Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29061
Title: O ensino de química na educação de jovens e adultos em tempos de pandemia.
Other Titles: Chemistry teaching in youth and adult education in times of pandemic.
La enseñanza de la química en la educación de jóvenes y adultos en tiempos de pandemia.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Jéssica Daiane Fernandes de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, José Carlos Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BARROS, Joana Maria Farias.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Thayana Priscila Domingos da.
Keywords: Ensino de química;Ensino remoto;Ensino de química - EJA;Ensino de química - EJA - pandemia;Chemistry teaching;Remote teaching;Chemistry teaching - EJA;Chemistry teaching - EJA - pandemic;Enseñanza de la química;Enseñanza a distancia;Enseñanza de la Química - EJA;Enseñanza de la química - EJA - pandemia
Issue Date: 2-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Jéssica Daiane Fernandes de. O ensino de química na educação de jovens e adultos em tempos de pandemia. 2023. 50 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Devido a pandemia ocasionada pelo coronavírus (COVID-19), responsável pelo isolamento social no mundo inteiro, as aulas presenciais passaram a ser de forma remota. Daí em diante, começou uma corrida contra o tempo para que os alunos não perdessem o ano letivo, docentes e discentes viram-se obrigados a se adaptarem ao uso das tecnologias digitais. Porém, o mais novo ambiente de estudo não foi bem aceito de imediato, no que diz respeito ao ensino e aprendizagem da disciplina de Química, torna-se ainda mais desafiador, por possuir conteúdos de difícil compreensão. Neste contexto, essa pesquisa tem como objetivo investigar os desafios enfrentados por docentes e discentes no processo de ensino e aprendizagem, da disciplina de Química das turmas da EJA (educação de jovens e adultos) da Escola Estadual de Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos da cidade de Cuité-Pb, nas aulas remotas para que assim possam ser compreendidas as experiencias vivenciadas por ambas as partes. Para tal proposito, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo e exploratório. Os dados da presente pesquisa foram coletados por meio de dois questionários, um destinado a 1 docente e o outro à 126 discentes, contando com a participação de 1 professora de Química e 25 alunos. A partir dos dados obtidos, nota-se que os discentes passaram por inúmeras dificuldades com a experiência das aulas no modo remoto. A falta de prática dos docentes quanto ao uso das TICs em sala de aula, favoreceu para que o desenvolvimento de ensino e aprendizagem desses alunos não tenham ocorrido da forma como se esperava. Apesar dos desafios enfrentados, o ensino remoto fez com que professores e alunos refletissem sobre as novas formas de ensino, levando-os a experimentar novas possibilidades e experiências.
Abstract: Due to the pandemic caused by the coronavirus (COVID-19), responsible for social isolation worldwide, in-person classes have become remote. From then on, a race against time began so that students would not lose the school year, teachers and students were forced to adapt to the use of digital technologies. However, the newest study environment was not immediately well accepted, with regard to teaching and learning the discipline of Chemistry, it becomes even more challenging, as it has contents that are difficult to understand. In this context, this research aims to investigate the challenges faced by professors and students in the teaching and learning process of the discipline of Chemistry in the EJA classes (youth and adult education) at the Escola Estadual de Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos in the city de Cuité-Pb, in remote classes so that the experiences lived by both parties can be understood. For this purpose, a qualitative and exploratory research was carried out. Data from this research were collected through two questionnaires, one aimed at 1 professor and the other at 126 students, with 25 participants. From the data obtained, it is noted that the students experienced numerous difficulties with the experience of classes in remote mode. The teachers' lack of practice regarding the use of ICTs in the classroom, favored that the teaching and learning development of these students did not occur as expected. Despite the challenges faced, remote teaching made teachers and students reflect on new ways of teaching, leading them to experience new possibilities and experiences.
???metadata.dc.description.resumen???: Debido a la pandemia provocada por el coronavirus (COVID-19), los responsables de la aislamiento social a nivel mundial, las clases presenciales se han vuelto remotas. A partir de entonces comenzó una carrera contrarreloj para que los alumnos no se perdieran la año escolar, docentes y alumnos se vieron obligados a adaptarse al uso de las tecnologías huellas dactilares Sin embargo, el entorno de estudio más nuevo no fue bien aceptado de inmediato, en términos de en lo que se refiere a la enseñanza y aprendizaje de la disciplina Química, se torna aún más desafiante, porque tiene un contenido que es difícil de entender. En este contexto, esta investigación tiene como objetivo investigar los desafíos que enfrentan los profesores y estudiantes en proceso de enseñanza y aprendizaje, de la disciplina Química de las clases de la EJA (educación de jóvenes y adultos) en la Escuela Estatal Ciudadana Plena Orlando Venâncio dos Santos de la ciudad de Cuité-PB, en clases a distancia para que puedan ser entendido las experiencias vividas por ambas partes. Para tal fin, fue Se realizó una investigación cualitativa y exploratoria. Los datos del presente investigación se recogieron a través de dos cuestionarios, uno para 1 profesor y el otro para otra a 126 alumnos, con la participación de 1 profesor de Química y 25 estudiantes. De los datos obtenidos, se observa que los estudiantes pasaron por numerosos Dificultades con la experiencia de clases en modalidad remota. La falta de práctica de los profesores. en cuanto al uso de las TIC en el aula, favoreció el desarrollo de la enseñanza y el aprendizaje de estos estudiantes no ocurrió como se esperaba. A pesar de de los desafíos enfrentados, la enseñanza a distancia hizo reflexionar a docentes y estudiantes sobre las nuevas formas de enseñar, llevándolos a experimentar nuevas posibilidades y experiencias.
Keywords: Ensino de química
Ensino remoto
Ensino de química - EJA
Ensino de química - EJA - pandemia
Chemistry teaching
Remote teaching
Chemistry teaching - EJA
Chemistry teaching - EJA - pandemic
Enseñanza de la química
Enseñanza a distancia
Enseñanza de la Química - EJA
Enseñanza de la química - EJA - pandemia
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ensino-Aprendizagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29061
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JÉSSSICA DAIANE FERNANDES DE SOUSA - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA CES 2023.pdfJéssica Daiane Fernandes de Sousa - TCC Licenciatura em Química CES 2023299.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.