecimientos de comercialización de pescado, en la feria libre y mercado público de la ciudad de Cuité-PB. Además, se realizaron acciones de marketing a través de la elaboración y entrega de carpetas y catas de pescado en un supermercado de la ciudad con el fin de incentivar el consumo de pescado. Contra Además, fue posible conocer sobre la oferta de productos, preferencias de consumidores en relación con la adquisición de pescado, observar las condiciones problemas higiénico-sanitarios encontrados con prevalencia en puntos comerciales, además de mencionar algunas estrategias de marketing ya utilizadas por algunas empresas. Sin embargo, teniendo en cuenta todos estos aspectos, fue posible concluir, principalmente, la falta de exploración del marketing aplicado a la comercialización de pescado, que podría actuar beneficiando a los comerciantes a través del aumento la demanda y consecuentemente el consumo de estos productos por parte de la población local.
Keywords: Peixes
Pescado
Pescado - comercialização
Comércio de peixe – marketing
Pescado – marketing – Cuité - PB
Tecnologia digital
Mercado de pescado
Fish
Fish - commercialization
Fish trade – marketing
Fish – marketing – Cuité - PB
Digital Technology
Fish market
Pez
Pescado - comercialización
Pescado – comercialización – Cuité - PB
Pescadería
Cuité - PB - comercialização de pescado
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Biológicas
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29051
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LARISSA THAIS FERNANDES DA SILVA - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2023.pdfLarissa Thais Fernandes da Silva - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 20232.93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.