Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29054
Title: A interseccionalidade entre o sistema didático, contrato didático, a relação ao saber e as perspectiva das estruturas multiplicativas com ênfase na análise combinatória.
Other Titles: The intersectionality between the didactic system, didactic contract, the relation to knowledge and the perspective of multiplicative structures with an emphasis on combinatorial analysis.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Karina Faustino de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BORBA, Valéria Maria de Lima.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA , Fernanda Andréa Fernandes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CUNHA , Ane Cristine Hermino.
Keywords: Análise combinatória;Anos iniciais;Ensino Fundamental;Relação ao Saber;Contrato didático;Combinatorial analysis;Early years;Elementary School;Relation to Knowledge;Didactic contract
Issue Date: 10-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Karina Faustino de. A interseccionalidade entre o sistema didático, contrato didático, a relação ao saber e as perspectiva das estruturas multiplicativas com ênfase na análise combinatória. 2023. 114f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a prática do(a) professor(a) que ensina Matemática nos Anos Iniciais com ênfase no conteúdo de Análise Combinatória, temos como objetivos específicos: Investigar a prática do professor, enfatizando o ensino de análise combinatória, a partir da discussão da noção teórica do contrato didático e compreender como o professor se relaciona com o conteúdo de análise combinatória. O que justifica essa investigação do ponto de vista científico é a lacuna existente na academia de pesquisas sobre a análise combinatória de modo geral, em especial nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do nosso país, pois pesquisas nesse âmbito começaram a surgir em meados dos anos 2000. O que motiva a realização desta investigação para além do encanto pela área de conhecimento matemático, especificamente o interesse em compreender mais efetivamente sobre como está acontecendo à prática docente dos que ensinam matemática e os modos de se ensinar o conteúdo da combinatória, bem como, a possibilidade de contribuir com um estudo que sirva de referência no campo educacional matemático. Nesta investigação visaremos responder a seguinte questão norteadora: Como é à prática docente de professores que já atuam em salas de aula e qual a sua relação com o saber, Análise Combinatória? Ao considerar a hipótese que compreender a relação que o docente tem com o conteúdo de análise combinatória implica diretamente na sua forma de ensiná-lo em sala de aula. Optou-se pela metodologia da pesquisa científica de natureza qualitativa, do tipo empírica, que ocorreu a partir da pesquisa bibliográfica até a pesquisa de campo. As fontes utilizadas para fundamentar essa pesquisa foram diversificadas, visto que, utilizou-se de teses, dissertações, artigos, livros, além de outros que foram produzidos no processo de investigação do nosso objeto de estudo. Para a revisão de estudos anteriores, consideraremos o período de 1987 a 2019, onde foram mapeados nos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática ENEM, que é o mais importante evento da área no âmbito nacional, pois congrega o universo dos segmentos envolvidos com a Educação Matemática: professores da Educação Básica, Professores e Estudantes das Licenciaturas em Matemática e em Pedagogia, Estudantes da Pós-graduação e Pesquisadores. Os instrumentos de coleta de dados será a videografia das aulas. Os referenciais teóricos que sustentarão esta investigação são os conceitos de Sistema Didático e Contrato Didático de Brousseau (1996, 2008), bem como nos escritos de Brito Menezes (2006), Almeida (2016), Borba (2018) Relação ao Saber de Charlot (2000, 2001, 2005, 2013) e Análise Combinatória nos Anos Iniciais de Borba (2010). O contexto desta investigação envolverá o espaço de pesquisa de uma escola municipal do ensino fundamental da cidade de Pombal, no sertão do estado da Paraíba. Desse modo, foi perceptível que existem alguns fenômenos da Combinatória que é de extrema importância para desenvolver um ensino de Matemática significativo e eficaz em sala de aula que estreite a relação professor-aluno, pois se o conteúdo for mediado por um determinado saber a ser ensinado/aprendido é possível inseri-lo nos Anos Iniciais de modo a facilitar a compreensão dos educandos no campo multiplicativo e que o educando não tenha um “choque” árduo entre os Anos Iniciais e os Anos Finais.
Abstract: This research has as general objective to analyze the practice of the teacher who teaches Mathematics in the Early Years with emphasis on the content of Combinatorics Analysis, we have as specific objectives: To investigate the practice of the professor, emphasizing the teaching of combinatorics analysis, the starting from the discussion of the theoretical notion of the didactic contract and understanding how the teacher relates to the content of combinatorial analysis. What justifies this investigation from a scientific point of view is the existing gap in the academy of research on combinatorics in general, especially in the Early Years of Elementary Education in our country, as research in this area began to emerge in the mid-2000s . What motivates this investigation beyond the enchantment for the area of mathematical knowledge, specifically the interest in understanding more effectively about how the teaching practice of those who teach Mathematics is happening and the ways of teaching combinatorial content, as well as, the possibility of contributing to a study that serves as a reference in the mathematical educational field. In this investigation we will aim to answer the following problematizing question: How is the teaching practice of teachers who already work in classrooms and what is their relationship with knowledge, Combinatorial Analysis? When considering the hypothesis that understanding the relationship that the teacher has with the combinatorial analysis content directly implies the way of teaching it in the classroom. We opted for the methodology of scientific research of a qualitative nature, of the empirical type, which occurred from the bibliographical research to the field research. The sources used were diversified, since theses, dissertations, articles, books, and others that were produced in the investigation process of our object of study were used. For the review of previous studies, we will consider the period from 1987 to 2019, where they were mapped in the annals of the National Meeting of Mathematics Education ENEM, which is the most important event at the national level, as it brings together the universe of segments involved with Mathematics Education : Basic Education teachers, Teachers and Students of Degrees in Mathematics and Pedagogy, Graduate Students and Researchers. The data collection instruments will be the videography of the classes. The theoretical references that will support this investigation are the concepts of Didactic System and Didactic Contract by Brousseau (1996, 2008), as well as in the writings of Brito Menezes (2006), Almeida (2016), Borba (2018) Relação ao Saber by Charlot ( 2000, 2001, 2005, 2013) and Combinatorial Analysis in Borba's Early Years (2010). The context of this investigation will involve the research space of a municipal elementary school in the city of Pombal, in the sertão of the state of Paraíba. In this way, it was noticeable that there are some phenomena of Combinatorics that are extremely important to develop a meaningful and effective teaching of Mathematics in the classroom that strengthens the Teacher-student relationship, because if the content is mediated by a certain knowledge to be taught /learned it is possible to insert it in the Early Years in order to facilitate the understanding of students in the multiplicative field and that the student does not have an arduous “shock” between the Initial Years and Final Years.
Keywords: Análise combinatória
Anos iniciais
Ensino Fundamental
Relação ao Saber
Contrato didático
Combinatorial analysis
Early years
Elementary School
Relation to Knowledge
Didactic contract
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29054
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KARINA FAUSTINO DE SOUSA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdfKarina Faustino de Sousa. Monografia Pedagogia. CFP 2023.666.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.