Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29064
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Edinaura Almeida de.-
dc.contributor.advisor1IDARAUJO, E. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6839150263503872pt_BR
dc.contributor.referee1PEREIRA , Zildene Francisca.-
dc.contributor.referee2CAMPOS, Maria de Lourdes.-
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão do curso de pedagogia trata do ensino de história nas séries iniciais do ensino fundamental: didática e práticas de ensino para a construção do cidadão crítico. Teve como objetivo geral: compreender como as práticas pedagógicas de ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental podem contribuir para uma formação crítica dos alunos e tendo como objetivos específicos: valorizar a importância do ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental e o seu potencial transformador na vida dos alunos, ressignificar como a didática e as práticas de ensino podem contribuir para a construção do conhecimento dos educandos de forma significativa e reflexiva e discutir sobre a formação inicial dos professores para o ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia nos permitiu buscar os esclarecimentos sobre o tema, a partir de uma pesquisa de campo, caracterizada por ser explicativa, de abordagem qualitativa, a técnica usada na pesquisa, para a coleta de dados foi um questionário, organizado através de um roteiro previamente elaborado com 10 questões e sendo direcionada a professores do ensino fundamental anos iniciais de uma escola pública de Cajazeiras - PB. Para obter um embasamento teórico a pesquisa a pesquisa está fundamentada nas teorias de Fermiano e Santos (2014), Karnal (2004), Bezerra (2004), Cordeiro (2010), Smidchit e Cainnelli (2010), dentre outros autores que possibilitaram um olhar ampliado sobre a importância do ensino de História, o seu potencial transformador e a formação crítica dos indivíduos. A análise de dados nos permitiu tecer conhecimentos a partir dos relatos dos docentes, considerando a importância do ensino de história e as suas práticas de ensino. A partir desse trabalho é possível reconhecer o potencial do ensino de história, o anseio por sua valorização, a necessidade de práticas mais efetivas e significativas para a formação crítica dos educandos e a necessidades de formações continuadas para o ensino de História para o aprimoramento das aulas e a qualidade do ensino. Conclui-se, portanto, que o ensino de História é fundamental para o desenvolvimento crítico dos educandos e para a construção de uma educação que despertem a criticidade, a investigação, a reflexão, a imaginação e a criticidade dos educandos que o torne capaz de ser agente de sua própria história.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleO ensino de história nas séries iniciais do ensino fundamental: didática e práticas de ensino para a construção de um cidadão crítico.pt_BR
dc.date.issued2023-02-09-
dc.description.abstractThe present work of conclusion of the pedagogy course deals with the importance of the education of history in the initial series of basic education: didactics and practical of education for the construction of the critical citizen. It had as objective generality: to understand as practical the pedagogical ones of education of History in the initial years of basic education they can contribute for a critical formation of the specific pupils and having as objective: to identify to the importance of the education of History in the initial years of basic education and its transforming potential in the life of the pupils, to analyze as the didactics and the practical ones of education can contribute for the construction of the knowledge of the students of significant and reflective form and argue on the initial formation of the professors for the education of History in the initial years of basic education. The methodology in allowed them to search the clarifications on the subject, from a research of field, characterized for being explanatory, of qualitative boarding, the used technique in the research, for the collection of data was an interview semi structuralized, organized through a script previously elaborated with 10 questions and being directed the professors of basic education initial years of a public school of Cajazeiras-PB. To get a theoretical basement the research the research is based on the theories of Fermiano and Santos (2014), Karnal (2004), Bezerra (2004), Cordeiro (2010), Smidchit and Cainnelli (2010), amongst other authors who make possible a look extended on the importance of the education of History, its transforming potential and the formation criticizes of the individuals. The analysis of data in allowed them to weave knowledge from the stories of the professors, considering the importance of the education of practical history and its of education. From this work it is possible to recognize the potential of the history education, the yearning for its valuation, the necessity of practical more significant effective and for the critical formation of the students and the necessities of formations continued for the education of History for the improvement of the lessons and the quality of education. One concludes therefore that the education of History is basic for the critical development of the students and for the construction of an education that wake up the criticality, the inquiry, the reflection, the imagination and the criticality of the students that become it capable to be agent of its proper history.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29064-
dc.date.accessioned2023-03-14T14:10:05Z-
dc.date.available2023-03-14-
dc.date.available2023-03-14T14:10:05Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectPrática de ensino em históriapt_BR
dc.subjectHistória - séries iniciaispt_BR
dc.subjectHistória - ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectAlunos de históriapt_BR
dc.subjectFormação crítica do cidadãopt_BR
dc.subjectHistory teachingpt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subjectHistory teaching practicept_BR
dc.subjectHistory - early seriespt_BR
dc.subjectHistory - elementary schoolpt_BR
dc.subjectHistory studentspt_BR
dc.subjectCritical formation of the citizenpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorVIEIRA, Lilian Maisa Santos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeHistory teaching in the early grades of elementary school: didactics and teaching practices for building a critical citizen.pt_BR
dc.identifier.citationVIEIRA, Lilian Maisa Santos. O ensino de história nas séries iniciais do ensino fundamental: didática e práticas de ensino para a construção de um cidadão crítico. 2023. 57f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LILIAN MAISA SANTOS VIEIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdfLilian Maisa Santos Vieira. Monografia Pedagogia.CFP 2023.445.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.